Ainda não sabe nada sobre planejamento e interpretação de redação? Vem aprender com Harry Potter e Molly Weasley!
A Molly Weasley, mãe do nosso querido Rony Weasley, cuida muito bem da casa e da família, né? Então, pegue essas dicas de organização e aprenda com ela como você deve cuidar do planejamento da sua redação e da interpretação do tema para conquistar na batalha final o 1000 no ENEM.
1- Cuidado com o bicho-papão!
Assim como o maior medo da Molly são os bichos-papões, o seu deve ser o tema da redação. O tema pode ser confundido com o assunto e por isso muitas pessoas acabam fugindo ou tangenciando o tema e não conseguem os 200 pontos na competência 2 do ENEM. Então, para não esquecer: assunto é uma ideia geral ou um fato específico e tema é uma discussão direcionada sobre o assunto. Não confunda, porque nenhum berrador vai poder te lembrar disso na hora da prova!
2- Leia o Profeta Diário!
Não é porque você não tem acesso ao Profeta Diário que você vai ficar sem ler nada. Faça sempre leituras para adquirir conhecimento de mundo e utilize as informações contidas na coletânea de textos da prova do ENEM a seu favor, através da paráfrase para adicionar mais informações ao seu texto. A Molly sabe quando você está ou não está estudando, ela não é “trouxa”. Ok?
3- Organização acima de tudo!
Você sabe que a Molly é uma ótima dona de casa e organiza tudo por lá, não é mesmo? Então você deve se inspirar nela e organizar todo o seu texto. Começando por um ‘brainstorm’, onde você vai selecionar todas as informações que você se lembra sobre o tema apresentado na prova e depois organizar quais informações são as melhores para compor a sua redação. Não esqueça nenhum detalhe!
4- Acabe com a Bellatrix, ou melhor, com o ENEM!
A Molly pode até parecer dócil, mas foi ela quem acabou com a Bellatrix, você se lembra? E depois que você treinar bastante a estrutura da dissertação argumentativa, você vai mostrar também que é bastante talentoso (a) e vai acabar com a prova do ENEM e conquistar o tão sonhado 1000! Por isso, nunca se esqueça da estrutura da dissertação: a introdução deve existir uma estratégia de contextualização do tema + tese; o desenvolvimento 1 deve conter a argumentação do primeiro argumento; o desenvolvimento 2 deve conter a argumentação do segundo argumento e a conclusão deve ser feita pela retomada da tese + criação de uma proposta de intervenção para a problemática apresentada no tema da redação.