Blog Descomplica
Mão de uma mulher com prancheta durante um atendimento psicológico para ilustrar texto sobre áreas da psicologia

Áreas da Psicologia: conheça as 5 principais para seguir carreira

Ainda não sabe que área da psicologia seguir quando se formar? Conheça as 5 principais e veja dicas exclusivas de como ajudar a se decidir.

Atualizado em

Compartilhe

Existem muitos caminhos para uma pessoa formada em Psicologia seguir, e essa é uma grande vantagem de cursar essa graduação. Para você que está cogitando prestar vestibular para o curso, a gente vai apresentar as 5 áreas da Psicologia mais comuns de atuar.

Nesse post, a gente espera despertar algum interesse específico em você. Mas, se gostar de mais de um campo, não se preocupe! Você terá cerca de 5 anos para decidir (a duração da graduação). Aproveite a leitura!

Como saber qual das áreas da Psicologia é a melhor para mim?

Ao longo do curso, o aluno de Psicologia vai se identificar com alguns assuntos e, naturalmente, fará sua escolha. Por outro lado, conhecer previamente os principais setores de atuação pode ajudar você a começar a disciplina com outro olhar.

Da mesma forma, além de conhecer bem as áreas, é importante que o estudante viva na prática pelo menos algumas delas. Por isso, nossa dica é fazer o máximo de estágios profissionais que você puder, em diferentes campos.

Há algumas dicas bem simples e práticas que você pode desenvolver durante a sua graduação que podem te ajudar bastante a conhecer as áreas. Aqui vai algumas delas:

  • conversar com profissionais do ramo (se não conhecer nenhum, sugira ao professor levar algum convidado para a aula);
  • conversar com o professor da disciplina da área que você cogita seguir;
  • buscar oportunidades de estágios remunerados e voluntários;
  • sempre que for oportuno, fazer os trabalhos de pesquisa da faculdade puxando para o ramo que você pensa em seguir.

Ter um contato mais próximo com o assunto é uma forma de se preparar para as dificuldades e ponderar a decisão.

Afinal, nem tudo são flores, e cada campo de atuação pode ter seus “espinhos”, mas, se você tiver paixão, algum deles vai valer muito a pena. 

Leia também o post sobre como é a faculdade de psicologia

Psicologia clínica

Essa é provavelmente a área mais conhecida. Trata-se dos psicólogos que atendem pessoas em consultórios particulares ou públicos, com a caraterística de serem mais generalistas.

Eles acolhem pacientes com problemas pessoais que queiram ou precisem de acompanhamento.

O psicólogo clínico, por exemplo, pode se especializar em alguma abordagem de atendimento, como:

  • Psicanálise (de diversas vertentes, como Freudiana, Junguiana etc);
  • Terapia Cognitivo Comportamental (TCC);
  • Psicoterapia corporal; e
  • Psicoterapia breve focal.

Leia também o post sobre neuropsicologia clínica e conheça essa opção de especialização

Psicologia hospitalar

Na Psicologia Hospitalar, atuam especialistas em prestar atendimento psicológico aos familiares e aos enfermos de um hospital.

Essa é uma área importantíssima para garantir a saúde mental, especialmente em situações de perdas e grandes traumas, tendo em vista o contexto que vivenciam.

Psicologia escolar 

Na área de psicologia escolar, os profissionais ajudam as crianças e adolescentes a lidarem com conflitos, decisões e relacionamentos típicos da idade. A maioria das escolas dispõe de um profissional de psicologia escolar, porque entendem que para muitos alunos é difícil tratar esses temas em casa.

Psicólogos escolares, além de fazerem atendimentos particulares com os estudantes, devem propor debates e atividades periódicas, como aconselhamento para pré-vestibulandos. Além disso, devem se mostrar sempre presentes, visitando as salas de aula para lembrar a importância do diálogo.

Psicologia organizacional 

A Psicologia Organizacional, também é conhecida como Gestão de Pessoas. Nesse campo, profissionais da Psicologia trabalham com os conflitos dentro de uma empresa.

Assim, podem atuar no desenvolvimento ou acolhimento dos funcionários que precisam de suporte emocional, na seleção de candidatos, junto ao Recursos Humanos (RH), entre outras funções. 

Psicologia do trânsito

Sabe o teste psicotécnico para Carteira Nacional de Habilitação (CNH)? Pois bem, ele é desenvolvido e aplicado por psicólogos.

Diante disso, esse profissional está apto a dar pareceres e laudos que certifiquem que os candidatos à CNH estão aptos a dirigirem de forma segura.

Viu como psicólogos são importantes na nossa sociedade? Seja em consultórios, escritórios, escolas ou qualquer um dos ambientes citados, eles ajudam a manter nossa saúde e lidar com nossas batalhas internas. 

E aí gostou do conteúdo sobre a área de pedagogia? Se você estiver se preparando para o Vestibular ou Enem, pode contar com o curso preparatório da Descomplica.

Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Psicologia no nosso Guia de Carreiras.

Por fim, agora que você sabe quais são as principais áreas da psicologia, aproveite para conhecer as opções de pós-graduação em saúde  da Descomplica.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você