Blog DescomplicaInscreva-se

Aula ao Vivo: Agricultura e os Modelos Produtivos

Acesse o material da Aula ao Vivo de Geografia sobre Agricultura e os Modelos Produtivos, e prepare-se para os vestibulares e ENEM.

Atualizado em
Preparados para aprender tudo sobre Agricultura e os Modelos Produtivos? Os professores Eduardo Nogueira e Maurício Martins estarão te esperando, excepcionalmente, na aula de hoje! Não perca essa chance ;) Para saber os horários, é só consultar aqui no post! :) Não se esqueça de baixar o material de apoio, combinado?

tumblr_Blog-320x320px_HansenGeografia: Agricultura e os Modelos ProdutivosTurma da Manhã: 10:15 às 11:15, com o professor Eduardo Nogueira. Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com o professor Maurício Martins.

Faça download do material clicando aqui embaixo :D

Material de Aula ao VivoLista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado, geo01 *Soja, Trigo, Milho, Arroz e Algodão **Previsão Obs.: Há ainda 13 milhões de hectares utilizados por plantações das chamadas culturas permanentes, como hortifrutigranjeiros.

(Fontes: Censo Agropecuário, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Agricultura)

a) ocorreu um aumento da produtividade agrícola devido à significativa mecanização de algumas lavouras, como a da soja. b) verificou-se um incremento na produção de grãos proporcionalmente à incorporação de novas terras produtivas. c) registrou-se elevada produção de grãos em virtude do uso intensivo de mão de obra pelas empresas rurais. d) houve um salto na produção de grãos, a partir de 91, em decorrência do total de exportações feitas por pequenos agricultores. e) constataram-se ganhos tanto na produção quanto na produtividade agrícolas resultantes da efetiva reforma agrária executada. Gabarito 1. A

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. A agricultura familiar, apesar das críticas quanto à sua viabilidade econômica, mantém-se como um segmento produtivo importante do setor primário brasileiro. Observe nos gráficos as proporções percentuais do número de estabelecimentos da agricultura familiar e da área ocupada por eles por macrorregião em relação ao total do país. geo02 O tamanho médio das propriedades familiares é maior nas seguintes regiões brasileiras: a) Sul e Nordeste b) Nordeste e Norte c) Centro-Oeste e Sul d) Norte e Centro-Oeste 2. geo03 Na imagem, visualiza-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é a) controlar a erosão laminar. b) preservar as nascentes fluviais. c) diminuir a contaminação química. d) incentivar a produção transgênica. e) implantar a mecanização intensiva. 3.geo04 A agricultura norte-americana é organizada de acordo com o modelo empresarial, o que torna o espaço agropecuário do país fortemente vinculado à lógica econômica. O principal fator locacional que explica a posição do Dairy Belt é a presença de: a) sistema universitário desenvolvido b) mercado consumidor urbano expressivo c) rede de transporte propícia à exportação d) topografia plana favorável à mecanização 4. Os principais sistemas agrícolas mundiais são representados pela agricultura itinerante, plantation, agricultura de jardinagem e agricultura moderna. Com relação ao sistema de plantation, marque a alternativa correta a) É um sistema típico dos países desenvolvidos, foi utilizado amplamente durante a colonização europeia na América Latina. b) Caracteriza-se pelo uso de sementes selecionadas e uso intensivo de máquinas e técnicas modernas. c) É um sistema praticado em regiões que possuem escassez de espaço para o plantio. d) Caracteriza-se, atualmente, por compreender o minifúndio e a monocultura. e) Utiliza-se de mão-de-obra barata, numerosa e desqualificada e destina-se à exportação.   Gabarito 1. D 2. A 3. B 4. E

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts