Blog Descomplica

Como definir o conceito de Polaridade?

Como definir o conceito de polaridade? Encontre a resposta aqui, com vídeo, resumo e exercícios para entender o assunto e gabaritar o vestibular!

Atualizado em

Compartilhe

Como definir o conceito de polaridade? Encontre a resposta aqui um resumo e exercícios pra entender o assunto e gabaritar o vestibular!

A polaridade de uma molécula está diretamente relacionada à forma na qual os elétrons são distribuídos ao redor dos átomos. Se houver uma distribuição simétrica, a molécula será apolar.

Porém, se a distribuição for assimétrica, e uma das partes da molécula possuir uma grande densidade eletrônica, então será uma molécula polar.

Restringindo-nos apenas a moléculas diatômicas (formadas por apenas dois átomos): quando pelo menos dois átomos se ligam, formando uma molécula, existe entre eles uma “disputa” pelos elétrons.

Portanto, quando um dos átomos é mais eletronegativo que o outro, ele conseguirá manter os elétrons mais próximos de si por mais tempo.

Dessa forma, podemos dizer que o lado da molécula que possui o átomo mais eletronegativo fica mais negativo (bolinha amarela), enquanto o lado do átomo menos eletronegativo fica mais positivo (bolinha verde). Temos então uma molécula polar.

Quando os dois átomos de nossa molécula têm a mesma eletronegatividade, ou seja, são do mesmo elemento, nenhum deles é capaz de garantir a presença dos elétrons por mais tempo que o outro.

Sendo assim, nenhum dos lados ficará mais positivo ou mais negativo e a molécula será apolar.

Moléculas que possuem dois átomos

O mesmo raciocínio está válido pra moléculas que contém mais de dois átomos. Um átomo mais eletronegativo irá atrair os elétrons das ligações, formando uma carga parcial negativa (δ-), enquanto automaticamente é formada uma carga parcial positiva (δ+) no átomo menos eletronegativo.

A resultante da soma dos vetores positivos e negativos é chamada de momento de dipolo e é representada por μ.

Pra exemplificar a representação dos vetores momento de dipolo com a molécula de água. O vetor possui a direção do elemento menos eletronegativo pro elemento mais eletronegativo.

Uma vez que esses vetores não se anulam, há a formação de um vetor momento de dipolo resultante, que identifica a presença de polaridade na molécula.

dipolo

Abaixo vemos exemplos de moléculas polares e apolares, e suas respetivas representações vetoriais, de acordo com cada geometria molecular.

Tipos de ligações

Dentro do conceito de polaridade existem dois tipos de ligações distintas, a ligação covalente e a ligação iônica.

Ligação covalente

Os tipos de ligações covalentes envolvem pólos que se associam à eletronegatividade. Nesse caso, quando uma ligação dessa forma se liga entre átomos dessa maneira, ela é chamada de apolar. Portanto, não acontece a formação de pólos.

Por exemplo: no caso de Br – Br

É possível ver nessa ligação que os átomos de Bromo são iguais. Portanto, como ambos possuem a mesma quantidade de eletronegatividade, o composto é considerado apolar.

Entretanto, se a ligação covalente estiver acontecendo com números de eletronegatividade distintos, a ligação vai ter pólos, portanto, se torna polar. Sendo assim, essa é a principal diferença entre cargas negativas que se acumulam ao redor de um elemento.

Ligação iônica

Já na ligação iônica, acontece uma transferência de elétrons que também é definida de acordo com os compostos iônicos. Portanto, como o próprio nome diz, é necessário carregar cargas negativas ou positivas.

Em resultado, a ligação sempre vai apresentar polos. Por definição é regra, as ligações iônicas sempre vão estar na categoria de ligação polar.

Escala eletronegativa

Na escala eletronegativa criada por Pauling, é possível usá-la pra facilitar o estudo e também o desenvolvimento de exercícios.

