Se o seu objetivo é cursar Engenharia Química ou quer saber mais detalhes da profissão, pode continuar a leitura que esse artigo foi feito para você! Nele te passaremos todas as informações necessárias para você ficar por dentro do mundo da Engenharia Química, como: suas principais áreas de atuação, perfil da profissão e como imergir-se nos estudos para conquistar a tão sonhada vaga.
Onde atua um profissional de Engenharia Química
O trabalho de um Engenheiro Químico está muito mais existente no nosso dia dia do que imaginamos. Porém ele é um curso que deixa muitas dúvidas na cabeça dos alunos que desejam seguir a carreira. As duas principais funções de um engenheiro químico são:
- Transformar matérias primas, por meios de processos químicos, em produtos úteis para o nosso o dia a dia. Exemplos: caneta, esmalte de unha, potes de plásticos, medicamentos e muito mais.
- Extração das matérias-primas, e sempre com todos os cuidados para causar menor impacto ambiental possível.
E se você for aquela pessoa que ama pesquisar, isso também é possível na carreira, tanto nos laboratórios privados ou em instituições públicas.
É importante saber que o curso só consta na modalidade Bacharelado, e caso seja do seu interesse em seguir com a carreira acadêmica em ensino básico ou superior, não é possível.
Porém, se o seu objetivo seja em dar aula para educação básica, será necessário ter o estudo sobre a prática pedagógica e também existe uma opção para quem tem o sonho de se tornar professor:
1- Pós graduação – Doutorado ou Mestrado
Investindo em uma pós graduação você poderá lecionar para estudantes de Engenharia
Química e cursos semelhantes.
Mercado de trabalho na área de Engenharia Química
O mercado de trabalho para os profissionais que exercem a profissão de Engenheiro Químico é bem variado. Conhecer as áreas pode te ajudar a ter um norte em relação as suas escolhas da área que deseja seguir. Alguma delas que estão nas indústrias são:
- Petroquímica
- Papel e Celulose
- Materiais de Construção
- Cosméticos e Perfumes
- Produtos de Limpeza e Higiene
- Cerâmica, Cimento e Vidro
- Têxtil
- Alimentícia e de Bebidas
- Farmacêutica
Por terem opções extensas, as áreas de operação nas indústrias proporciona que o profissional envolve-se em vários setores da indústria, aumentando o seu conhecimento em novas áreas.
O perfil de um profissional formado em Engenharia Química
Vimos que para tanta funções na carreira de um Engenheiro Químico são necessários algumas familiaridades, elas são:
- Tecnologia
- Experimentos
- Curiosidade
- Rapidez de Raciocínio
- Habilidade com cálculos
- Trabalhar sob pressão
- Controlar situações adversas
Além dessas características citadas acima é muito importante saber que, para seguir essa carreira ou qualquer outra que seja, é imprescindível que se identifique com o curso escolhido e se veja atuando na profissão.Fica a dica!
Notas de corte para Engenharia Química no Sisu
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema que viabiliza que estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscrevam para vagas em instituições públicas de todo o Brasil e algumas faculdades em Portugal.
Se o seu interesse é cursar Engenharia Química em uma universidade pública é preciso ficar atento às últimas notas de corte desse curso.Trouxemos para você uma média do último ano para você dar uma olhadinha:
- Nota de corte média em todo Brasil em 2019: 731.42 (49 cursos em todo Brasil);
- Maior nota de corte em todo Brasil em 2019: 818.54 (UNIFESSPA – Campus de Marabá – Unidade ||);
- Menor nota de corte em todo Brasil em 2019: 667.49 (IFSul – Campus Pelotas)
Lembrando que cada ano a norte de corte é alterado de acordo com o número de vagas e com número de candidatos que concorrem àquela vaga.
Como o Descomplica pode te ajudar a mandar bem nas áreas de conhecimento de Engenharia Química
Podemos observar ao longo das últimas edições do Enem que o curso de Engenharia Química consta com duas áreas de conhecimento que são: Ciências da Natureza e Matemática, então fique muito de olho nessas matérias que são cobradas.
Resolvemos trazer alguns tópicos que mais caem em matemática e ciências da natureza no Enem e como o Descomplica pode te ajudar nessa jornada rumo à aprovação. Venha dar uma conferida!
O que mais cai em exatas:
Matemática:
- Operações com frações
- Porcentagem
- Análise de gráficos
- Análise de tabelas
- Estatística básica
O que mais cai em ciências da natureza:
- Ecologia e ciências ambientais;
- Identidade dos seres vivos ;
- Moléculas, células e tecidos;
- Oscilações, ondas, óptica e radiação;
- Compostos de carbono ;
- O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis física
Se você leu o artigo até o final e está decidido a seguir na carreira de Engenharia Química, saiba que, aqui no Descomplica, nós temos um plano de estudos personalizado para quem deseja ingressar numa faculdade da área de exatas. Clique aqui e conheça um pouco da família Descomplica.
Lembrando que você também encontra conteúdos e dicas de conteúdo gratuitos em nosso canal no Youtube. Não perca tempo e venha conhecer os melhores professores do Brasil.
Vamos juntos rumo à aprovação nos vestibulares! ?