Gente, fala sério, quer um jeito melhor de estudar do que na frente da televisão com uma bacia de pipoca? Por isso, a gente trouxe uma lista de filmes sobre física que vão ajudar na sua preparação pro vestibular.
Apesar de a matéria ser um assunto complexo — e ter gente que não encara de jeito nenhum — muitas vezes, os filmes sobre física abordam os temas de uma forma que ajuda você a enxergar fora da caixa, concorda?
Muitos deles são considerados ficção científica, mas, ainda assim, levam em consideração as mesmas leis que regem o nosso planeta — mesmo que a gente nem sequer tome conhecimento — e são estudadas pelos cientistas. Confere esses 10 filmes de tirar o fôlego.
1. Star Wars
Claro que as cenas de batalha são muito legais, mas e todo aquele barulho nas explosões? Por ser uma onda mecânica, o som não consegue se propagar no vácuo e você não conseguiria ouvir nem a explosão da Estrela da Morte! Apenas as ondas eletromagnéticas, como a luz, que conseguem se propagar no vácuo.
2. Super-Homem
Pra voltar no tempo e salvar milhões de pessoas, bem como sua amada, Lois Lane, o Super-Homem gira a Terra ao contrário. Mas, calma aí: girar a Terra ao contrário faria o tempo voltar? Não, com certeza não.
As fases da Lua não mudariam, mas a interação gravitacional entre a Lua e a Terra teria algumas modificações nas marés. Enfim, haveria mudanças nas correntes marítimas, mudanças climáticas e Jorge Ben Jor não cantaria mais “moro num país tropical…”.
“Imagina todo lugar frio virando quente e todo lugar quente virando frio…”
3. Homem-Aranha
Sabia que a teia de uma aranha é aproximadamente 5 vezes mais resistente que o aço? Claro, se você comparar um fio de teia e um fio de aço com a mesma espessura.
Não é a toa que o Homem-Aranha consegue se balançar pelas ruas de Nova York com tanta facilidade e ainda segurar a Mary Jane (ou a Gwen Stacy). Supondo que o Homem-Aranha tenha uns 70kg e a Jane tenha uns 60kg, a tração na teia deve ser maior que 1300N pra conseguir suportar um passeio pela cidade.
4. Homem de Ferro
“É um pássaro? É um avião? Não, é o Superman!”. Essa é uma das frases que deve ter vindo à cabeça do Tony Stark quando pensou em fazer uma armadura com jatos propulsores.
Ao contrário do Super-Homem, Tony tem uma roupa que possibilita que ele voe em qualquer direção devido à força que seus propulsores fazem em seu corpo, dando a ele uma aceleração.
Pra salvar uma pessoa que está em queda livre, Tony precisaria ter uma aceleração maior que 10m/s². Supondo que ele pese uns 80kg e sua armadura pese uns 100kg, a força total dos propulsores dele deve ser maior que 1800N.
5. Batman
The Dark Knight, ou Cavaleiro das Trevas, não poderia deixar de aparecer nessa lista!
Pra fazer as curvas com a supermoto dele, é necessário um pneu com um coeficiente de atrito estático bem alto pra não derrapar (se você considerar atrito cinético, já estaria ocorrendo a derrapagem).
Caso o pneu fosse totalmente liso, fazer curvas seria uma tarefa bem mais difícil, visto que a força de atrito não poderia fazer o papel da força centrípeta.
6. Apollo 13
Esse filme sobre física conta a história real de um acidente que aconteceu na década de 1970 com a espaçonave de mesmo nome.
A explosão de um tanque de oxigênio coloca em risco a vida dos tripulantes, que ficam presos no espaço. A equipe precisa trabalhar em conjunto com os cientistas da NASA a fim de encontrar uma solução que permita que eles retornem em segurança pra terra.
No filme você pode ver vários conceitos de física abordados nas conversas entre os astronautas e o pessoal em terra. E o mais legal é que tudo aconteceu de verdade!
7. Perdido em Marte
O astronauta Mark Watney (Matt Damon) está em uma missão em Marte, mas, após uma terrível tempestade no planeta, seus companheiros acreditam que ele está morto e o abandonam sozinho no planeta.
Em um ambiente inóspito, com pouquíssimos recursos e suprimentos, ele começa uma jornada desesperada pra sobreviver e entrar em contato com a Terra. Pra poder voltar pra casa, ele terá que usar seu conhecimento científico e ter muita determinação.
8. Interestelar
Esse é, sem dúvida, um dos filmes sobre física mais desafiador, já que a história se desenrola em um futuro distópico, que envolve a busca por um novo planeta onde o ser humano poderá perpetuar a espécie.
As questões físicas são realistas e baseadas em estudos e probabilidades científicas, o que torna o enredo ainda mais interessante. Ele aborda assuntos como buracos negros, ondas gravitacionais, física quântica, horizonte de eventos e lei da relatividade geral.
9. A Teoria de Tudo
Stephen Hawking foi um dos maiores físicos do século XX. O filme conta a sua história pessoal, a luta contra uma doença limitante, suas grandes descobertas científicas e a grande contribuição que trouxe pra que as pessoas possam ter um maior entendimento sobre um assunto tão complexo.
10. O Menino que Descobriu o Vento
Mais um filme sobre física baseado em uma história real. O jovem morador de uma pequena vila do Malawi, William Kamkwamba, conseguiu criar um sistema de abastecimento de água pra toda a comunidade, utilizando energias renováveis, materiais comuns e até mesmo lixo.
Sua maior fonte de informação são os antigos livros da escola e as aulas. Além de abordar questões como a importância do acesso à educação, o filme destaca a força de vontade e determinação do inventor.
Viu só como ficou fácil estudar com essas dicas de filmes sobre física? No próximo final de semana já sabe o que maratonar, não é mesmo? Afinal, além de inspiradoras, essas histórias vão dar um up grade no seu conhecimento.
O que acha de continuar estudando com a gente? Vem conhecer os nossos preparatórios para o Enem.