Biologia: Origem da Vida e Conceitos Básicos de EvoluçãoTurma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Alexandre Bandeira
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Rubens Oda
Faça download do material, é só clicar aqui embaixo :) Material de Aula ao VivoLista de ExercíciosPara te ajudar a estudar melhor os diversos conceitos que precisa saber para mandar bem no Enem, baixe aqui a nossa Folha de Conceito.
MATERIAL DE AULA AO VIVO
1. (Fatec) Oparin acreditou que a vida na Terra poderia ter surgido a partir de substâncias orgânicas formadas por combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, presentes na atmosfera primitiva de nosso planeta. Depois teriam ocorrido a síntese proteica nos mares, a formação de coacervados e o surgimento das primeiras células. Levando-se em conta os processos de formação e as maneiras de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra é a de organismos: a) heterótrofos anaeróbicos -> autótrofos -> heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos -> heterótrofos aeróbicos -> autótrofos. c) heterótrofos aeróbicos -> autótrofos -> heterótrofos anaeróbicos. d) autótrofos -> heterótrofos anaeróbicos -> heterótrofos aeróbicos. e) autótrofos -> heterótrofos aeróbicos -> heterótrofos anaeróbicos. 2. (URCA) A convergência adaptativa é uma evidência de que o meio seleciona as formas mais aptas de seres a ocuparem um determinado habitat. Ao longo do tempo, grupos de seres vivos podem assumir formas bastante diferentes dos seus parentes de grupos próximos geneticamente. Como exemplo de convergência adaptativa, podemos citar a forma de: a) Golfinhos semelhantes a tubarões. b) Borboletas semelhantes a pássaros. c) Rêmoras semelhantes a peixes. d) Pata de cavalo igual embriologicamente a das baleias. e) Homens semelhantes aos macacos antropomorfos. Gabarito 1. A 2. ALISTA DE EXERCÍCIOS
1. (UNICENTRO) Órgãos vestigiais identificados em muitas espécies animais constituem dados que subsidiam estudos da evolução porque: a) Atuam nas novas gerações com funções diferentes. b) Fortalecem a hipótese de que o uso e o desuso de um órgão aumentam ou diminuem, respectivamente, o seu tamanho. c) Podem ser indicadores de ancestralidade comum entre espécies. d) Permitem o estabelecimento de comparações entre as teorias de Darwin e de Lamarck. e) Possibilitam o estabelecimento de relações idênticas entre as funções em organismos diferentes. 2. (Uel) Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso Planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que: a) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos. b) Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra. c) Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência. d) A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra. e) A vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial. 3. (CEFET-SP) A filogenia de alguns animais é baseada nas diferenças entre as sequências dos aminoácidos na molécula da proteína citocromo C. O citocromo C é uma proteína presente em todos os seres vivos que fazem respiração aeróbica, sendo constituída por 104 aminoácidos encadeados. O percentual de cada tipo de aminoácido presente nessa proteína varia nas diferentes espécies de organismos e está relacionada com a proximidade evolutiva entre as espécies. Essa filogenia é coerente com a que foi obtida através do estudo dos fósseis. Pela análise da filogenia são feitas quatro afirmativas.
PRINTS DA AULA - BANDEIRA





PRINTS DA AULA - ODA




