Com certeza você já ouviu falarem que algum lugar parece a Faixa de Gaza, né? Aqui no Rio de Janeiro, essa expressão já virou usual para se referir a zonas de conflitos entre a polícia e narcotraficantes. A Faixa de Gaza é uma região do Oriente Médio disputada por árabes e israelenses e marcada por intensos conflitos.
Você sabe quais foram as principais guerras entre árabes e israelenses que ocorreram no Oriente Médio? Não? Confira a lista que separamos sobre os principais conflitos do Oriente Médio. Acompanhe!
Primeira Guerra Árabe-Israelense (1948-1949)
Esse conflito também é conhecido como Guerra de Independência, pois ocorreu logo após a criação do Estado de Israel. Em maio de 1948, a ONU dividiu a região da Palestina em dois Estados independentes, o Estado de Israel e o Estado da Palestina. Essa medida gerou grande insatisfação entre os palestinos, que se recusaram a aceitar a Partilha da Palestina e declaram guerra a Israel.
Crianças falando sobre como se sentem nas regiões de conflito da Palestina
Guerra do Suez (1956)
Após a criação do Estado de Israel, os conflitos entre árabes e israelenses só cresceram. Em outubro de 1956, o presidente do Egito, Gamal Nasser, aliado da causa Palestina, anunciou a nacionalização do Canal de Suez, prejudicando interesses tanto de israelenses como de ingleses e franceses. Em resposta, Israel ocupou a Península do Sinai, no Egito. Com a intervenção soviética no conflito (lembre-se que estamos em um contexto de Guerra Fria, de bipolarização mundial), ao lado dos árabes, a região egípcia acabou devolvida.
Bombardeios são comuns na região da Palestina.
Veja também o texto conflito entre Israel e Palestina
Guerra dos Seis Dias (1967)
Em 1964, foi criada a Organização pela Libertação da Palestina (OLP), que defendia a luta armada contra Israel e tinha como braço o FATAH, liderado por Yasser Arafat. Em meio à intensificação dos conflitos, Israel conquistou diversas regiões árabes-palestinas, como a Península do Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colinas de Golã, expandindo ainda mais seu território.
Bandeira adotada pela Organização para a Libertação da Palestina como bandeira do proclamado Estado da Palestina.
Leia também o post completo sobre A Questão da Palestina
Guerra do Yom Kippur (1973)
Essa guerra foi uma clara resposta árabe ao expansionismo israelense. Os árabes escolheram o dia do Yom Kippur (dia do perdão), data muito importante no calendário judaico, para implementar um ataque surpresa contra Israel. Com a ajuda dos Estados Unidos, Israel conseguiu derrotar os árabes, que não se deram por vencidos. Em retaliação, os países árabes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) elevaram o preço dos barris de petróleo, gerando uma crise econômica mundial, que ficou conhecida como a Primeira Crise do Petróleo.
Apesar do desejo de todos, o fim dos conflitos no Oriente Médio ainda parece distante.
Veja também o vídeo do nosso canal explicando o Ataque do Hamas em Israel em Outubro de 2023
Quer se aprofundar nos conteúdos sobre a questão da palestina? Baixe agora o material sobre “Israel x Palestina” do Fofoca Geopolítica!
Confira também todos os matérias aprofundados sobre Geopolítica.
Conheça o cursinho de preparatório para o Enem da Descomplica e mergulhe em um aprendizado dinâmico que vai te preparar para fazer a melhor prova da sua vida!