Blog Descomplica
pessoa aprenendo a calcular a nota do Encceja

Como calcular a nota do Encceja

Quer saber como é feito o cálculo da nota no Encceja? Confira nosso guia completo no blog do Descomplica e prepare-se para garantir sua certificação

Atualizado em

Compartilhe

O resultado do Encceja é muito esperado por todos os candidatos que fizeram a prova. Afinal de contas, esse exame pode ser o passaporte para melhores oportunidades na carreira e até para uma vaga na faculdade. Não dá pra vacilar nele, não!

Calcular a nota do Encceja é algo que grande parte dos estudantes deseja fazer logo depois de terminar o exame. Por isso, pra te ajudar, o Descomplica dá a letra de como é calculada a nota do Encceja. Dá uma olhada e comece a torcer pra tirar um notão!

O que é exatamente o Encceja?

No Brasil, muita gente não têm a oportunidade de concluir os níveis básicos de educação dentro do período considerado padrão.

Por diferentes motivos, tais pessoas acabam não conseguindo a certificação de conclusão de curso e, obviamente, isso pode trazer inúmeros empecilhos e dificuldades pra sua vida profissional e até mesmo de conseguir uma oportunidade de trabalho no mercado.

Afinal, como muitos sabem, a maior parte dos empregos exige o mínimo de formação, seja do ensino primário ou médio.

E aí pra atender a essa galera, existe o Encceja, o Exame Nacional pra Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Na prática, este exame serve como uma espécie de atalho pra quem precisa e quer ter a certificação em menor tempo possível, sempre tentando recuperar o período perdido ao longo da vida.

Só que até pouco pouco tempo, pra fazer isso, a pessoa tinha que recorrer a cursos de longa duração, os chamados EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Estudante fazendo "Joia" com as mãos, com seus amigos em uma escola

Como é calculada a nota do Encceja

Milhares de estudantes brasileiros esperam o resultado do Encceja depois de fazer a prova. Liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ele permite que muitas pessoas tenham acesso ao Ensino Fundamental ou Médio, abrindo portas para oportunidades no mercado de trabalho e até para a faculdade.

O processo de liberação dos resultados demora um pouquinho depois que a prova é feita. Entretanto, logo depois de sua realização, já são liberados alguns gabaritos para que o candidato tenha uma ideia do seu desempenho.

Pra você entender melhor como funciona o cálculo da nota do Encceja, elaboramos um pequeno roteiro que explica a teoria TRI e como os avaliados chegam à nota final. Olha só!

A metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI) atribui maior valor a questões mais difíceis e com menos acertos. Ela é aplicada também no Enem e seu objetivo é reconhecer os alunos que de fato estudaram em detrimento dos que foram apenas no chute.

Pode acontecer, por exemplo, de um candidato acertar determinado número de questões e tirar uma nota maior que um colega, que acertou a mesma quantidade. Isso porque vale considerar a questão que vale mais e as mais difíceis (que têm peso maior).

Para conquistar a certificação do Ensino Fundamental ou Médio com o Encceja, é preciso:

  • Atingir, no mínimo, 100 pontos em cada área do conhecimento, sendo 200 a nota máxima;
  • Tirar pelo menos 5 de 10 pontos na Redação.

Uma coisa legal do Encceja e que muitos estudantes podem usar é a declaração de proficiência. Por isso, se você foi bem em uma área de conhecimento e mal em outra, pode fazer no ano seguinte apenas as matérias com desempenho ruim. 

Passei no Encceja, e agora?

Quando as notas forem liberadas, você deve:

1.     Acessar a Página do Participante do Encceja

2.     Inserir seu CPF, senha cadastrada e a figura que aparece 

3.     Clicar na edição desejada do Encceja

Ao fazer isso, você acessa os resultados do exame e vê se pode obter o Certificado de Conclusão. 

Se depois de conferir suas notas você perceber que passou no exame, é hora de ir atrás do seu diploma!

Pra fazer isso, imprima seu boletim no site do Inep e vá até uma instituição certificadora que conste no edital da prova e seja próxima a você. Em geral, são Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação Tecnológica que emitem esse certificado ao estudante.

Com um certificado do Ensino Fundamental, é hora de buscar o Ensino Médio. Por outro lado, quem finalizou o Ensino Médio, já pode prestar o Enem e tentar uma vaga na faculdade!

Quem pode fazer o Encceja?

Como o próprio nome sugere, o exame do Encceja é aberto a todos os jovens e adultos, que por algum motivo, não tenham concluído seus ensinos no tempo padrão, mas que precisam de um certificado agora.

Sendo assim, caso queira um diploma de ensino fundamental, o candidato precisa ter, no mínimo, feito 15 anos de idade até o dia da prova. Pra aqueles que estão correndo atrás de um diploma de ensino médio, essa idade mínima sobe pra 18 anos.

Vale destacar ainda que a frequência escolar não é pré-requisito pra inscrição no Encceja.

Por fim, uma informação importante é que a participação é algo gratuito pra qualquer brasileiro que atenda às exigências do programa.

Como se inscrever no Encceja?

A participação no Exame Nacional pra Certificação de Competências de Jovens e Adultos é super simples, gratuita e intuitiva. 

Pra isso, é só acessar o site do Inep dentro do prazo estipulado e informado pelo governo, ter em mãos o CPF e preencher as informações solicitadas.

Em geral, os exames são realizados em outubro de todo ano e as inscrições se iniciam em agosto, o que pode ter mudanças inesperadas em casos de eventos extraordinários, como foi durante a atual pandemia.

Qual a diferença do Encceja para o Enem?

Só mais um ponto muito importante antes de mostrar como calcular a nota do Encceja, é fundamental esclarecer que ele se trata de um exame diferente do famoso Enem e, inclusive, ambos não se substituem.

Então, vamos lá! Na prática, o Enem é uma prova considerada como vestibular e tem como objetivo permitir o acesso de estudantes ao ensino superior em faculdades públicas e privadas. Assim, o programa é voltado pra pessoas que já concluíram o ensino médio.

Já o Encceja, apesar de também ser uma prova como o Enem, é destinada a pessoas que ainda não concluíram o ensino fundamental e médio. Assim, com a certificação do Encceja em mãos, o candidato poderá se inscrever também no Enem e tentar uma universidade.

Calendário Encceja 2023

  • Inscrições Encceja: 22/05 a 02/06
  • Data da prova do Encceja: 27/08
  • Gabarito: 11/09
  • Data do resultado: 22/12

Para te ajudar nessa, a Descomplica montou um curso totalmente grátis para você se preparar para o Encceja.

Inscreva-se agora no curso gratuito Chegou a Minha Vez e fique mais perto do seu diploma do ensino médio, mesmo que você não tenha o Ensino Fundamental.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você