Blog Descomplica

Descubra o que é Business Intelligence!

Atualizado em

Compartilhe

Manter a competitividade de um negócio em plena era digital é uma missão um tanto desafiadora, que exige o apoio de profissionais qualificados pra antecipar tendências e extrair o máximo potencial das tecnologias e informações. Nesse cenário, os profissionais de Business Intelligence e Data Science são cada vez mais requisitados.

Sabe por que? Eles ajudam empresas de todos os segmentos e tamanhos a prever o futuro e decifrar, com base na análise de dados, qual caminho o negócio precisa trilhar pra corresponder às expectativas do mercado.

Neste artigo, então, vamos te ajudar a entender como funciona a profissão e porque vale a pena investir nessa carreira. Siga a leitura e confira!

O que é BI?

A sigla BI é uma abreviação do termo Business Intelligence, também conhecido como Inteligência de Negócios, e consiste no conjunto de metodologias que reúne técnicas, conceitos, processos e ferramentas a fim de transformar dados brutos em insights valiosos pra tomada de decisões nos ambientes corporativos.

Em outras palavras, serve pra garantir um melhor posicionamento do negócio no mercado. Pra tanto, o BI envolve a coleta, organização e análise de dados em tempo real, tudo isso reunido em um único ambiente, denominado Data Warehouse

O Business Intelligence é responsável por fornecer uma ampla visão de tudo que se passa com a empresa.

Podemos dizer que o BI está intimamente ligado à capacidade da empresa em ouvir o seus clientes, entender quais são os seus anseios e como suprir suas expectativas de modo satisfatório.

Assim como a implementação de qualquer novo sistema, estabelecer a cultura do BI na sua empresa é uma tarefa que também requer planejamento, formação da equipe e aquisição de ferramentas. Quanto maior o domínio dos gestores e envolvidos sobre o tema, mais efetivos terão os resultados.

Imagem de um homeme mexendo no celular para ilustrar artigo sobre business intelligence

Quais são as atividades que fazem parte do Business Intelligence?

A melhor maneira pra entender o Business Intelligence é conhecer as atividades que fazem parte dela. Isto é, conhecendo como a metodologia funciona na prática. Confira, então, as principais atribuições de BI no dia a dia das empresas a seguir.

Mineração de dados

Além de operar com um imenso volume, os bancos de dados são desorganizados demais pra uma pessoa entender. Isso significa que nem tudo o que está ali é útil. Por isso se faz mineração de dados.

Preparação de dados

Nessa etapa, reúnem-se os dados de várias fontes, pra que sejam organizados e padronizados, e, por fim, analisados pra gerar informações relevantes.

Geração de relatórios

Essa é a etapa em que os profissionais se encarregam de tirar conclusões e ajudar no processo de tomada de decisões. Assim, vale lembrar que, bons relatórios são a base pra escolhas ainda mais certeiras.

Análise estatística

Indicadores estatísticos permitem um diagnóstico rápido. Não apenas nos resultados, mas também da rotina de toda a empresa, já que são aplicáveis de uma forma global (desde que se tenha informações pra isso).

Benchmarking e métricas de desempenho

Saber tudo o que está acontecendo na empresa o tempo todo é difícil, ainda mais acompanhar o desempenho. Pois bem, essa é outra faceta do BI — você também avalia o que está acontecendo na concorrência.

Análise descritiva

Por meio dessa análise de dados do passado, são criados cenários futuros. Assim, é possível evitar situações negativas e aproveitar boas oportunidades. Enfim, ajustar a estratégia empresarial.

Visualização de dados

A forma mais visual de se analisar dados são os gráficos, não é mesmo? Com o BI, os profissionais transformam imensas planilhas de dados em uma única imagem.

Análise visual

Apesar de não parecer, a análise visual é diferente da visualização de dados. Afinal, a segunda serve pra divulgar as informações, enquanto a primeira pra desenvolver um raciocínio estratégico.

Por que o Business Intelligence é importante?

A implementação do BI tem uma grande relevância pro crescimento de qualquer negócio, independentemente do seu ramo de atuação. 

Afinal, mais do que conhecer o seu histórico de resultados, é possível identificar gargalos e falhas, bem como encontrar as soluções ideais de maneira mais rápida.

Quando o tema é Business Intelligence, estamos falando de uma gestão inteligente de informações, que vai refletir positivamente em inúmeros outros aspectos da empresa. Tais como:

  • otimização da produtividade;
  • redução de custos;
  • agilidade dos processos;
  • obtenção de insights sobre tendências futuras;
  • tomada de decisões eficientes;
  • identificação de novas oportunidades.

Com uma análise mais precisa de dados, o gestor consegue, por exemplo, avaliar melhor a satisfação dos clientes. Isso contribui pra estabelecer um contato mais próximo, personalizado e, acima de tudo, alinhado com as expectativas desse consumidor.

