Ficou jogando Mario Kart com a consciência pesada por não estar estudando? Fiquei tranquilo: esse jogo pode te ensinar muito sobre Sistema Nervoso. Duvida?
Separe seus controles: vamos jogar uma partida de Mario Kart! Vamos fazer uma aposta pra deixar o jogo mais emocionante? Se até o final dessa lista você não tiver aprendido nada sobre tecido e o sistema nervoso, avisa nos comentários e na próxima partida deixo você jogar como player 1! 😉
Aperta o start e vamos lá!
Primeira volta: as pistas
Se você acha que jogar Mario Kart é apenas sair andando por uma simples pista de corrida, está enganado! As pistas possuem diversos componentes que as deixam únicas e extremamente complexas!
O tecido nervoso é um tecido complexo e importantíssimo pois recebe, armazena e transmite informações e comandos para todo o organismo, tendo células especializadas que tornam esse tecido único, os neurônios.
Segunda volta: não siga na contra mão!
Já aconteceu de você se perder na pista e acabar andando na contra mão? Pois é, não se ganha nada andando nesse sentido, né?
Assim como os impulsos nervosos! Um impulso nervoso sempre segue o mesmo sentido no neurônio: dos dendritos para o corpo celular, seguindo para o axônio, até o terminal do axônio, onde ocorrerá a transmissão do impulso para outro neurônio.
Terceira volta: ‘boost’ na hora da largada
Quantas vezes já não apertamos o botão de acelerar para conseguir começar a corrida com alta velocidade? (se você não consegue, o gif aí em baixo te dá a dica de como funciona!)
Pois é, se você imaginar que cada volta na pista é um neurônio, a faixa é o que separa dois neurônios, e esse espaço é chamado de fenda sináptica. É neste local que ocorrem as sinapses químicas, ou seja, a passagem de um estímulo dos terminais do axônio de um neurônio para os dendritos de outro.
Quarta volta: ganhar e perder moedas
Juntar moedas sempre é legal, né? Você faz curvas, muda o caminho, perde a posição, só pra conseguir aquela moedinha a mais. Até aquele momento que te acertam com uma casca e você perde tudo.
No neurônio, um tipo de transporte ativo ocorre quando há um impulso nervoso, e chamamos de bomba de sódio e potássio. É como se as moedas fosse o sódio e o personagem o neurônio.
Quando o estímulo começa, entra sódio na membrana (igual moedas entrando no bolso do jogador) e o potássio sai, e quando o estímulo para (ou você é acertado por uma casca e desacelera) o sódio sai da membrana, e o potássio volta, havendo uma repolarização da membrana.
Quinta volta: tudo ou nada!
E quando você está naquele momento final da corrida, consegue os 3 cogumelos que aumentam sua velocidade e você passa todo mundo? Pois é, no sistema nervoso isso NÃO acontece!
O impulso nervoso precisa de estímulos com uma certa intensidade para acontecer. Estímulos abaixo desse limiar de excitação não promovem um impulso, mas estímulos acima do limiar sim.
A diferença é que, uma vez acionado o impulso, a velocidade da transmissão NÃO aumenta caso o estímulo aumente também. Chamamos isso de lei do tudo ou nada.
Final Lap: casca azul
E agora com essas voltas acabando, você acha que não tem mais nada para aprender e vai chegar em primeiro, mas: BUM! CASCA AZUL!
Calma, calma, você não vai perder sua posição! (Diferente de como é no jogo, né).
Pelo menos uma vez, receber essa casca vai ser útil, olha só: quando você recebe uma casca azul, você acaba realizando um movimento forte e involuntário (no caso, “dar um pulo” bem alto).
No sistema nervoso, quando ocorre uma transmissão de estímulo que gera respostas automáticas involuntárias forma-se um arco reflexo. O exemplo mais comum desse tipo de reflexo é o reflexo patelar (o martelinho no joelho, lembra?).
FIM DA CORRIDA!
Bom é isso galera! Ficamos por aqui com essa lista! Então, ganhei a aposta né? Porque alguma coisa sei que aprenderam 😀 Deixe nos comentários dúvidas, críticas e sugestões e nos vemos na próxima lista! E, agora, um gif do Luigi motivacional: