Blog Descomplica

3 casos de Interação Gênica na espécie humana (e um de Pleiotropia!)

Ainda tem dúvidas em interação gênica? Confira esta lista de casos especiais e fique pronto para mandar bem na escola e no ENEM!

Atualizado em

Compartilhe

Na interação gênica, descobrimos que nem sempre a Primeira Lei de Mendel se aplica.

interação gênica
E aí! Então, galera, na Primeira Lei de Mendel, vimos que cada par de genes expressa uma característica (como a cor das ervilhas, ou a textura da casca), e que esses genes vêm dos pais, cada um doando um para o filho, através dos gametas. Na interação gênica, descobrimos que nem sempre é assim, e que dois ou mais pares de genes podem estar envolvidos na expressão de uma única característica.
Os exemplos mais clássicos vistos na hora de estudar Genética geralmente envolvem galinhas e camundongos, mas isso não significa que esses fenômenos não ocorram na espécie humana. Agora vamos dar uma olhada nisso.  😉

1) Epistasia e Albinismo

interação gênica
Todos conhecem o albinismo lá dos exercícios de Primeira Lei de Mendel. O que vocês talvez não saibam é que o albinismo é, também, uma epistasia recessiva! Vejam bem, quando os genes recessivos aa estão juntos, eles inibem a ação de outros genes, aqueles responsáveis pela pigmentação da pele. A epistasia é exatamente isso: um gene inibindo outro par que não é seu alelo; ela pode se manifestar de forma dominante (quando o gene dominante é o epistático) ou recessiva (quando o par recessivo é o epistático, como o caso do albinismo).

2) Genes Complementares e Surdez

interação gênica
Genes complementares, ou herança qualitativa, são vários genes não-alelos atuando de forma complementar na expressão de uma característica qualitativa, como é o caso da crista das galinhas (que possui diferentes formatos de acordo com a presença de determinados genes!).
Na espécie humana, a surdez hereditária é o melhor exemplo. O gene D determina o desenvolvimento embrionário de uma região importante para a audição, enquanto o gene E é responsável por condicionar a formação do nervo acústico. Se o indivíduo for homozigoto recessivo para algum desses genes, ele será surdo, já que não haverá a formação de uma parte fundamental do aparelho auditivo. Sendo assim, o genótipo de um indivíduo normal deverá ser, obrigatoriamente, D_E_.

3) Herança Quantitativa e Cor da Pele

interação gênica
A Herança Quantitativa ocorre quando vários genes não-alelos atuam de forma aditiva na expressão de uma característica quantitativa, com fenótipos não muito bem diferenciados.
Na espécie humana, o exemplo mais claro disso é a cor da pele, que simplificamos dizendo que é definida por S e T. Quanto mais aditivos, mais escura será a pele, ou seja, um humano sstt será branco, enquanto SSTT será negro. Os fenótipos intermediários variam em tons de mulato, dependendo da quantidade de aditivos (Sstt, por exemplo, só tem um aditivo, logo, é um mulato claro, enquanto SSTt possui três aditivos, sendo um mulato escuro).

4) BÔNUS: Pleiotropia e Síndrome de Marfan

interação gênica
A pleiotropia não é uma interação gênica. Na verdade, ela é justamente o oposto: é um par de genes expressando diversas características. Estamos aproveitando o gancho aqui pra falar dela e mostrar que nem sempre as Leis de Mendel se aplicam, tanto pra diversos genes formando uma característica quanto para um par expressando diversas.
A Síndrome de Marfan é expressa por um par de alelos, e condiciona diversas alterações no portador, como aracnodactilia (dedos alongados), defeitos cardíacos (o peito inclusive é afunilado, formando uma depressão no centro) e problemas na formação dos olhos.
Então é isso, pessoal. Esses são alguns exemplos de Interação Gênica, um tema que costuma cair no vestibular. Até a próxima!

JÁ SACOU TUDO SOBRE INTERAÇÃO GÊNICA? AGORA CONFIRA NOSSA PÁGINA DO GABARITO ENEM 2016!

Comentários

Ana maria
Ana maria
25/04/2024 às 21:20

Eu amo estudar

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ALBERTO LAPISSONE
ALBERTO LAPISSONE
20/04/2024 às 11:17

INTERESSANTE

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você