Uma gestão inteligente do negócio também trará um ótimo custo benefício pra sua relação com os fornecedores. Assim, entender se as condições negociadas, de fato, são vantajosas ou se é a hora de expandir a sua lista de parceiros é a grande sacada. 

Bom, o BI é um dos pilares pra tornar a sua empresa competitiva no atual mundo dos negócios.

Nesse cenário, ainda é importante destacar os benefícios do Business Intelligence pro ambiente interno da organização, ou seja, pra gestão de pessoas. 

Ao implementar a metodologia, os colaboradores passam a ter um melhor entendimento sobre os objetivos e metas traçados e o real valor da sua atuação pra que esses resultados sejam atingidos com excelência.

O mundo corporativo está muito competitivo. Assim sendo, o Business Intelligence torna-se uma peça importante pra gerar negócios mais eficientes. Por causa dele são tomadas decisões melhores e se implementam processos mais ágeis.

Nesse sentido, quem souber entregar esse diferencial sairá na frente na busca por emprego. É um investimento que traz um bom retorno pro ponto de vista estratégico da organização, como também pro desempenho individual do colaborador.

Como o BI funciona na prática? 

Na prática, o funcionamento do BI começa com a captação de dados internos e externos. Então, essas informações são gravadas em um banco de dados estruturado pro seu negócio, que utilizará um sistema de armazenamento em nuvem.

Na sequência, tem-se a fase de análises, na qual é realizado um diagnóstico da vida pregressa da empresa. Seu objetivo consiste na identificação de falhas e dos obstáculos que impedem o melhor desempenho do negócio. 

Nesse processo, o mais importante é definir o contexto do mercado e a expectativa de resultado em relação às estratégias que serão implementadas. Vejamos alguns cases de sucesso. 

Coca-Cola Bottling Company

A empresa resolveu investir no Business Intelligence, pois seus processos de geração de relatórios eram manuais e limitavam a tomada de decisões de vendas e demais operações. Tudo isso porque as equipes não tinham acesso aos dados em tempo real.

Ao colocar em funcionamento a sua plataforma de BI, ou seja, ao automatizar os relatórios, a empresa conseguiu reduzir um total de 260 horas de trabalho por ano. Esforços que puderam ser direcionados pra funções mais relevantes ao desenvolvimento do negócio.

A automação dos relatórios e demais integração de dados geradas por esse sistema permitiram que as equipes tivessem mais acesso a informações oportunas e acionáveis sobre a gestão de relacionamento com o cliente. O que resultou em um ganho considerável de vantagem competitiva.

Com esse novo modelo, não só o departamento de TI, mas todos os usuários corporativos puderam aprimorar a execução das suas atividades e aproveitar o tempo economizado com as tarefas manuais pra se dedicarem a outras atividades.

Fiat

Um case de sucesso da Fiat com a implementação de ferramentas de Business Intelligence ocorreu em 2011, na ocasião do lançamento da nova versão do Fiat Uno. 

A empresa tinha como objetivo encontrar características que fossem mais a cara do seu público pra incorporar no carro.

Dessa forma, eles apostaram na metodologia pra extrair as informações desejadas e conseguir alinhar com as expectativas e demandas desses consumidores. 

Então, um grande volume de dados foi coletado sobre o comportamento de seus seguidores nas redes sociais. E, após analisados, a equipe de BI da Fiat traçou as melhores estratégias pro lançamento. Resultado: o modelo foi um sucesso de vendas no ano de 2011.

Santander

A relação do banco Santander com os recursos de Business Intelligence iniciou-se com o objetivo de prospectar novos clientes empresariais pra ampliar a sua base de correntistas. 

Pra tanto, utilizou-se o cruzamento de dados da sua carteira com fontes externas, de maneira que fosse possível mapear potenciais clientes.

O público-alvo dessas buscas eram predominantemente empresas de médio porte, com elevado potencial de varejo. 

Com informações precisas em mãos, o Santander conseguiu elaborar um planejamento estratégico mais assertivo e obteve como resultado a aquisição de mais de 2000 novos correntistas no período de um ano.

Imagem para ilustrar artigo sobre business intelligence

Quais são as principais ferramentas utilizadas no BI?

Antes de colocar em prática o BI na sua empresa, é importante estar ciente que existe um amplo leque de ferramentas disponíveis no mercado e é preciso encontrar aquelas que melhor atendam as necessidades do seu negócio. 

Basicamente, a análise de dados aplicada no Business Intelligence tem início com o uso de um software pra compilar e organizar dados. 

A partir daí, outros sistemas serão essenciais pra aplicar as metodologias analíticas que geram insights. Pensando nisso, abordaremos, a seguir, alguns dos principais recursos pro desenvolvimento deste trabalho.

