Está perdido na aula de geografia? Esta lista vai te ensinar sobre os Conflitos no Campo Brasileiro para te ajudar a arrasar na sua prova!
1. Os conflitos no campo brasileiro ocorrem principalmente na região Norte
Segundo dados estatísticos mais da metade dos conflitos ocorridos no campo brasileiro por desocupações, resistência e enfrentamentos concentram-se na região Norte, e destes a maioria ocorre no estado de Rondônia. Além da razão comum dos conflitos, a concentração de terras, na região Norte muitos conflitos são causados pela expansão da indústria extrativa.
2. Os conflitos no campo brasileiro têm como causa principal a concentração de terras
Grande parte dos conflitos no campo brasileiro decorrem da má distribuição de terras, em que poucos detêm grandes extensões de terras enquanto muitos detêm pouca terra. A distribuição desigual de terras desencadeia uma série de conflitos no meio rural. Essa concentração teve início com a criação das capitanias hereditárias e adoção do sistema de sesmarias.
3. Os conflitos no campo brasileiro originam movimentos sociais que buscam a reforma agrária
As disparidades no campo geram revolta nos trabalhadores rurais o que possibilita a formação de grupos articulados como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que reivindica a reforma agrária através da ocupação de latifúndios como forma de pressionar o governo a distribuir melhor as terras. O que ocorre em muitos casos é que as ocupações empreendidas pelo MST nem sempre são solucionadas pacificamente pelo Estado brasileiro, desencadeando assim conflitos no campo.