Você adora estar por dentro das novidades do mercado da beleza? Então, que tal trabalhar com isso? Há muitas áreas da Estética e o mercado está em crescimento constante. Ou seja: trabalho não falta!
Aliás, o Brasil está em 3° lugar no ranking de consumo de tratamentos estéticos. Além disso, é um dos ramos com maior expansão.
Outra boa notícia é que não são apenas os formados em Estética e Cosmética que podem atuar no setor. Graduados de outros cursos da área da Saúde também podem trabalhar nesse mercado. Pra isso, há vários cursos de especialização.
Quer saber quais são eles, quais estão em alta e quem pode cursar? Então, vem com a gente pra descobrir!
1. Estética e Cosmetologia Injetável
Quando o assunto é produto injetável no ramo de estética, a gente logo pensa em harmonização facial, não é? Mas essa área não se resume a preenchimentos no rosto. Também há procedimentos pro corpo todo, como:
- intradermia — pra redução de gorduras localizadas e amenizar rugas e linhas de expressão;
- dermoabrasão;
- carboxiterapia;
- procedimentos pra eliminar microvasos.
Essa é uma área que proporciona uma ótima renda. Isso porque os tratamentos têm um custo maior pro paciente. Também pelo fato de serem cada vez mais procurados.
Pra fazer a especialização em Estética e Cosmetologia Injetável é preciso ter se graduado em cursos como Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Estética e Cosmética.
2. Estética e Cosmetologia Não Injetável
Muitas pessoas ainda têm receio de procedimentos que envolvem a injeção de produtos. Então, vão em busca de outros tratamentos que sejam mais simples. Ou seja, procuram tratamentos não injetáveis, como:
- radiofrequência;
- limpeza de pele;
- drenagem linfática;
- ultrassom de alta potência
- lipocavitação;
- peeling químico e mecânico.
Isso faz com que essa também seja uma das áreas da estética bastante procuradas. Se você pretende seguir essa carreira, saiba que ela é voltada pra pessoas formadas em Biomedicina, Farmácia e Enfermagem.
3. Fisioterapia Dermatofuncional
Mas, se você já é ou pretende entrar na área de Fisioterapia, saiba que também é possível trabalhar com Estética.
Quem faz especialização em Fisioterapeuta Dermatofuncional faz tratamentos pra combater celulites, flacidez, gordura localizada e estrias. Além disso, também pode atuar em procedimentos pré e pós-operatórios.
Também pode realizar tratamentos pra combater o envelhecimento da pele, bem como em casos de queimaduras, úlceras de pressão e estrias cutâneas. Portanto, pode fazer sessões de:
- massagem modeladora;
- laserterapia;
- microagulhamento;
- drenagem linfática;
- criolipólise.
Pra isso, é preciso se formar em Fisioterapia e, em seguida, cursar uma pós em Dermatofuncional.
4. Enfermagem Estética
Que tal aliar os conhecimentos de Enfermagem aos cuidados com a pele? Então, é exatamente isso que o especialista em Enfermagem Estética faz. Isto é, cuida da derme em diferentes níveis de complexidade. Desse modo, tem capacidade pra realizar tanto procedimentos estéticos quanto com finalidades terapêuticas.
Logo, pode ajudar na recuperação de pessoas com diabetes e queimados com úlceras ou lesões. Além do mais, também pode auxiliar em cirurgias plásticas.
Como é um profissional com bastante conhecimento sobre fisiologia, anatomia e microbiologia, oferece um serviço de alta qualidade e proporciona mais segurança aos pacientes.
Porém, vale lembrar que, além de ser formado em Enfermagem, também é preciso ter registro ativo no Coren — Conselho Regional de Enfermagem.
Enfim, há diversas áreas da Estética nas quais você pode atuar. Mas, pra isso, é preciso que você se dedique aos estudos e procure uma instituição de confiança e de renome no mercado.
Dessa forma, você vai conquistar muito conhecimento pra ser um profissional de destaque em sua área!
Pra isso, vem estudar com a gente! Confira os cursos da Pós Descomplica e escolha aquele que mais tem a ver com o que você sempre sonhou!