Power BI

É a solução desenvolvida pela Microsoft que disponibiliza visualizações informativas e gráficas sobre o negócio. Seu objetivo é, basicamente, conectar as fontes de informações e permitir que os usuários criem seus relatórios mesmo sem conhecimentos muito técnicos ou o apoio de uma equipe de TI.

O Power BI, ajuda a obter insights mais aprofundados, de forma fácil e ágil, tendo em vista que funciona a partir de uma plataforma unificada. No entanto, o seu desempenho não é tão satisfatório pra quem precisa trabalhar com volumes muito grandes de dados.

Google Data Studio

A solução Data Studio funciona como uma plataforma dedicada a análise de dados e criação de relatórios. É uma integração nativa do Google Workspace. Por isso, ele vai interagir muito bem com outras ferramentas do Google. Por exemplo, o Studio pode captar dados do Docs, Analytics, Sheets etc.

Por ser um recurso totalmente baseado na nuvem, ele também é bastante interessante pra viabilizar o trabalho colaborativo e atualização de dados em tempo real. 

O único obstáculo do Google Data Studio é a sua limitação de formatos. Pra baixar e compartilhar arquivos, utiliza-se apenas o formato PDF. 

Além disso, a variedade de gráficos também é baixa. Mas, ainda assim é um item muito interessante pro trabalho de Business Intelligence.

Tableau

Uma ferramenta de fácil operação e desenvolvida pra dar autonomia ao time de marketing, temos! O Tableau é extremamente dinâmico e ao mesmo tempo traz um amplo detalhamento na análise de dados.

Seu funcionamento é baseado na intuitividade e proporciona importantes integrações pro processo de captação de dados, como Excel, Oracle, MySQL, Salesforce e Analytics. Ainda, há um controle rígido sobre os acessos e permissões. 

Embora seja gratuito pro uso pessoal, o Tableau tem um custo elevado, por isso é importante avaliar bem a viabilidade de se adotar essa ferramenta, sobretudo nos negócios de menor porte.

QlikView

Considerada uma das maiores desenvolvedoras de ferramentas de Business Intelligence do mercado, a QlikView é uma plataforma de alto desempenho pros times de marketing. 

Graças ao seu mecanismo de “exploração associativa” a descoberta de dados é realizada sem a necessidade de ferramentas de consulta.

Nela, usuários podem carregar arquivos em diversos formatos, criar interfaces personalizadas, visualizar gráficos, tudo isso com um sistema de segurança rígido e capacidade de integração com várias fontes de dados.

SAS Business Intelligence

Pra empresas que buscam soluções em análise preditiva, a SAS é uma alternativa que vale a pena conhecer. O foco da ferramenta é facilitar a criação de dados e a visualização de dados avançados. Dentre as suas funcionalidades, merecem destaque:

  • a capacidade de captar insights a partir de textos;
  • a responsividade;
  • a integração com outras ferramentas;
  • relatórios interativos.

Oracle BI

O Oracle BI é o recurso desenvolvido na medida certa pra empresas que operam com uma grande quantidade de dados. 

Ou seja, é uma ferramenta mais robusta, uma das principais do mercado. Como você já deve imaginar, o Oracle BI é integrado aos dados da Oracle.

Nesse sentido, outro diferencial que não pode deixar de ser mencionado é a sua funcionalidade de programação de alertas em relação a comportamento de dados

Trata-se de uma ferramenta proativa na coleta de insights, e com certeza pode levar a sua empresa ao próximo patamar.

Sisense

Quando o assunto é tecnologia, é sempre bom contar com ferramentas que podem ser exploradas mesmo sem o auxílio de um especialista. Pode acreditar, em algum momento elas serão úteis pra tomar uma decisão ou agir imediatamente.

Então, é interessante conhecer o Sisense — um recurso totalmente friendly que permite o gerenciamento de dados volumosos e complexos, sem maiores complicações. E, sabe o que é mais legal? Ele incentiva ações colaborativas. 

Além disso, qualquer profissional da organização pode manusear, analisar e visualizar os dados de negócios.

Looker

Uma plataforma com uma linguagem própria de programação baseada na web. A Looker é uma ferramenta de BI flexível e poderosa, utilizada pra consultas de dados em SQL. Assim como outras soluções mais complexas, a Looker exige o apoio de uma equipe de TI ou de dados pra usufruir dos seus recursos completos.

O funcionamento na nuvem é mais um ponto forte dessa tecnologia, permitindo que os engenheiros de dados não só modelem e forneçam cálculos pra outros aplicativos, como também construam aplicativos analíticos do zero. É um recurso bastante avançado.

Quem é o profissional que trabalha com BI?

Basicamente, o profissional de Business Intelligence é aquela pessoa que tem a responsabilidade de analisar, planejar e executar as estratégias corporativas baseadas nos dados coletados. 