F O N Cl Br I S C P H

A eletronegatividade de cada elemento químico, pode ser calculada levando em consideração a imagem acima. Existe uma frase que ajuda a memorizar seus elementos, dessa maneira:

Fui Ontem No Clube, Briguei I SCorrendo Para o Hospital.

As letras em negrito representam os elementos da tabela periódica que possuem sua eletronegatividade em forma decrescente.

Portanto, quanto maior é a eletronegatividade de um elemento, maior fica a sua polaridade de ligação.

Geometria molecular

Levando em consideração os conceitos de polaridade, é necessário incluir nos estudos, algumas teorias da geometria molecular. Portanto, o arranjo espacial de cada molécula, deve ser estudado e entendido, na hora de resolver os exercícios.

Portanto, conhecer os conceitos que explicam o que é uma ligação dipolar, se torna fundamental. Quando se estuda a medida da polaridade sobre as ligações, os dados do dipolo são dados.

Entretanto, quando o momento é dipolar for zero, nesse caso, a molécula é considerada apolar. Mas se o valor estiver diferente de zero, a molécula é considerada polar.

Uma das melhores maneiras de avaliar esse diferencial é entender se a molécula é polar ou apolar, é observar os números eletrônicos que ficam ligados ao redor do átomo no centro.

Sendo assim, todos os números iguais que estiverem ligados a ele, estando diferentes da molécula central, faz dela uma molécula polar. Se for igual, a molécula será apolar.

Outra maneira de encontrar o conceito de polaridade de uma molécula é através das substâncias que estiverem sendo analisadas. Existe uma regra que leva em conta o semelhante que dissolve semelhante.

Em outras palavras, diz que uma substância é considerada polar, se ela conseguir dissolver outra e vice-versa.

Por exemplo, na química, sabe-se que a água é polar e o álcool se dissolve na água. Portanto, pode-se concluir que o álcool também é polar. Contudo, no caso da gasolina na água, ela não se dissolve, assim como o óleo. Portanto, ambos são apolares.

Exercícios

Questão 1 | UFRS

Uma substância sólida “X”, de alto ponto de fusão, é muito solúvel em um solvente “Z”. O solvente “Z” não é miscível com o CCl4. Uma conclusão lógica, com respeito a “X” e “Z”, é que são, respectivamente, uma substância _____ e um solvente _____.

  • a) Molecular – apolar
  • b) Iônica – apolar
  • c) Molecular – polar
  • d) Iônica – polar
  • e) Apolar – apolar

Questão 2 | FURG

Assinale a alternativa onde só aparecem moléculas apolares.

  • a) BCl3, H2Se, CO2e H2
  • b) NH3, CCl4, CH4e HCl
  • c) CCl4, BCl4, CO2e BeH2
  • d) H2, N2, H2S e O3
  • e) BCl3, BeCl2, CO2e H2O

Questão 3 | Mackenzie

São polares as seguintes moléculas:

  • a) HCl e CO2
  • b) O2 e HCCl3
  • c) H2O e NH3
  • d) CCl4 e H2SO4
  • e) CH4 e PH3

Questão 4 | Enem 2021

O ciclo do cobre é um experimento didático em que o cobre metálico é utilizado como reagente de partida. Após uma sequência de reações (I, II, III, IV e V), o cobre retorna ao seu estado inicial ao final do ciclo.

A reação de redução do cobre ocorre na etapa

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) IV.
  • e) V.

Questão 5 | Enem 2018

O grafeno é uma forma alotrópica do carbono constituído por uma folha planar (arranjo bidimensional) de átomos de carbono compactados e com a espessura de apenas um átomo. Sua estrutura é hexagonal, conforme a figura.

Nesse arranjo, os átomos de carbono possuem hibridação

  • a) sp de geometria linear.
  • b) sp2 de geometria trigonal planar.
  • c) sp3 alternados com carbonos com hibridação sp de geometria linear.
  • d) sp3d de geometria planar.
  • e) sp3d2 com geometria hexagonal planar.

Se ainda ficou com dúvidas, não se preocupe! Coloca aqui nos comentários que a gente tira pra você!

 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você