Blog Descomplica

Você sabe o que é SUDENE? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Tire todas as suas dúvidas sobre o que é SUDENE e qual foi a importância desse programa do governo federal.

Atualizado em

Compartilhe

Menina digitando em um notebook para ilustrar um conteúdo sobre o que é sudene

Um país grande como o Brasil tende a sofrer com o crescimento desigual de suas regiões. Ao longo da história, o governo brasileiro já implementou programas focados em reverter esse quadro. Um deles era a SUDENE.

Você já ouviu falar na SUDENE? Ela foi um programa focado no desenvolvimento regional, mas que não teve o curso esperado pra ela. Mais do que isso, a sua existência reforça a importância de se ter políticas voltadas a solucionar o crescimento desigual do país.

Que tal saber mais sobre essa tal de SUDENE e a importância dela? É só conferir as informações que separamos abaixo!

O que é SUDENE?

SUDENE é a sigla pra Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Criada no governo Juscelino Kubitschek com apoio do economista Celso Furtado, a SUDENE é uma autarquia especial, autônoma administrativa e financeiramente, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal.

Ela foi criada com o objetivo de promover e coordenar o desenvolvimento da macrorregião do Nordeste do Brasil, promovendo a sua integração com o restante do país. 

Os estados que estariam sob ação da SUDENE eram os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais.

Essa ideia da necessidade de desenvolver o Nordeste veio junto da percepção de desenvolvimento desigual, ou seja, da percepção de que, principalmente o Centro-Sul do Brasil, crescia num ritmo muito maior que o Nordeste.

A SUDENE foi bem-sucedida?

A SUDENE conseguiu, sim, aumentar a integração da região Nordeste com o Brasil, promovendo o crescimento econômico de ambos. 

Esse desenvolvimento foi pautado em programas sociais, econômicos, políticos e financeiros, que garantiram a contribuição da SUDENE pro país e pro Nordeste.

No entanto, tendo em vista o elevado grau de corrupção, a SUDENE foi extinta em 2001 substituída pela ADENE, a Agência de Desenvolvimento do Nordeste. 

Porém, apesar dos escândalos e da corrupção na SUDENE, a ADENE não foi capaz de promover o mesmo desenvolvimento que a sua antecessora.

Como a ADENE não rolou como pretendido, foi instituída a Nova SUDENE. A Nova SUDENE tem por objetivo atender as novas e antigas demandas sociais, políticas e econômicas da população nordestina. 

Assim, a SUDENE se tornou uma autarquia integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal.

Questões do vestibular sobre SUDENE

Questão 1

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), criada pela Lei no 3.692, de 15 de dezembro de 1959, foi uma forma de intervenção do Estado no Nordeste, com o objetivo de promover e coordenar o desenvolvimento da região. 

A Superintendência resultou da percepção de que crescia a diferença entre o Nordeste e o Centro-Sul do Brasil. Tornava-se necessário, assim, haver uma intervenção direta na região, guiada pelo planejamento, entendido como único caminho para o desenvolvimento.

Adaptado de cpdoc.fgv.br, 17/08/2017.

Pra reduzir a diferença descrita no texto, durante a ditadura civil-militar, a instituição criada priorizou a seguinte linha de ação:

a) implantação de polos industriais de grande porte 

b) financiamento da modernização da pecuária bovina 

c) expansão da malha ferroviária de transporte de carga

d) irrigação de unidades rurais de propriedades familiares

Questão 2

(Impacto) O plano de Governo de Juscelino Kubitschek estava definido no seu Programa de Metas, voltado para o desenvolvimento de seis setores “estratégicos” na esfera do desenvolvimento econômico nacional: energia, alimentação, transportes, indústrias de base, educação e construção da nova capital federal — Brasília.” No plano de suas realizações, qual o único elemento que expressa medidas para desenvolver as indústrias de base?

a) A criação do Instituto Superior de Estudos Brasileiros, que propagaria um pensamento marcadamente nacionalista.

b) Os incentivos aos investimentos estrangeiros verificados, por exemplo, com a criação, em 1958, da indústria Volkswagen.

c) A criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) que desenvolveu a indústria da região Nordeste.

d) A criação de uma política inflacionária que gerasse divisas para o desenvolvimento industrial.

e) A criação de uma política de desenvolvimento apenas para a região Sudeste.

Questão 3

(UERJ) “Bossa-nova mesmo é ser presidente/ desta terra descoberta por Cabral./ Para tanto basta ser tão simplesmente simpático… risonho… original” – Juca Chaves

“Bota o retrato do velho outra vez/ Bota no mesmo lugar/ O sorriso do velinho/ Faz a gente se animar, oi (…) O sorriso do velinho/ Faz a gente trabalhar” – Marino Pinto e Haroldo Lobo

Os estilos de governar de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek são abordados nas letras de música apresentadas. Um elemento comum das políticas econômicas destes dois governos está indicado na seguinte alternativa:

a) trabalhismo

b) monetarismo

c) industrialismo

d) corporativismo

Gabarito

  1. Resposta: A
  2. Resposta: A
  3. Resposta: C

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o que é SUDENE e qual foi a importância desse programa? Esse é mais um exemplo das políticas públicas criadas com o intuito de solucionar o problema do crescimento desigual no nosso país. Agora, aproveite pra revisar o tema e praticar com os exercícios do post!

E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você