Biologia é uma matéria super importante para o Enem. Principalmente porque algumas faculdades concedem peso dois a essa disciplina no SiSU.
Além disso, ela pode ser cobrada em outras disciplinas e, por isso, especialmente quem está se preparando para um vestibular da área da saúde, como Medicina, necessita conhecer o que mais cai em Biologia no Enem.
Pensando nisso, nós trouxemos uma lista dos assuntos de Biologia que mais caíram nos últimos anos do Enem.
Quer saber o que mais foi cobrado e estudar de maneira inteligente para a prova? Vem com a gente!
Biologia Enem: o que mais cai
Veja a lista de matérias que mais caem em Biologia no Enem.
Você pode estudar mais afundo cada uma das matérias pelo nosso assistente de estudos, o Personal Prof! Confira:
1. Ecologia
Alguns temas pra ficar atento são: relações alimentares, impactos ambientais e desequilíbrios ecológicos.
→ Baixe um mapa mental sobre Ecologia
2. Seres vivos
Vale estudar reinos Monera, Fungi, Protoctista, Plantae, Animal e Vírus.
→ Baixe um mapa mental sobre Seres vivos
3. Citologia
Membrana celular, citoplasma e organelas celulares merecem atenção.
4. Genética
Recomendamos estudar as Leis de Mendel e engenharia genética.
→ Baixe um mapa mental sobre Genética
5. Anatomia e Fisiologia
Vale focar em sistemas circulatório, respiratório, digestório, endócrino, excretor, imunológico, nervoso e reprodutor.
Como estudar a Biologia Enem
Existem boas práticas para o estudo em geral. Disso a gente já sabe, porém, cada disciplina tem as suas particularidades. E isso também se aplica à sua preparação, viu
Confira um ebook aprofundado com os assuntos que mais caem em Biologia no Enem
Entender quais são as diferenças entre as disciplinas e aplicá-las na sua estratégia de estudo te coloca na frente de muitos concorrentes. Pensando nisso, separamos algumas dicas específicas para a Biologia Enem:
1. Leitura
Foco total: marque as principais ideias do tema que você está estudando. Essa é uma forma de relacionar a questão de Biologia com o conteúdo. Assim, dá para compreender por completo aquela matéria;
Faça um estudo cíclico: a banca do Enem adora aplicar a interdisciplinaridade nas suas questões – incluindo as de Biologia. Assim sendo, é importante sempre correlacionar as disciplinas enquanto você estiver estudando.
2. Prática
Fixe os conteúdos: só ler não vai ser o suficiente para aprender Biologia! A melhor forma de fixar qualquer conteúdo na sua mente é fazendo o maior número de exercícios possível. Então, deixe a procrastinação e mãos à obra!
Ah, também não esqueça de sempre conferir o gabarito. Assim, você consegue fazer um diagnóstico do seu conhecimento, analisando quais questões você errou e intensificar seu estudo nas matérias que você ainda não domina totalmente;
Atenção às pegadinhas: as questões de Biologia do Enem são conhecidas por ter uma alternativa “absurda”. É aquele item que, só de bater o olho, você já sabe que não pode ser a resposta correta.
Geralmente, são as alternativas que tem os termos “nunca”, “sempre” e “não” – as famosas pegadinhas que estão ali para induzir o candidato ao erro. Tenha a atenção redobrada para esses detalhes na hora de fazer exercícios;
Provas antigas são suas amigas: fazer edições anteriores do vestibular sempre é uma boa estratégia de estudo. Essa dica vale tanto para o Enem quanto para qualquer outra prova que você vá fazer na vida.
Comece pela edição de 2017 e veja quais matérias caíram em cada questão. Essa é uma forma de mapear as principais disciplinas que são cobradas nas provas.
Se você seguir todas essas dicas, não vai ter questão de Biologia que você não acerte! Até mesmo se seu foco nos estudos for passar para Medicina no vestibular!
Curtiu as dicas? Conte com a gente para o que precisar nessa jornada!
Preparamos uma programação para a reta final do Enem cheia de conteúdos, simulados e o nosso famoso aulão de revisão para te ajudar a ir bem na prova! Confira!