As informações surgem a partir dos mais variados pontos de contato com a empresa — redes sociais, plataformas de atendimento, site corporativo, interações com fornecedores, entre outros.

Os resultados que cada organização pode obter com o Business Intelligence dependem muito da qualidade das informações que chegam até os gestores e equipes. 

Por isso, o que se espera de um bom profissional na área é o olhar analítico e preciso pra identificar padrões bem alinhados com a realidade, bem como apontar o cenários e soluções ideais.

Outro ponto relevante pra obter sucesso na carreira é o domínio de conhecimentos sobre programação — estatística e visibilidade de dados, sobretudo qualificação pra implementar melhorias no código das ferramentas de BI. São características de extrema importância pros profissionais desse segmento. 

Resumindo, independentemente da especificação do cargo, o trabalho deste profissional estará sempre relacionado a atividades como:

  • organização e manutenção de dados;
  • análise de mercado;
  • pesquisa da concorrência;
  • criação de análises predicativas;
  • identificação de oportunidades.

Acompanhe, a seguir, as principais vagas que serão encontradas nesta área.

Analista de Business Intelligence

Profissional que se encarrega do levantamento e análise de dados, além da geração dos respectivos diagnósticos. Isto é, ele será responsável por modelar dados e estabelecer comunicação entre os processos de TI com os demais setores da empresa. 

O analista também cuida de tarefas como a manutenção das ferramentas de BI e sugestão de soluções mais modernas. É alguém que deve estar por dentro das tendências e inovações do seu mercado.

Programador de Business Intelligence

O programador de Business Intelligence é o indivíduo que se encarrega do bom funcionamento dos softwares e sistemas de BI. Assim, sua atuação está relacionada a programação de códigos, garantindo que os objetivos da empresa com a tecnologia sejam alcançados. 

Podemos dizer que esse profissional deve garantir uma estrutura personalizada e eficiente pra que os demais talentos da área de Business Intelligence possam atuar.

Coordenador de Business Intelligence

É uma carreira que está voltada pras lideranças da metodologia BI na empresa. Isto é, aquele profissional que vai conduzir todo o trabalho de Business Intelligence — estabelecer metas, traçar planejamentos, escolher estratégias, analisar resultados e construir relatórios. 

Como regra, é esse profissional que estará na frente dos diálogos com as demais lideranças da organização, transmitindo as impressões e insights da sua equipe. 

É também a pessoa que dá aprovação final de qualquer projeto desenvolvido pelo seu setor, seja de infraestrutura, aplicação de estratégias, aquisição de ferramentas. 

Enfim, o coordenador de Business Intelligence é uma peça-chave pra que a empresa consiga atuar de maneira bem-sucedida. As responsabilidades do cargo são grandes, mas os salários também são maiores.

Consultor de business Intelligence

Como consultor de Business Intelligence você vai trabalhar prestando serviços autônomos pras empresas. Ou seja, elas serão a sua base de clientes. 

Pra tanto, além de uma boa bagagem de conhecimento na área, é fundamental que o profissional desenvolva bem a seu networking. É preciso tornar os seus serviços conhecidos, ser uma referência no seu segmento.

Normalmente, o trabalho do consultor também depende da formação de um time especializado pra atender as necessidades dos seus clientes. Portanto, a habilidade na gestão de pessoas também será um aspecto decisivo pra obter sucesso.

O que é preciso estudar?

À medida que a transformação digital se torna mais presente na rotina corporativa, a demanda por profissionais especializados nessa área aumenta. Saiba que o Business Intelligence está inserido nesse contexto. 

Logo, se você deseja conquistar espaço e melhores remunerações nesse mercado, é hora de investir nos seus estudos. E a Pós Descomplica está aí pra preparar você pra este mercado repleto de oportunidades.

Atualmente, os dados são um dos bens mais valiosos de uma empresa. A proposta do curso é capacitar esses profissionais pra verificação de dados e números e, consequentemente, a tomada de decisões assertivas.

Ao todo, são 390 horas de aulas, onde você vai aprender não somente a mapear os dados e a analisá-los, como também entender mais sobre as organizações e o ambiente corporativo. A proposta é deixar os alunos por dentro de tudo sobre: 

  • algoritmos; 
  • análise preditiva;
  • pesquisa de mercado;
  • cenários econômicos;
  • gestão de processos.

Com o Business Intelligence, a vantagem pra decidir fica clara. Com isso, as chances de sucesso no negócio em qualquer operação são muito maiores. Não é à toa que a metodologia está se tornando uma parte importante dos planos de negócio.

 Estudar BI é uma fonte de oportunidades pra alavancar resultados. Show, né? Agora que você já sabe a importância do BI e por que vale a pena se qualificar, corre pro Descomplica e veja como a MBA em Business Intelligence pode te ajudar!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você