Chegamos ao quarto eixo temático de redação, o que significa que o Enem está cada vez mais perto. Vamos, então, adentrar o universo desse eixo para também ficar cada vez mais perto do 1000?
GABARITO ENEM 2017: CONFIRA TODAS AS RESPOSTAS EM PRIMEIRA MÃO!
O eixo temático em que vamos mergulhar a partir de hoje é o de cultura e comportamento, que é bastante comum em vestibulares e que trata de temas bastante atuais e relevantes e, por isso, tem uma probabilidade enorme de ser abordado no Enem todos os anos.
Antes de tudo, porém, é importante desfazermos o mito de que um tema de redação está relacionado a somente um eixo temático, isso porque o Enem trabalha com quatro eixos que dialogam entre si – política, sociedade, cultura e ciência. Portanto, os temas de redação costumam estabelecer esse diálogo, abordando mais do que somente um eixo dentre os quatro possíveis. O tema de 2009, por exemplo, O indivíduo frente à ética nacional, atinge três dessas esferas, por poder assumir um cunho político, social e cultural. Vamos, a partir de hoje, ampliar nossa visão sobre os temas e enxergar as múltiplas possibilidades que eles podem nos oferecer, ok?
Quando falamos de cultura e comportamento muitas coisas passam pela nossa cabeça, não é verdade? Precisamos organizar nossas ideias. Primeiramente, é importante pensarmos um pouco sobre cada uma dessas palavrinhas, para, depois, relacionar tudo.
Entendemos como cultura, antropologicamente falando, o conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes e tradições que distinguem os grupos sociais. É necessário, porém, fazer algumas observações sobre essa definição. A primeira delas é que nós, costumeiramente, caímos na falácia de que algumas culturas são melhores do que outras, e de que certas camadas da sociedade são “sem cultura”, o que revela que o juízo de valor que fazemos sobre as culturas envolvem, no geral, a questão social. O que caracteriza uma boa cultura? Por que falamos que algumas pessoas são “sem cultura”? Será que isto não está associado ao conceito de classe social, em que os ricos detêm a boa cultura e os pobres a cultura ruim? Podemos pensar, também, no juízo de valor que fazemos quando comparamos as culturas de cada etnia? Será que a cultura indiana e a cultura americana são vistas da mesma maneira? É claro que não. A isso atribuímos o nome de etnocentrismo. Além disso, pode ser interessante, também, pensarmos um pouco sobre a relação entre cultura e globalização. Sabemos que, com ela, o mundo está cada vez menor. Não é demais pensarmos, então, numa cultura mundial, já que a impressão que se tem é que temos costumes cada vez mais padronizados. No entanto, não podemos abandonar o conceito primordial de cultura e, portanto, não podemos deixar de considerar que as sociedades, mesmo com a globalização, têm suas particularidades e características próprias. Isso parece um tanto contraditório, mas é esse tipo de reflexão que temos de fazer ao analisar o conceito de cultura. O seu “dever de casa” é pensar para além dessas problematizações, ok?
Onde entra, nisso tudo, o comportamento? Lembra-se da definição de cultura? Vamos te relembrar: “conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes e tradições que distinguem os grupos sociais.” A partir desse conceito, podemos concluir que o comportamento de uma sociedade pode definir sua cultura. Porém, ao mesmo tempo, a nossa cultura, a todo o momento, define o nosso comportamento. Esta, então, é uma via de mão dupla.
Como isso tudo que falamos pode vir numa proposta de redação do Enem? Você já sabe que uma redação dissertativa argumentativa gira em torno de um problema, uma questão ou um debate acerca de um determinado tema. Você também já sabe que o Enem costuma abordar temas atuais e relevantes para a sociedade. Devemos pensar, então, em temas relevantes e atuais que girem em torno de debates, e que abordem, também, a temática da cultura e do comportamento.
As duas problematizações que fizemos acerca do que é cultura e de como ela se dá no mundo globalizado são temas possíveis, já que cumprem todos aqueles pré-requisitos. Pode haver também, na redação, um debate sobre a cultura do consumo que o mundo inteiro cultiva: é o consumo que nos move e guia nossos comportamentos. Muitos assuntos dentro dessa temática são interessantes e podem vir a ser tema de redação: a alienação do trabalho, a cultura da informação e o fetichismo que a cerca, a massificação da sociedade através da uniformização do comportamento do homem contemporâneo, entre outros. É claro que, como refletimos anteriormente, as temáticas dialogam entre si e muitos desses temas de redação têm esse eixo temático apenas como um dos eixos possíveis de nos debruçarmos. O exercício que temos de fazer é olhar para o tema e considerar todas as possibilidades.
Para sairmos do campo da hipótese, vamos dar uma olhada em alguns temas já abordados pelo Enem que, pelo menos, tangenciam essa temática:
- 1998: Viver e aprender
- 1999: Cidadania e participação social
- 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?
- 2007: O desafio de conviver com a diferença
- 2009: O indivíduo frente à ética nacional
- 2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
- 2014: Publicidade Infantil em Questão no Brasil
Todos esses temas, de alguma forma, estão relacionados com cultura e comportamento da(s) sociedade(s), mas, bem, esses são os temas que já caíram no Enem. Que tal pensar nas possibilidades que teremos em 2015? Selecionamos alguns dos muitos temas que permeiam esse eixo temático, veja:
- A cultura do assédio no Brasil
- O “jeitinho brasileiro” em discussão
- Justiça com as próprias mãos: problema ou solução?
- Os efeitos de uma sociedade de padrões estéticos
Você encontra todos esses temas (e muitos outros) aqui no blog, com todos os textos de apoio e, além disso, uma redação nota 1000 pra cada um deles.
Não podemos esquecer, porém, que esse tema, além de poder estar presente na redação, pode cair nas questões objetivas do Enem. Vamos das uma olhada em algumas?
EXERCÍCIOS
1. (ENEM 2013)
O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação – essencialmente a internet e os meios de comunicação – porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto”.
Disponível em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012 (adaptado).
Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que
a) a internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.
b) a consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.
c) a revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.
d) os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.
e) os sistemas de comunicação são mecanismos importantes, de adesão e compartilhamento de valores sociais.
2. (ENEM 2014)
Opportunity é o nome de um veículo explorador que aterrissou em Marte com a missão de enviar informações à Terra. A charge apresenta uma crítica ao (à)
a) gasto exagerado com o envio de robôs a outros planetas.
b) exploração indiscriminada de outros planetas.
c) circulação digital excessiva a autorretratos.
d) vulgarização das descobertas espaciais.
e) mecanização das atividades humanas.
3. (ENEM 2013)
CAULOS. Disponível em: www.caulos.com. Acesso em 24 set. 2011.
O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a
a) a opressão das minorias sociais.
b) carência de recursos tecnológicos.
c) falta de liberdade de expressão.
d) defesa da qualificação profissional.
e) reação ao controle do pensamento coletivo.
GABARITO
1. E
2. C
3. E