“Vestibular is coming”: as principais casas de Game of Thrones te ensinam Reforma e Contrarreforma
Assim como em Westeros – aonde se passa Game of Thrones -, todos querem o trono de ferro e lutam a todo custo pelo poder, as Reformas religiosas, que ocorreram no século XVI, também provocaram muitos conflitos na Europa.
Para te ajudar a entender Reforma e Contrarreforma – tópicos que vão cair com certeza no Enem! -, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a matéria usando as principais casas da série Game of Thrones. Duvida? Então confira:
Casa Stark: Luteranismo
A Casa Stark é a protagonista da série – os principais personagens da história fazem parte dela. Por isso, podemos compará-los aos Luteranos, que foram também os protagonistas no movimento da Reforma Protestante. Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica e chegou a escrever 95 teses que criticavam vários pontos dessa doutrina. Suas ideias se espalharam especialmente para o Norte da Europa.
Sacou mais uma semelhança? “Winter is coming”! (traduzindo: “o inverno está chegando!”)
“Eu sei como fazer isso”: Jon está começando a entender as coisas
Casa Baratheon: Anglicanismo
A particularidade da Casa Baratheon está no Rei Robert que, após a guerra, reivindicou o direito ao trono de ferro e manteve-se lá a partir do casamento.
Aconteceu uma situação parecida com Henrique VIII: ele rompeu com o papado e reivindicou o “altar”, tornando-se, ele mesmo, o chefe da religião que acabara de fundar. Ele também tomou as terras papais – aumentando suas posses e as posses da nobreza – e ainda conseguiu se casar com Ana Bolena.
Casa Targaryen: Calvinismo
Devido a guerra, os membros da Casa Targaryen foram expulsos de Westeros e migraram para o leste.
Assim como eles, os calvinistas também fugiram – só que, no caso, para as colônias inglesas na América. Lá começaram a praticar a doutrina de Calvino, que defendia a ideia de predestinação divina, na qual Deus já teria escolhido os que seriam salvos e os que estariam condenados. Sendo assim, a pessoa poderia trabalhar e ganhar lucro, porque o trabalho dignifica o ser humano.
Lucro = capital = riqueza. Está aí uma mistura perfeita para a burguesia, que adorou essa doutrina, já que ela tinha tudo a ver com seus interesses e seu modo de vida. Inclusive, esse processo tem tudo a ver com o posterior desenvolvimento industrial do norte dos EUA.
Khaleesi sabe da importância de um “Novo Mundo”
Casa Lannister: Igreja Católica
Os membros da Casa Lannister são uma das principais famílias de Westeros e fazem de tudo para permanecer no poder. Para isso, eles estão sempre refazendo alianças e pagando suas dívidas.
Foi exatamente para continuar no poder que a Igreja Católica lançou a Contrarreforma, que levou à fundação da Companhia de Jesus e do Concílio de Trento.
#todoscomemora a permanência no poder