Blog Descomplica

Aula ao Vivo: Migrações Mundiais

Acesse o material da Aula ao Vivo de Geografia sobre Migrações Mundiais, e prepare-se para os vestibulares e ENEM.
porDescomplica| 05/05/2015

Compartilhe

Hoje tem aula ao vivo sobre Migrações Mundiais com o professor Claudio Hansen. <3 Para não perder essa aula incrível, confira os horários aqui embaixo e baixe o material de apoio! icon smile Aula ao Vivo: A Construção do Estado Brasileiro (1808   1831)

tumblr_Blog-320x320px_Hansen
Geografia: Migrações Mundiais
Turma da Manhã: 10:15 às 11:15, com o professor Claudio Hansen.
Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com o professor Claudio Hansen.

Faça download do material clicando aqui embaixo 😀

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. De acordo com o jornal argelino Liberté, uma embarcação com espanhóis foi interceptada, em abril, ao tentar atracar irregularmente na Argélia. Segundo a reportagem, quatro jovens imigrantes tinham perdido seus empregos na Espanha e se dirigiram a Orã, cidade no litoral mediterrâneo da Argélia, em busca de novas fontes de trabalho. Com o pedido de visto negado, o grupo foi interceptado pela guarda costeira argelina, durante uma tentativa de entrada irregular no país africano.

(http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/23124/guarda+costeira+da+argelia+interceptou+barco+com+imigrantes+espanhois+diz+jornal.shtml)

Sobre o assunto da reportagem, é correto afirmar:
a) A crise europeia, que repercute intensamente na Espanha, vem gerando uma nova tendência nos movimentos migratórios: a fuga de mão de obra da zona do euro.
b) Dentre todas as ex-colônias africanas da Espanha, a Argélia é a que mais recebe imigrantes europeus.
c) A interceptação do bote espanhol é inusitada, posto que a entrada de imigrantes africanos em território espanhol vem aumentando significativamente nos últimos meses.
d) A reportagem trata de um incidente isolado, pois a Espanha registra uma das mais baixas taxas de desemprego da Europa.
e) Na maior parte dos casos, os jovens espanhóis que deixam o país não possuem educação formal ou qualquer tipo de qualificação.
 
Gabarito
1. A

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes, levando em consideração três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O IDH vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país.
Analise a tabela a seguir:
LISTAGEO1
Pode-se concluir corretamente que:
a) a Etiópia, por contar com a qualidade nos serviços de saúde e de saneamento ambiental, ampliou a expectativa de vida de seus habitantes.
b) Cuba, apesar de ter o rendimento nacional bruto elevado, não investe no setor educacional e na saúde de sua população.
c) a Noruega tem a maior classificação no IDH por, entre outros fatores, garantir vários anos de escolaridade para seus habitantes.
d) a Argentina, por estar em crise econômica, apresenta os índices de renda, educação e saúde inferiores aos do Brasil.
2. A seleção alemã de futebol da Copa do Mundo de 2010 apresentou cinco atletas nascidos fora da Alemanha e seis filhos de imigrantes, num total de 23 jogadores. “É a verdadeira nação arco-íris”, estampou um jornal de Johannesburgo, brincando com a expressão utilizada pelo bispo Desmond Tutu para designar a África do Sul pós-apartheid. Para o sociólogo alemão Martin Curi, a inserção de estrangeiros, principalmente de turcos, na equipe alemã ocorre até com certo atraso. Mesut Ozil e Sedar Tasci são os primeiros turcos a jogarem uma Copa do Mundo pelo país, 40 anos após ser registrado o maior fluxo migratório da Turquia para a Alemanha.
listageo2
Com relação à inserção de jogadores estrangeiros destacada no texto, conclui-se, adequadamente, que ela:
a) representa a força do governo alemão em incentivar a diversidade cultural em seu país
b) mostra a inexistência da xenofobia por parte da população nativa original.
c) dificulta os fluxos migratórios para o país mais desenvolvido da Europa.
d) expressa o caráter pluriétnico da sociedade alemã contemporânea.
3.
listageo3
As migrações internacionais hoje em dia ocorrem, principalmente, dos países subdesenvolvidos do sul para os desenvolvidos do norte. O racismo atual, chamado de “novo racismo”, já não se preocupa tanto com a cor da pele, com a pretensa raça dos grupos, e, sim, com a sua origem. Portanto, ele indiretamente decorre das migrações.
Com base na relação entre a afirmativa anterior e o mapa apresentado é correto afirmar que
a) multiplicam na Europa os “grupilhos”, grupos que acolhem os imigrantes defendendo sua liberdade e direitos sociais.
b) o volume de imigrantes nos EUA e na Europa aumentou muito a partir da década de 1990, contribuindo para uma expansão econômica nestes países.
c) os países que absorvem os imigrantes oferecem condições sociais igualitárias aos recém-chegados, incluindo assistência médica, educacional e trabalhista.
d) existe o medo da perda da identidade nacional ou estrangeirização nos países que recebem os imigrantes devido ao maior crescimento demográfico do grupo que chega.
4. Leia o texto seguinte, sobre a questão das migrações internacionais e dos refugiados.
Em relação ao passado, há pelo menos três fatores que modificaram a abordagem sobre a temática dos refugiados: o fim da guerra fria, os atentados de 11 de setembro e o acirramento dos fluxos migratórios internacionais (…) A queda do Muro de Berlim reduziu as razões ideológicas que estavam na origem do compromisso de alguns países em abrigar refugiados e refugiadas. Por sua vez, os atentados das Torres Gêmeas de Nova York provocaram um endurecimento das políticas imigratórias, inclusive aos solicitantes de proteção internacional. Finalmente, a intensificação dos fluxos migratórios, além de exarcebar medos e preconceitos xenófobos, contribui para dificultar os procedimentos de determinação da condição de refugiados.

(Marinucci, R. & Milesi, R. Migrações Internacionais Contemporâneas. Instituto Migrações e Direitos Humanos. [www. migrante.org.br]. Acessado em 02.09.2005.)

O texto faz referência à questão dos refugiados e das migrações internacionais. Sua leitura permite-nos afirmar que:
a) a queda do muro de Berlim e o atentado das Torres Gêmeas de Nova Iorque, por terem a mesma motivação ideológica, provocaram o endurecimento na concessão de asilo a refugiados.
b) o compromisso de alguns países em abrigar refugiados durante a Guerra Fria decorria da orientação políticoideológica, por isso as concessões de abrigo ocorriam entre os países de um mesmo bloco político-ideológico.
c) os preconceitos xenófobos contra refugiados decorrem do fato de que estes têm sido responsabilizados por ataques terroristas recentes, ocorridos em países receptores de migrantes.
d) o aumento do fluxo migratório, baseado sobretudo em razões de ordem econômica, fez endurecer as políticas de recepção, o que acaba se refletindo na redução de concessões de asilo a refugiados.
e) com o fim da Guerra Fria e a redução dos conflitos armados, quase não há populações na condição de refugiados e sim migrantes econômicos que se “disfarçam” de refugiados para entrarem legalmente em outros países.
Gabarito
1. C
2. D
3. D
4. D
 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica