Já pensou em aprender sobre Tecido Epitelial e Conjuntivo com o clipe da musa pop Taylor Swift? Aqui no Desconversa isso é possível, confira!
No ano passado, não tem quem não falou no novo clipe da Taylor Swift, o Bad Blood! E claro, não poderíamos deixar isso passar batido!
Se prepara para mais uma lista que, além de mostrar todo o poder dessas mulheres, ainda vai te ajudar a aprender mais sobre tecido epitelial e tecido conjuntivo!
1- A união das células
O Tecido Epitelial é um tecido que reveste o corpo humano, as cavidades internas e forma as glândulas. Suas células são extremamente unidas, assim como as trigêmeas que formam A Trindade.
Quando o tecido epitelial é formado por uma camada de células, ele é chamado de epitélio simples. Quando é formado por várias camadas, é chamado de epitélio estratificado.
2- Lançamento de mísseis e secreções
O tecido epitelial glandular é responsável pela produção e eliminação de secreções.
Essa produção de secreções é feita nas glândulas, que podem ser exócrinas (eliminam as substâncias para fora do organismo), endócrinas (lança as substâncias na corrente sanguínea) ou merócrinas (podem lançar as secreções tanto no sangue quanto em cavidades abertas).
3- Mulheres de fibra
O Tecido Conjuntivo pode ter diversas funções, e pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito (TCPD), tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e tecido hematopoiético. Tem como principal característica possuir uma grande quantidade de substância intracelular e ser formado por proteínas fibrosas.
Uma das funções do TCPD é sustentar e nutrir tecidos que não possuem vascularização, da mesma forma que a Diretora (Headmistress) de uma sociedade secreta tem a função de sustentar e manter a ordem, além de nutrir suas agentes, oferecendo os melhores treinamentos e armas.
4- Proteção contra o frio
A lutadora Frostibyte usa roupas que devem ser bem quentes para poder ficar bem no frio. Além das roupas, outro tecido (badum-tss) que ajuda como proteção contra o frio é o Tecido Adiposo. Não só isso, o tecido adiposo também serve como reserva energética, além de proteger diversos órgãos do corpo.
5- Inimigo infiltrado!
Pois bem, a história do clipe começa com a traição de uma das agentes, que acaba destruindo parte da sociedade. Bom, se pensarmos no Tecido Ósseo, vamos ver que temos uma célula “inimiga” lá também! Os osteoclastos são células que têm como principal função de destruir a matriz óssea!
Mas calma! Eles não são traidores assim! Ao destruir a matriz óssea, por exemplo, de um osso fraturado, eles liberam o cálcio absorvido desta matriz destruída para que uma nova matriz óssea possa ser construída! No final, eles não são vilões 🙂
6- Vermelho é a cor mais quente
Dentre todas as minas do clipe, uma coisa que não deixa de chamar atenção é o cabelo vermelho da Hayley Williams. No corpo humano, o sangue também tem uma cor avermelhada. Isso se dá por causa das hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos.
A cor vermelha aparece por causa das hemoglobinas, cuja função principal é o transporte de oxigênio.
7- Acabando com os mal-elementos
Os leucócitos fazem parte do sistema imune do corpo humano, e quem melhor pra representar essas células de defesa do que a própria Justiça (Justice)?
Os linfócitos são principais células do sistema imune, e elas podem ser Linfócitos T (capazes de reagir ao antígeno, ativando outros linfócitos ou atacando diretamente células infectadas) ou Linfócitos B (produzem anti-corpos).
Aprendeu tudo? Agora é só chegar na prova e arrasar!