Como bom discípulo da Física que eu sou, não quis fazer aula de surf e tampouco eu serei doidão de entrar no mar pra acabar morrendo afogado por aí, né? Espero que você também não!
Vou recorrer à Física pra poder entender o que acontece quando alguém surfa.
Em termos nerds:
As ondas são perturbações que se propagam no espaço, ou em meios materiais, transportando energia. Ondas são as responsáveis por fenômenos como difração, ressonância, eco, reverberação, entre outros. Ondas podem ser classificadas quanto a sua direção de propagação ou de acordo com a sua natureza.
1. Quanto a sua natureza:
- Ondas Mecânicas: São ondas que se propagam em meios materiais, como o som.
- Ondas Eletromagnéticas: São ondas que não precisam de meios materiais pra se propagar, se propagam no vácuo, como a luz.
- Transversal: quando as partículas do meio de propagação vibram perpendicularmente à direção de propagação da onda. Um exemplo desse tipo de onda é a luz.
- Longitudinais: quando as partículas do meio de propagação vibram na mesma direção em que a onda se propaga, como é o caso das ondas sonoras.
Caaalma, jovem, agora que você já sabe um pouco mais sobre as propriedades de ondas, eu vou te explicar como é possível a onda “carregar” matéria.
Você deve se lembrar de todos os conhecimentos de Leis de Newton, né? Então, quando temos a situação do surfista há exatamente a mesma composição de um bloco que se encontra em um plano inclinado. Ou seja, o mesmo motivo que faz com que você desça uma ladeira de bicicleta sem precisar fazer nenhum esforço é também usado aqui quando o surfista “desce” a onda.
Para o caso de você não se lembrar do esquema de um bloco em cima de um plano inclinado, aqui vai uma breve explicação:
Por: Vinícius Pessanha
