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Biologia: Método Científico e Níveis de Organização

Acesse o material de apoio, lista de exercícios e smart card de Biologia sobre "Método Científico e Níveis de Organização" e prepare-se para a aula ao vivo!

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Vestibulandos da #FamíliaDescomplica: preparados para dar início a mais um ano repleto de estudos, diversão e final feliz na universidade? 😀
Hoje começam as nossas aulas ao vivo aqui no Descomplica! \o//// Para abrir o ano cheio de energia, teremos aulas de Biologia, sobre Método Científico e níveis de organização em Biologia. Você pode baixar os materiais de apoio ou conferi-los aqui embaixo! :)))

Biologia: Método Científico e Níveis de Organização 

Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Bandeira.
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com professor Rubens Oda.

Faça download dos seus materiais! É só clicar abaixo ! 🙂

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

Material de Aula ao Vivo

1. (ENEM) No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.

PETESSE, M. L.: PETRERE JR., M. Ciência Hoje. São Paulo, n. 293, v. 49. jun, 2012 (adaptado).

Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)
a) redução do fluxo gênico da espécie nativa.
b) diminuição da competição intraespecífica.
c) aumento da competição interespecífica.
d) isolamento geográfico dos peixes.
e) extinção de nichos ecológicos.
Gabarito: C
Baixe esse Material de Aula ao Vivo sobre Métodos Científicos e Níveis de Organização em Biologia.
 

Lista de Exercícios

1. (FUVEST) O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria, que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas.
Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:

a) sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.
b) sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.
c) uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano. d) uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.
e) uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.

2. Os impalas são antílopes que apresentam grandes chifres em espiral. No macho, esse chifre pode atingir até 92 centímetros de comprimento. Quando se sentem ameaçados, eles fogem dando saltos que podem atingir até 10 metros de distância. A altura dos saltos também é impressionante, podendo alcançar até 3 metros. Esses animais conseguem alertar os outros do rebanho que existe perigo por perto através da emissão de sons. Ao ouvir o alerta, todo o grupo sai em fuga.

Ao descrever essas características do impala, estamos falando sobre:

a) a cadeia alimentar do animal.
b) o habitat do animal.
c) o nicho ecológico do animal.
d) a teia alimentar do animal.
e) a biomassa do animal.

3. Marque a alternativa INCORRETA: a) O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar. b) O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de forma permanente. c) Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados. d) Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos. e) Populações que habitam a mesma área mantém entre si várias relações e formam um novo nível de organização chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica.

4. Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque a alternativa que contém os números de componentes bióticos e abióticos, respectivamente.

1

a) 6 e 7.
b) 4 e 8.
c) 5 e 7.
d) 6 e 6.
e) 4 e 8

Gabarito:

1. D
2. C
3. D
4. C

Baixe essa Lista de Exercícios sobre Métodos Científicos e Níveis de Organização em Biologia.


Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto depois de utilizar todos estes materiais e assistir à Aula ao Vivo, acesse os resumos, questões comentadas e listas sobre Métodos Científicos e Níveis de Organização em Biologia! 😀

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