Separe lápis, papel e borracha porque os professores Alexandre Bandeira e Rubens Oda irão te ensinar tudo sobre a Origem da Vida e Conceitos Básicos de Evolução nessa segunda-feira maravilhosa! o/
Não se esqueça de conferir os horários das aulas aqui embaixo e baixar o material 😀
Biologia: Origem da Vida e Conceitos Básicos de Evolução
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Alexandre Bandeira
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Rubens Oda
Faça download do material, é só clicar aqui embaixo 🙂
Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios
Para te ajudar a estudar melhor os diversos conceitos que precisa saber para mandar bem no Enem, baixe aqui a nossa Folha de Conceito.
MATERIAL DE AULA AO VIVO
1. (Fatec) Oparin acreditou que a vida na Terra poderia ter surgido a partir de substâncias orgânicas formadas por combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, presentes na atmosfera primitiva de nosso planeta. Depois teriam ocorrido a síntese proteica nos mares, a formação de coacervados e o surgimento das primeiras células. Levando-se em conta os processos de formação e as maneiras de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra é a de organismos:
a) heterótrofos anaeróbicos -> autótrofos -> heterótrofos aeróbicos.
b) heterótrofos anaeróbicos -> heterótrofos aeróbicos -> autótrofos.
c) heterótrofos aeróbicos -> autótrofos -> heterótrofos anaeróbicos.
d) autótrofos -> heterótrofos anaeróbicos -> heterótrofos aeróbicos.
e) autótrofos -> heterótrofos aeróbicos -> heterótrofos anaeróbicos.
2. (URCA) A convergência adaptativa é uma evidência de que o meio seleciona as formas mais aptas de seres a ocuparem um determinado habitat. Ao longo do tempo, grupos de seres vivos podem assumir formas bastante diferentes dos seus parentes de grupos próximos geneticamente. Como exemplo de convergência adaptativa, podemos citar a forma de:
a) Golfinhos semelhantes a tubarões.
b) Borboletas semelhantes a pássaros.
c) Rêmoras semelhantes a peixes.
d) Pata de cavalo igual embriologicamente a das baleias.
e) Homens semelhantes aos macacos antropomorfos.
Gabarito
1. A
2. A
LISTA DE EXERCÍCIOS
1. (UNICENTRO) Órgãos vestigiais identificados em muitas espécies animais constituem dados que subsidiam estudos da evolução porque:
a) Atuam nas novas gerações com funções diferentes.
b) Fortalecem a hipótese de que o uso e o desuso de um órgão aumentam ou diminuem, respectivamente, o seu tamanho.
c) Podem ser indicadores de ancestralidade comum entre espécies.
d) Permitem o estabelecimento de comparações entre as teorias de Darwin e de Lamarck.
e) Possibilitam o estabelecimento de relações idênticas entre as funções em organismos diferentes.
2. (Uel) Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso Planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:
a) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.
b) Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra.
c) Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência.
d) A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.
e) A vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial.
3. (CEFET-SP) A filogenia de alguns animais é baseada nas diferenças entre as sequências dos aminoácidos na molécula da proteína citocromo C. O citocromo C é uma proteína presente em todos os seres vivos que fazem respiração aeróbica, sendo constituída por 104 aminoácidos encadeados. O percentual de cada tipo de aminoácido presente nessa proteína varia nas diferentes espécies de organismos e está relacionada com a proximidade evolutiva entre as espécies. Essa filogenia é coerente com a que foi obtida através do estudo dos fósseis. Pela análise da filogenia são feitas quatro afirmativas.
I. A proteína citocromo C do homem e a do macaco indica que eles são evolutivamente, parentes próximos.
II. O atum é evolutivamente mais parente do homem do que o canguru.
III. O pombo é evolutivamente mais parente do pato do que o porco.
IV. Todos os vertebrados tiveram um ancestral comum.
Em relação às frases, pode-se afirmar que:
a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
b) Apenas I, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas II e III são verdadeiras.
d) Apenas III e IV são verdadeiras.
e) I, II, III e IV são verdadeiras.
4. (Unesp) Uma vez que não temos evidência por observação direta de eventos relacionados à origem da vida, o estudo científico desses fenômenos difere do estudo de muitos outros eventos biológicos. Em relação a estudos sobre a origem da vida, apresentam-se as afirmações seguintes.
I. Uma vez que esses processos ocorreram há bilhões de anos, não há possibilidade de realização de experimentos, mesmo em situações simuladas, que possam contribuir para o entendimento desses processos.
II. Os trabalhos desenvolvidos por Oparin e Stanley Miller ofereceram pistas para os cientistas na construção de hipóteses plausíveis quanto à origem da vida.
III. As observações de Oparin sobre coacervados ofereceram indícios sobre um processo que constituiu-se, provavelmente, em um dos primeiros passos para a origem da vida, qual seja, o isolamento de macromoléculas do meio circundante.
Em relação a estas afirmações, podemos indicar como corretas:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Gabarito
1. C
2. E
3. B
4. D