Blog Descomplica

3 tirinhas da Mafalda que te explicam os conceitos básicos de sintaxe

Atualizado em

Compartilhe

Tá achando que é só a galera de Letras que vive de frase, oração e período? Continua lendo que nós vamos te mostrar que não e aprenda tudo sobre sintaxe!

1) O que é frase?

Antes de dar início a qualquer estudo sintático, é preciso, antes de tudo mesmo, saber que frase é todo enunciado linguístico de sentido completo. Se a frase contém um verbo, é chamada de verbal e normalmente mostra organização do discurso. Por outro lado, quando não há verbo, a frase é chamada de nominal e traduz com muito mais evidência a emoção do emissor.
Observe a tirinha abaixo:

Nesta, podemos ver que os cinco primeiros quadrinhos têm frases nominais. Como assim? Não há verbos, mas, sem dúvida, estão subentendidos e variam conforme a situação: por exemplo, no segundo, entende-se que Mafalda pede que a contagem seja feita mais alta; no quarto, ela alerta sobre o lixo no caminho como se falasse “Olha o lixo!”.

2) O que é oração?

Depois de passar do nível 1, você já está pronto para entender que oração é o enunciado que se organiza em torno de um verbo. Em outras palavras, oração é sempre uma frase, mas nem toda frase é uma oração, já que há frases nominais.
Observe:

Nesta tirinha, podemos usar os dois primeiros quadrinhos para exemplificar uma oração. No primeiro, há o verbo “é”, enquanto, no segundo, há o verbo “está” seguido da forma nominal “indo”.

3) O que é período?

Como você já está cheio de experiência, já pode assimilar que o período é a frase organizada em oração ou orações. Quando o período é formado por só uma oração, é chamado de simples. Quando é formado por mais de uma oração, é chamado de composto.
Quer uma dica? Reconhecer o número de orações do período é simples: basta lembrar que um verbo constitui uma oração. Logo, o número de verbos é igual ao número de orações. No entanto, lembre-se de que o verbo de uma oração pode estar implícito num zeugma.

Observe esta tirinha:

Em “Achei que ele ia pendurar a placa na humanidade”, tem-se um período composto por subordinação. Por quê? Podemos identificar dois verbos na frase: “achei” e “ia”. No entanto, os dois verbos estão ligados pela relação de subordinação entre as orações. Portanto, “Achei” é a oração principal e “que ele ia pendurar a placa na humanidade” é uma oração subordinada substantiva objetiva direta, exercendo função de objeto diretodo verbo da oração principal.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você