Começar o ano estudando pode ser difícil, mas a gente te ajuda! Vem com a gente aprender as funções da linguagem ouvindo música!
1. Função Emotiva
Raul Seixas – Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás.
Beleza, beleza, existe licença poética para a redundância no título da música. Se utilizamos o verbo “haver”, só pode ser tempo passado, sendo assim, o mais correto seria “Eu Nasci Há Dez Mil Anos” e só, sem necessidade do “Atrás”. Não à toa, Raul Seixas era conhecido como o “Maluco Beleza”, mas nosso assunto é outro. Repare que na letra da música: o “eu” centra-se em si próprio, revela seus pensamentos, dores e vontades. Exemplo ótimo de Função Emotiva da linguagem, e cabe ressaltar que o narrador inicia falando de si próprio e depois passa a relatar a história de outra pessoa com as palavras deste último. Enganchando um assunto no outro, mas não fugindo da linguagem, temos o discurso indireto livre:
Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás – Raul Seixas.
2. Função Referencial
Legião Urbana – Eduardo e Mônica
Apesar de ser uma música e contar também com a Função Poética devido às rimas, ritmo etc, verifica-se que o assunto da vida e do amor de Eduardo e Mônica predomina, dando maior destaque para a Função Referencial.
Eduardo e Mônica – Legião Urbana
3. Função Apelativa
Sabendo que, dentre as funções da linguagem, a Função Apelativa apresenta-se através de ordem, conselho, pedido ou súplica, Tente Outra Vez é um ótimo exemplo dessa função.
Tente Outra Vez – Raul Seixas
4. Função Metalinguística
Ana Carolina – A Canção Tocou na Hora Errada
Nada mais metalinguístico em termos de música do que uma canção que fala de canção. Para eternos apaixonados!
A Canção Tocou na Hora Errada – Ana Carolina
5. Função Fática
Elis Regina – Alô, alô, Marciano
Fato é que provavelmente Elis tenha partido sem saber se o canal de comunicação com o Marciano funcionava. Em contrapartida, é fácil observar que a letra da música é um tipo de desabafo sobre a situação mundial. A expressão “Alô, alô, Marciano” é o que representa a função fática nesta música.
Alô, alô, Marciano – Elis Regina
6. Função Poética
As rimas, o ritmo, as preocupações de ordem literária e a necessidade que faz você meditar sobre diversas interpretações que podem ter algumas palavras desta música, faz dela um excelente exemplo de Função Poética.
Pra Você Guardei o Amor – Nando Reis