O agronegócio representa 21,1% do PIB brasileiro. Essa informação já ajuda a compreender porque então a agronomia tanto cresce no país. Trata-se de uma área dedicada à formação de profissionais capazes de coordenar e promover melhorias nas atividades agropecuárias.
É uma atividade fundamental para o funcionamento da agropecuária nacional e, consequentemente, para o desenvolvimento da economia. Assim, se você está sem dúvida sobre qual curso seguir ou mesmo se quer saber um pouco mais sobre as profissões de destaque no contexto atual, se ligue aqui com a gente.
O que faz o profissional de agronomia?
Os agrônomos e as agrônomas são os profissionais responsáveis pelo planejamento, coordenação e execução de projetos voltados para a melhoria da qualidade e da produtividade agropecuária. São as pessoas que organizam a plantação, colheita, processamento e, em muitos casos, a comercialização dos produtos, no caso de trabalhar na agricultura, e, os que trabalham com rebanhos devem cuidar da alimentação, saúde e reprodução e abate dos animais.
Também podem trabalhar na manipulação de genes para melhoramento animal e vegetal, bem como na engenharia de biossistemas (topografia, georreferenciamento, irrigação, drenagem…). Ou seja, pode exercer uma série de atividades que visam o desenvolvimento da agropecuária.
Agronomia e engenharia agronômica são a mesma coisa?
Sim! A maioria dos cursos superiores do país, inclusive o próprio MEC, utiliza o nome Agronomia. Mas, trata-se de uma engenharia, logo o nome Engenharia Agronômica diz respeito a mesmíssima formação, certo?!
História da profissão no Brasil
Apesar do destaque atual, a história da agronomia no país é bem mais antiga e começa já no século XIX com a crise na produção de cana-de-açúcar na região nordeste. Havia naquela época enorme carência de mão de obra para as indústrias agrícola e pastoril.
Contudo, é a partir de meados do século XX que a profissão se torna central para o processo de modernização da agricultura do país. Isso porque nesse período a introdução de novas tecnologias no campo não ocorreria não fossem os incentivos na formação de mão de obra especializada.
Esse processo de modernização, apesar de todas as suas contradições, foi fundamental para expansão da produtividade agropecuária e pela expansão da fronteira agrícola. Esta, aliás, só foi possível com a ação de agrônomos da Embrapa, fazendo com que o Cerrado, que era considerado uma área não agricultável e se transformou no celeiro do mundo.
Formação
O Curso de Agronomia dura em média 5 anos. Durante esse período, uma variedade imensa de disciplinas teóricas e técnicas/práticas são ministradas, como genética, topografia, cartografia, zootecnia e fitotecnia, economia e administração rural, física, matemática, biotecnologia, entre outras.
Ao final do curso, realizado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o agrônomo formado deve obter o registro profissional para atuação junto ao Conselho de Engenharia e Agronomia (CREA).
Área de atuação
Como dissemos, a agronomia é fundamental para o desenvolvimento de uma das principais atividades econômicas do país. Assim, existem diversas oportunidades no mercado de trabalho, podendo atuar em empresas e fazendas publicas e privadas,indústrias, empresas públicas e privadas de pesquisa, cooperativas agrícolas.
Nesse caso, pode atuar com o planejamento de toda produção, ou com o melhoramento de espécies, gerenciamento de florestas, recuperação de áreas devastadas, atuar em atividades de preservação ambiental, como também na projeção de sistema de irrigação e armazenamento, combate às pragas e na prevenção de doença, até a distribuição e venda dos produtos.
Deu para ter uma ideia da importância dessa profissão, né?! E ela está constantemente se atualizando, pois as pesquisas e as necessidades do campo não param de aparecer. Portanto, estamos falando de uma área que exige constante atualização da formação e dedicação. Ademais, é fundamental para o crescimento do país e tudo indica que a coisa caminha para crescer ainda mais!
Gostou do conteúdo sobre agronomia no Brasil? Então, vem estudar mais com a gente! Conheça o nosso cursinho preparatório para o Enem!