Para começar a semana com o pé direito, hoje tem aula ao vivo de Biologia sobre Metabolismo Energético! Os professores Rubens Oda e Alexandre Bandeira estarão te esperando para essa aula incrível! Prepare-se para o vestibular com a Família Descomplica! <3
Quer saber os dias e horários e baixar o material de apoio? Veja e baixe aqui mesmo no post! 🙂
Biologia: Metabolismo Energético
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Alexandre Bandeira.
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Rubens Oda.
Faça download do material de apoio! É só clicar aqui embaixo 🙂
MATERIAL DE AULA AO VIVO
1. Em uma situação experimental, camundongos respiraram ar contendo gás oxigênio constituído pelo isótopo 18O. A análise de células desses animais deverá detectar a presença de isótopo 18O, primeiramente:
a) no ATP.
b) na glicose.
c) no NADH.
d) no gás carbônico.
e) na água.
Gabarito
1. E
LISTA DE EXERCÍCIOS
1. A figura abaixo ilustra algumas etapas de determinadas reações oxidativas presentes em células eucarióticas.
Em relação a esse processo e às reações associadas a ele, é possível afirmar:
a) O processo biológico representado é o da fotossíntese e ocorre no interior dos cloroplastos.
b) As reações ilustradas da cadeia transportadora de elétrons são responsáveis por uma intensa fosforilação dependente da ação da enzima ATP sintase.
c) A figura ilustra etapas da síntese de cadeias polipeptídicas no interior do retículo endoplasmático.
d) A glicose é o principal produto resultado da redução química do CO2 utilizado como reagente da reação.
e) O gradiente de prótons gerado no interior das membranas internas garante a produção intensa de ATP a partir da energia luminosa fixada previamente pela clorofila.
2. Uma célula, com o auxílio de enzimas, degrada moléculas orgânicas ricas em energia em produtos mais simples que contêm menos energia. Existem diferentes caminhos pelos quais uma célula pode obter essa energia. Um dos processos mais simples utilizados pelos seres vivos é a fermentação, na qual um dos possíveis produtos é o álcool etílico (etanol). Assinale a alternativa que contém a equação que representa a fermentação etílica e um organismo que realiza este processo.
a) C6H12O6 → 2 C2H5OH + CO2 + energia ; leveduras.
b) C6H112O6 → 2 C2H5OH + CO2 + energia ; cianobactérias.
c) 12H2O + 6CO2 + luz → C6H12O6 + 6O2 + 6H2O; bactérias e fungos.
d) 12H2O + 6CO2 + luz → C6H12O6 + 6O2 + 6H2O; vegetais e algas.
e) C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia; bactérias e fungos.
3. As variações na concentração de gás carbônico (CO2) em um ambiente podem ser detectadas por meio de soluções indicadoras de pH. Uma dessas soluções foi distribuída em três tubos de ensaio que foram, em seguida, hermeticamente vedados com rolhas de borracha.
Cada rolha tinha presa a ela uma folha recém tirada de uma planta, como mostrado no esquema. Os tubos foram identificados por letras (A, B e C) e colocados a diferentes distâncias de uma mesma fonte de luz. Após algum tempo, a cor da solução no tubo A continuou rósea como de início. No tubo B, ela ficou amarela, indicando aumento da concentração de CO2 no ambiente. Já no tubo C, a solução tornou-se arroxeada, indicando diminuição da concentração de CO2 no ambiente. Esses resultados permitem concluir que a posição dos tubos em relação à fonte de luz, do mais próximo para o mais distante, foi:
a) A, B e C.
b) A, C e B.
c) B, A e C.
d) B, C e A.
e) C, A e B.
Gabarito
1. A
2. A
3. E