Descubra 3 conflitos pela água no Oriente Médio e desvende a crise da água!
O número de conflitos pela água vem crescendo cada vez mais no mundo. No século XXI, os conflitos por este recurso se tornaram mais visíveis, já que envolvem a posse de territórios próximos às nascentes de rios, originando tensões geopolíticas e sociais em torno do domínio deste recurso estratégico. Mas o que você talvez não saiba é que existem 3 conflitos pelo uso da água no Oriente Médio e que são pouco noticiados.
As notícias acerca do Oriente Médio, em sua maioria, são sobre conflitos armados por questões religiosas ou energéticas, como é o caso do petróleo. O que poucos sabem é que, nesta região, existem disputas por reservas de água, muitas destas em razão da escassez física, devido ao clima árido da região. Vem cá que nós te mostramos que conflitos são estes!
1. Israel, Líbano, Síria e Jordânia
Um exemplo de conflito que ocorre no Oriente Médio pelo acesso à água é o conflito entre Líbano, Síria e Jordânia, países fronteiriços que disputam o domínio da Bacia do Rio Jordão. Um episódio marcante deste conflito ocorreu no ano de 1967, quando Israel invadiu a Síria, área em que se encontram as Colinas de Golã, onde nasce o Rio Jordão.
2.Turquia, Síria e Iraque
Neste conflito, ocorre a preocupação de que a Turquia represe as águas das nascentes dos rios Tigres e Eufrates, pois ambas se encontram em território turco. Isto acaba gerando uma tensão na região, colocando a Síria e o Iraque em alerta acerca desta possibilidade, já que, desta maneira, o abastecimento desses dois países, que é proveniente destes rios, ficaria comprometido.
3. Israel e Cisjordânia
Israel vive em conflito pelo domínio da Cisjordânia, região que conta com importantes reservas de água subterrânea, chamadas de aquíferos. Um exemplo é o aquífero de Basin, que foi dominado por Israel através da construção de um muro em 2002.
Agora que matou a sede de conhecimento sobre os conflitos pelo uso da água é só conquistar o 10!