Blog Descomplica

Calorimetria (Parte 2)

Atualizado em

Compartilhe

Bom dia, galera, hoje daremos continuidade ao post anterior, onde falamos do calor sensível que é um calor que depende estritamente de uma variação de temperatura de um corpo.

Relembrando chegamos a conclusão que ΔQ= m.c.Δt

Continuando aquela estória do gelo tirado do lago congelado, bom ele estava sendo aquecido por causa da diferença de temperatura entre ele e o ambiente (interior da casa) isso porque ele quer entrar em equilíbrio térmico com o ambiente. Bom, então quando o gelo chegar na temperatura de zero graus Celsius o que ocorrerá? Ele estará com  uma temperatura crítica onde o seu estado físico será mudado, de sólido passará a líquido, agora lhe pergunto. Esse processo ocorre instantaneamente? O gelo em um milionésimo de segundo vira água? A resposta é não! Esse processo demora alguns minutos dependendo de cada caso até horas ou segundos, o fato é que não é instantâneo.

(…)

O meio ambiente esta cedendo calor pro gelo (água no estado sólido) para que o mesmo derreta?

(…)

Sim.

(…)

Olhe que curioso, enquanto todo o gelo ainda não estiver derretido, toda aquela água ao seu redor estará em equilíbrio térmico com a água que ainda não derreteu (gelo) ou seja a zero graus Celsius, então o corpo esta RECEBENDO calor do ambiente e sua temperatura não está mudando no tempo! Como irei usar a fórmula ΔQ= m.c.Δt , se o Δt  é zero? Significaria que o corpo não teria variação de calor, o que é mentira! Então para esses casos, quando o corpo está mudando de ESTADO FÍSICO, usaremos o conceito de calor latente que é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passe do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice versa. Durante a mudança de fase a temperatura da substância não varia, mas seu estado de agregação (força de coesão entre suas moléculas) se modifica. O calor latente pode assumir tanto valores positivos quanto negativos. Se for positivo quer dizer que a substância está recebendo calor, se negativo ela está cedendo calor.

Então a nossa nova variação de calor se dará pela fórmula ΔQ= m.L onde L é o calor latente da substancia, este valor é tabelado, mas é importante que saibamos o da água que é:

  • Lf – para calor latente de fusão = 80 cal/g
  • Lv – para calor latente de vaporização = 540 cal/g
  • Ls – para calor latente de solidificação = – 80 cal/g
  • Lc – para calor latente de condensação = -540 cal/g

Então é isso, no próximo post faremos alguns exercícios envolvendo os conceitos de calor sensível, e depois o de calor latente.

Até lá

Abraços!

Comentários

Calorimetria (Parte 1) | Desconversa Física
Calorimetria (Parte 1) | Desconversa Física
04/11/2011 às 14:39

[...] Transferência de calor (Parte 4) Calorimetria (Parte 2) [...]

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você