Blog Descomplica

Cultura e Comportamento: 4 Argumentos Poderosos para o Enem

Atualizado em

Compartilhe

A palavra CULTURA tem o mesmo radical que CULTIVO, CULTO. Na definição do antropólogo Edward Burnett Taylor, é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

Nessa lista vamos abordar quatro argumentos que podem ser utilizados na sua redação dentro do eixo temático de Cultura e Comportamento.

1. Perda da capacidade de reflexão

Refletir é diferente de pensar. Pensar é um ato inconsciente, inato e refletir é consciente. Mas para que isso aconteça, é preciso luz. Luz é uma metáfora da razão, da lógica. A reflexão acontece quando não apenas servimos de espelho, mas utilizamos a razão para criar um pensamento crítico, uma opinião. A alienação, a falta de interesse do homem por se informar acerca do que acontece ao redor e a globalização juntamente com rapidez das informações, fazem parte de uma sociedade que busca o consumo instantâneo de informação – Informação Fast Food – , sem uma análise ou estudo sobre aquilo que é apresentado são as causas mais comuns para a desvalorização do ato de refletir.

Ser ou não ser, eis a questão.Ser ou não ser, eis a questão.

2. O indivíduo na sociedade de massa

“Pense, fale, compre, beba
Leia,vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva”

Como disse a cantora Pitty, o homem na sociedade de massa não pensa por si só. Pensa coletivamente, como massa, e absorve atitudes e pensamentos que poderiam ser diferentes caso o indivíduo estivesse sozinho. Hoje, não só existe a massificação das opiniões, mas também conceitos, roupas, ideais, perfis ou kits de identidade que são estereótipos disfarçados. Tudo isso provoca uma homogeneização comportamental: todos tendem a ser iguais.

“Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema”

3. Sociedade de consumo

O “eu” é uma ilusão? A ideia de ilusão, nesse caso, quer dizer que existe um sensação falsa, enganosa de que os gostos e as escolhas individuais são desprovidos de influências. Esse tema, conectado ao anterior, explora a possibilidade de se argumentar em uma dissertação sobre o forte consumismo que enfrentamos há algumas décadas. Forte exemplo disso é a maneira como os produtos são divulgados e como o consumidor é atingido por essas propagandas. Normalmente, os bens de consumo são apresentados como inovadores e até mesmo o aumento de seu preço impulsiona sua compra, devido à impressão de conquista de status. Sendo assim, a propaganda influencia na sociedade porque provoca esse desejo de consumo, que muitas vezes é supérfluo.

4. O mal-estar contemporâneo?

“Digam o que disserem
O mal do século é a solidão
Cada um de nós imerso em sua própria
arrogância
Esperando por um pouco de afeição” (Renato Russo)

Em uma espécie de neo-romantismo, a civilização ocidental contemporânea parece viver uma espécie de mal-estar no mundo: a solidão. Sempre vista como um sentimento ruim, já que somos seres sociais e sociáveis, a solidão hoje ganha força como uma vantagem, um benefício para o ser humano.

Ela pode ser uma forma de promover autoconhecimento, onde o indivíduo para pra refletir quais são os seus gostos, suas vontades, suas necessidades sem necessariamente se espelhar no outro. Serve também como fuga da pressão do dia a dia, uma possibilidade de recarga de energias. Um bom exemplo disso está no filme “Na Natureza Selvagem”, que conta a história de Christopher McCandless, um jovem que embarca numa jornada de autoconhecimento e busca pela real felicidade.

“Qual o segredo da felicidade?
Será preciso ficar só pra se viver?” (Paula Toller)

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você