E então? Já ouviu falar da iniciativa dos Vingadores? Com certeza já. E das Organelas Celulares?
Que tal juntar as duas coisas e aprender mais sobre biologia? Vamos perceber que filmes de super-heróis e citologia tem muito mais em comum do que você imaginava! 🙂
1- S.H.I.E.L.D: o centro de operações
Todo esquadrão de heróis tem seu ponto de encontro, o centro das operações. Enquanto os vingadores se encontram nas estruturas da S.H.I.E.L.D., as organelas celulares se encontram distribuídas no citoplasma da célula. O citoesqueleto, formado por microfilamentos, microtúbulos e filamentos intermediários, dá suporte e mantém a forma da célula.
2- Nick Fury, o núcleo controlador
Assim como o Nick tem que organizar todos os Vingadores, e passar as missões para cada agente, o núcleo é responsável pelo controle das atividades da célula, além de armazenar as informações genéticas.
3- Hulk esmaga!
Assim como o Hulk consegue destruir qualquer coisa, os lisossomos guardam enzimas digestivas, que quebram as moléculas. Essas quebras podem ser tanto para alimentação (função heterofágica) ou para destruir estruturas citoplasmáticas, ou mesmo causar a morte celular (função autofágica).
4- A energia de Thor
Thor é um vingador que veio de outro mundo, Asgard, para ajudar os humanos com seus poderes elétricos. A organela que veio de fora da célula (de acordo com a teoria da endossimbiose), e é responsável pela produção de energia (a partir da respiração aeróbica) é a mitocôndria. As mitocôndrias possuem uma dupla membrana, sendo que a interna apresenta invaginações, formando as cristas mitocondriais. Na matriz mitocondrial, podemos encontrar ribossomos do tipo 70s e moléculas de DNA e RNA.
5- Viúva Negra e sua eficiência
Pode não ter super poderes, mas a Viúva Negra é uma das agentes da S.H.I.E.L.D. com mais eficiência e precisão na hora de receber ordens e executá-las. Uma organela que precisa estar sempre em bom funcionamento e realizar sua função da forma mais correta possível é o ribossomo. Os ribossomos são responsáveis pela síntese proteica, sendo formados duas unidades: uma proteína e um ácido nucleico (RNAribossomal).
6- Capitão América e suas estratégias táticas
Steve Rogers foi treinado pelo exército, então além das super habilidades adquiridas pelo “soro supersoldado”, sempre foi eficiente e organizado na hora de cumprir e distribuir ordens, também sendo responsável por controlar e criar estratégias para os Vingadores. O retículo endoplasmático é responsável principalmente pelo transporte de substâncias dentro das células.
O Retículo Endoplasmático pode ser Rugoso (ou granuloso), ou seja, possui ribossomos aderidos na parte externa da membrana. As proteínas produzidas aqui serão secretadas para fora da célula. Retículo endoplasmático e Ribossomos juntos, assim como o Capitão e a Viúva Negra!
Também temos o Retículo Endoplasmático Liso (ou não-granuloso), que não possui ribossomos na membrana, e é responsável pela síntese de alguns lipídios, além de auxiliar na desintoxicação do organismo, facilitando a excreção destas substâncias. Assim como o Capitão sempre desintoxica a Terra do mal. :p
7- Homem de Ferro e suas mansões
Tony Stark é um homem rico, com muitas salas e laboratórios onde organiza suas construções e armaduras. O complexo de Golgi é uma organela grande, formada por várias vesículas (lamelas) que guardam proteínas e lipídios sintetizados nos retículos endoplasmáticos e também secretam essas substâncias para fora da célula em vesículas. Nos humanos, o complexo golgiense também é responsável pela formação do acrossoma, que contém enzimas que auxiliam na penetração do espermatozoide no óvulo. Várias funções, assim como as armaduras do Homem de Ferro.
Depois dessa lista de heróis, a vontade de ir no cinema aumenta… Mas, relaxa que os filmes novos estão aí! Enquanto não consegue ir assistir, fique de olho nas nossas postagens e não deixe de estudar conosco pelo Descomplica 😀 Ficamos por aqui, e nos vemos no próximo post! 😀
E deixo aqui as minhas desculpas ao Gavião Arqueiro, toma um gif dele pros fãs não ficarem tristes.