Hoje tem aula de Biologia! 😀
Quer ficar por dentro de tudo sobre Relações Ecológicas e Dinâmicas de Populações para arrasar na sua prova de Biologia do vestibular? Então acesse os materiais de apoio da aula ao vivo sobre o tema e não perca os horários das aulas! Explicamos tudinho para você aqui embaixo! 🙂
Biologia:Relações Ecológicas e Dinâmicas de Populações
Turma da Manhã: 09:00 às 10:00, com o professor Bandeira.
Turma de Noite: 18:00 às 19:00, com o professor Rubens Oda.
Faça download dos materiais! É só clicar abaixo! 🙂
Material de Aula ao Vivo
Relações Alimentares
Cadeia alimentarou cadeia trófica é a sequência linear de seres vivos pela qual flui a energia originalmente captada pelos seres autotróficos. Dentro da cadeia alimentar ocorre a transferência de energia e nutrientes que segue os seguintes níveis tróficos: produtores, consumidores e decompositores.
Os produtores são seres autotróficos, em geral fotossintetizantes, que captam energia luminosa ou química (no caso dos seres quimiossintetizantes) usando-a para a síntese de matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas. Os consumidores, seres heterotróficos, e no caso os consumidores primários, utilizam a energia armazenada nas moléculas orgânicas produzidas pelos produtores. Os consumidores secundários aproveitam a energia dos consumidores primários e assim sucessivamente. Os decompositores, organismos heterotróficos, degradam a matéria orgânica em matéria inorgânica para obter nutrientes e energia. A decomposição é fundamental para a reciclagem química do ecossistema e é realizada por bactérias e fungos. Matéria é cíclica – ciclo da matéria.
Energia é acíclica, unidirecional e decrescente – fluxo de energia.
Teia alimentar ou teia trófica é a integração de diversas cadeias alimentares em um mesmo ecossistema.
Dinâmica de Populações
População é um conjunto de indivíduos da mesma espécie que convivem em uma determinada região geográfica.
Populações surgem e crescem podendo se estabilizar junto as condições ambientais da região. Porém, algumas populações não conseguem se estabilizar e assim, declinam podendo chegar a extinção.
Densidade populacional é a relação entre o número de indivíduos pela área ou volume ocupado por uma população.
O estudo das populações leva em consideração:
Taxa de Natalidade (a quantidade de indivíduos que nascem em um certo período de tempo); X Taxa de Mortalidade (quantidade de indivíduos que morrem em certo tempo)
Taxa de Imigração (a quantidade de novos indivíduos que chegaram de outra localidade em um dado tempo) X Taxa de Emigração (quantidade de indivíduos que deixam a sua área original em direção a outras localidades)
Competição, Predatismo e Parasitismo interferem nas taxas observadas.
TC (Taxa de Crescimento) = (TN + TI) −(TM + TE)
Assim, é possível relacionar:
Potencial Biótico X Resistência Ambiental
Suporte da População X Crescimento Real
Exercícios:
1. (VUNESP) Considere as três cadeias alimentares a seguir.
I. vegetação → insetos → anfíbios v cobras → fungos.
II. vegetação → coelho → gavião.
III. fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão.
A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará
a) apenas na cadeia I.
b) apenas nas cadeias I e III.
c) apenas na cadeia II.
d) apenas nas cadeias I e II.
e) nas cadeias I, II e III.
2. (UFPB 2011) A estrutura das populações não é estática e mudanças bióticas e abióticas podem levar a um aumento ou diminuição dos componentes dessas populações ao longo do tempo. A análise dessas variações pode ser observada pelo estudo da dinâmica das populações, como mostra o gráfico abaixo.
Analisando gráfico a partir da literatura sobre o tema abordado, é correto afirmar que a população a) cresce independente da competição entre os indivíduos. b) não apresenta, no ponto B, os efeitos da idade dos indivíduos. c) cresce pouco até o ponto A, devido à elevada idade dos indivíduos. d) não sofre os efeitos da mortalidade dos seus representantes. e) tende, ao longo do tempo, ao equilíbrio, devido à capacidade de suporte do ambiente.
Gabarito
1. C
2. E