Quer saber tudo sobre a inscrição Encceja? Com ela, você pode realizar o Exame Nacional pra Certificação de Competências de Jovens e Adultos e conseguir um certificado do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
Destinado a quem não terminou os estudos no período regular, o Encceja só exige uma idade mínima pra fazer o exame e nada mais! Fora isso, é só fazer a inscrição pro exame, estudar bastante e pegar o seu certificado!
O passo a passo da inscrição pro exame, que acontece anualmente e é gratuito, é bastante simples!
Veja, a seguir, como fazer sua inscrição Encceja e tire suas dúvidas sobre o exame.
Quem pode fazer o Encceja
Quem não terminou seus estudos dentro do prazo regular pode fazer o Encceja para obter o diploma do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
Em relação à idade, o exame funciona assim:
- 15 anos para a prova de nível Fundamental;
- 18 anos para a prova de nível Médio.
Se você estiver dentro dessas regrinhas, é hora de fazer a sua inscrição para o Encceja, que é gratuita e muito simples!
Passo a passo para se inscrever no Encceja
Você decidiu que vai correr atrás do seu diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio? Ótimo! Então, olha só o passo a passo para se inscrever no Encceja!
Primeiramente, você deve acessar o site do Inep, digitar CPF e data de nascimento, além de preencher o formulário online.
Como a prova é gratuita, não há necessidade de se preocupar com o pagamento de taxas. Basta apenas acompanhar o cronograma do Encceja e caprichar nos estudos para a prova!
O exame, que acontece sempre em dois turnos, avalia habilidades socioemocionais e habilidades dos candidatos de acordo com o certificado que cada um pretende obter.
Vale a pena entender melhor a estrutura da prova antes de fazer a sua inscrição. Aqui, no Descomplica, você acompanha edições anteriores do Encceja comentadas e com questões resolvidas!
Como funciona o Encceja?
Compostas por 30 questões, as provas de Ensino Fundamental e Médio do Encceja são de múltipla escolha, abordando conteúdos de:
- Ciências naturais (apenas Ensino Fundamental);
- Química, física e biologia (apenas Ensino Médio);
- Matemática;
- Língua Portuguesa;
- Inglês e espanhol;
- Artes;
- Educação física;
- História;
- Geografia;
- Filosofia;
- Sociologia.
Há, ainda, uma parte de redação, que precisa ser desenvolvida de acordo com o tema fornecido.
Por isso mesmo, o aluno deve se preparar e se dedicar aos estudos para, além de dominar o português, entender como diversos acontecimentos no Brasil e no mundo impactam na nossa vida.
Como acompanhar a inscrição para o Encceja
Feita a sua inscrição para o Encceja, é preciso saber de algumas coisas importantes. Olha só:
O Inep/MEC nunca envia o local da prova para seu celular ou no seu e-mail;
Local da prova, endereço da sala da prova, data e horário de sua prova só devem ser consultados na página do participante do Encceja;
O Inep só divulga o local da prova algumas semanas antes do dia de sua aplicação.
Como saber onde vou fazer a prova do Encceja?
Assim que realizar a sua inscrição Encceja, você não saberá de imediato qual o local de sua prova. O Inep/MEC nunca envia o local da prova pro seu celular ou e-mail.
Na verdade, o local da prova, endereço da sala da prova, data e horário de sua prova só podem ser consultados na página do participante do Encceja.
Além disso, o Inep só divulga o local da prova algumas semanas antes do dia de sua aplicação. Então, fique ligado ao site do INEP e às notícias sobre o exame pra saber pra onde deve se locomover e realizar o Encceja.
Quando sair a lista, com os locais da avaliação, você deve acessar o site, selecionar a opção “Página do visitante” e inserir seu CPF e senha.
Ao entrar na página, você encontrará a informação do local da prova, entre outros dados.
Como se preparar para o Encceja?
Você já fez sua inscrição Encceja e agora precisa saber como se preparar pra fazer uma boa avaliação?
A resposta é simples: com muito estudo. A gente sabe que o Encceja tem muito conteúdo, então é preciso uma boa gestão de tempo, disciplina e foco.
A gente separou algumas dicas que vão te ajudar no processo:
- crie um cronograma de estudos;
- enfatize as matérias que você tem mais dificuldade;
- estude e faça as provas anteriores do Encceja;
- faça fichamentos e resumos dos tópicos mais difíceis;
- pratique a redação com texto dissertativo-argumentativo.
Posso fazer o Encceja mais de uma vez?
A resposta é, sim! Se você já fez a avaliação e não conseguiu a pontuação mínima, tem a chance de fazer novamente pra obter a aprovação.
Isso quer dizer que você pode fazer as áreas em que foi reprovado pra conseguir seu certificado.
Quem tem direito a atendimento específico e especializado no Encceja?
Se você fez sua inscrição Encceja e precisa saber se tem direito a atendimento específico ou especializado, fique tranquilo. O exame conta com política de inclusão que garante atendimento a quem precisar.
No edital, você confere quem tem direito ao atendimento específico e especializado, mas podemos adiantar que grávidas, idosos, pessoas com baixa visão, deficiências e dislexia estão incluídos, é claro.
Além disso, se preferir, você pode usar o seu nome social na realização da prova.
Como recebo o meu certificado do Encceja?
Se você fez sua inscrição Encceja, realizou a prova e foi aprovado, parabéns por essa conquista! Você deve estar ansioso pra receber seu certificado, não é mesmo?
Nesse sentido, você precisará reunir os seguintes documentos:
- RG;
- CPF — cópia e original;
- seu boletim retirado da página da pontuação.
Depois, procure a instituição certificadora que você escolheu na inscrição Encceja.
Qual a diferença entre Enem e Encceja?
Tanto o Enem quanto o Encceja são avaliações do Ministério da Educação (MEC), mas que apresentam objetivos diferentes. A gente te explica!
O Encceja é realizado pra que pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na escola, possam se certificar. Já o Enem é feito pra pessoas com Ensino Médio que desejam ingressar em instituições de Ensino Superior.
Dessa forma, se você se certificar com o Encceja, pode se inscrever no Enem e tentar uma vaga em faculdades através de programas como o Sisu e Prouni.
Enquanto o Encceja é uma avaliação gratuita que acontece em um dia, o Enem tem taxa de inscrição e é dividido em dois dias de aplicação.
Por fim, se você vai prestar o Encceja e precisa pegar pesado nos estudos, conte com a Descomplica! Conheça nosso preparatório para o Encceja.