Descubra 4 marcos da história da comunicação que, além de revolucionarem a humanidade, podem servir de argumento para a sua redação ser nota 1000!
É comum dividirmos a história da humanidade em grandes momentos marcantes, que servem como referenciais para estudo: são os chamados paradigmas revolucionários. Nesse contexto, apontaremos 4 revoluções comunicacionais que alteraram a forma da humanidade de transmitir conhecimento e informação.
1. A invenção da escrita!
Divide o estudo da história da humanidade em pré-história e história. O homem ganha capacidade de, através de um código relativamente comum e de conhecimento de todos, passar o conhecimento adiante de forma cumulativa.
2. Gutenberg e a invenção da prensa móvel!
O conhecimento começa a ser transmitido em massa. Para que um livro ou documento ou qualquer informação escrita fosse transmitida, era necessário o trabalho dos copistas que tinham o lento trabalho de copiar manualmente os escritos. Com a invenção da prensa, esse trabalho passa a ser mecânico, tornando a transmissão de informação mais rápida.
3. O Advento da fotografia!
Pela primeira vez, começa a ser trabalhado o conceito de imagem real, captação do instante. Não mais a imagem interpretada e artisticamente trabalhada das pinturas. Nesse momento o conhecimento que só era adquirido através da visão do outro e/ou de viagens passa a ser possível pelo registro fotográfico; torna possível saber como é a Muralha da China da forma mais próxima a real possível sem que seja preciso viajar até lá.
4. A Era Digital da Comunicação
Pela primeira vez na história da humanidade, abre-se mão do meio físico para a transmissão de informação. A transformação da informação que antes era física em virtual é revolucionária porque ela se torna perene, permanece por muito tempo, e também se torna de fácil veiculação.
Curtiu a lista? Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de ler um resumo sobre Como abordar o eixo temático “Comunicação” na sua redação e, depois, resolva os exercícios sobre o assunto! 😉