Blog Descomplica
um notebook em cima de uma mesa e uma pessoa escrevendo um resumo sobre citologia em um caderno que está do lado do notebook

Veja o resumo sobre Citologia e fique por dentro do tema

Citologia é um assunto que certamente cai no Enem. Conhecer e entender o funcionamento das células é, portanto, essencial. Veja um resumo sobre o tema.

Atualizado em

Compartilhe

Um bom resumo sobre Citologia é a carta na manga que você precisa pra entender de uma vez por todas as células e seu funcionamento e, mais do que isso, detonar no dia do exame!

Muito presente no caderno de Ciências da Natureza, porém também explorado em questões contextualizadas e de atualidades, a Citologia é um assunto bastante importante da Biologia e, então, vale a pena dar uma dedicação especial a ela. 

Se liga no resumão de Citologia e veja como é fácil entender o funcionamento das células e sua estrutura!

O que é Citologia e como ela cai no Enem

O termo citologia vem da união entre os termos gregos kytos e logos que, juntos, significam “estudo da célula”. Uma das grandes divisões da Biologia, ela se comunica diretamente com a Genética, a Botânica e outras áreas.

Sua importância é tão grande para que exista vida na Terra que o assunto certamente cai na prova do Enem. Certeza. Não tem como fugir.

No Enem, este assunto é abordado no caderno de Ciências da Natureza, mas pode aparecer em outras partes do exame, então, vale fazer um resumo de Citologia e entender que tudo o que existe no mundo animal e vegetal é composto por células (você também, viu?).

De forma básica, podemos dividir todas as células em duas categorias: Procariontes e Eucariontes.

Olhando assim parece simples. Dois tipos de células. 

Acontece que essas células são muito especiais e, por isso, existem as vegetais e animais, com estruturas e características específicas. E é exatamente aí que entra nosso resumão!

Células procariontes

Estas são as mais simples, as primeiras a surgirem. Têm uma estrutura rudimentar e são representadas pelo Reino Monera, que é constituído pelas bactérias.

Elas contêm componentes soltos no Citoplasma, sem a presença de membrana que cria espaço para eles, mas, sim segmentos de DNA dispersos no interior da célula. Na prova, geralmente elas aparecem com o nome de plasmídios e cromossomos bacterianos.

Células eucariontes

As eucariontes já são mais top e refinadas. Elas têm células tem ribossomos porque podem apresentar uma parede celular composta de polipeptideoglicanos (ufa, que nome!) e são unicelulares, sendo que algumas podem se juntar, formando colônias.

De forma geral, as células eucariontes são muito mais complexas e tomam a maior parte da Citologia. Elas estão presentes em vegetais, fungos, protistas e animais.

Todas elas possuem material genético contido em núcleo, membrana nuclear, organelas, ribossomos 80 S e mitocôndrias. Entretanto, é preciso fazer uma

diferenciação entre células animais e vegetais. Isso porque as vegetais reúnem cloroplastos, vacúolo central e parede celular composta por celulose.

Já as células animais apresentam centríolos e lisossomos. Além disso, outra diferença entre ambas é que o carboidrato de reserva dos animais é glicogênio e, nos vegetais, é o amido.

Até aqui parece simples, né? Então se liga nos componentes das células pra entender a danadinha por inteiro!

Componentes da Célula Eucarionte

O citoplasma é o cara mais atarefado na estrutura das células eucariontes. O fluido citoplasmático é composto por água, proteínas, sais minerais e açúcares. 

Há, ainda, a porção da célula entre o núcleo e a membrana plasmática (formada por dupla camada de fosfolipídeos, organizados de forma que as cabeças polares fiquem tanto pro interior quanto pro exterior da célula, assim como o meio lipídico, que isola os compartimentos intra e extracelular). Ali é onde ocorre a maior parte das reações químicas do organismo! 

O Citoesqueleto realiza a manutenção da forma da célula, sendo responsável por:

  • Transporte intracelular
  • Emissão de pseudópodes

É na membrana plasmática que se encontra o glicocálix, estrutura de reconhecimento celular formada por açúcares e proteínas, além do colesterol (só nas células animais).

A membrana plasmática funciona por meio do mosaico fluido – todos os seus componentes ficam em livre movimento.

Já as organelas e estruturas funcionam como órgãos e cada um tem sua função dentro da célula. As principais são:

– Ribossomos: responsáveis por sintetizar as proteínas. São formados por RNA ribossomal e se dividem nos que serão utilizados para ações dentro da célula e nos que sintetizam proteínas para exportação;

– Retículo endoplasmáticos: existem dois: liso (faz síntese de lipídeos, colesterol e hormônios esteroides. No fígado, ele é fundamental no papel de detoxificação, destruindo ou modificando substâncias tóxicas como o álcool e também tem função de armazenamento, especialmente nos vegetais, já que vacúolos derivam desse retículo);

– Retículo rugoso: membrana repleta de ribossomos aderidos. Ela faz a síntese de proteínas exportadas ao meio extracelular e tem função de armazenamento, transformação, empacotamento e secreção de substâncias recebidas no retículo;

– Complexo de Golgi: formado por bolsas membranosas empilhadas e tem função de armazenamento, transformação, empacotamento, secreção de substâncias recebidas no retículo, principalmente para meio extracelular. Ele também sintetiza glicídios e forma lisossomos, que atuam em pH mais ácido que a célula e são responsáveis pela digestão intracelular de materiais que adentram a célula. Podem destruir as organelas desgastadas, reciclar, autofagiar ou fazer autólise, que é a destruição completa da célula;

– Mitocôndria: é a usina energética da célula e produz ATP por meio do processo de respiração celular. Tem DNA próprio, sempre com herança materna;

– Cloroplasto: tem origem similar à mitocôndria, presente em células vegetais, é repleta de clorofila e responsável pela fotossíntese; 

– Centríolos: responsáveis pela divisão celular animal, atuam na movimentação dos cromossomos, formam cílios e flagelos;

– Peroxissomos: metobolizam H2O2 (água oxigenada), porque dentro das organelas há catalase, enzima que quebra água oxigenada em água + O2.

Baixe o mapa mental sobre Citologia e esteja com o assunto na ponto da língua (da caneta) quando estiver fazendo a prova!

Confira sua nota no Gabairto Enem 2024!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você