O que esperar da redação do ENEM 2016
A banca do ENEM exige de todo candidato um formato específico de texto a ser entregue. Segundo o Guia de Redação do Inep, a prova cobra um texto dissertativo-argumentativo, no qual o aluno deve defender uma opinião acerca do tema proposto, se apoiando em argumentos consistentes e estruturados. O texto deve obedecer a norma culta padrão da Língua Portuguesa e ainda deve trazer uma proposta de intervenção para o problema apresentado que respeite os direitos humanos. Para tirar nota 1000, a nota máxima, os candidatos devem garantir 200 pontos em cada uma das 5 competências pelas quais o texto é avaliado:
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Temas de redação que já caíram no ENEM
As propostas temáticas do ENEM não costumam sair muito do padrão. Os temas giram em torno dos âmbitos:
- social,
- científico
- cultural
- político
De 2009 – desde que começou a se aplicar o novo ENEM – para cá, os temas propostos foram:
- 2015 – A persistência da violência contra a mulher
- 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
- 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
- 2012 – Movimento imigratório para o Brasil no século 21
- 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
- 2010 – O Trabalho na Construção da Dignidade Humana
- 2009 – O indivíduo frente à ética nacional
Como fazer uma boa redação no ENEM 2016
Segundo o modelo dissertativo de texto, o candidato deve começar por uma introdução, desenvolver os argumentos no desenvolvimento e concluir com uma proposta de intervenção.
Inicialmente, na introdução, o aluno deve contextualizar o problema e ainda apresentar a tese. Nela, o aluno pode utilizar diferentes técnicas como contextualização histórica ou em flashes,com o objetivo de iniciar a discussão do tema.
O desenvolvimento é a parte do texto em que o aluno apresenta os argumentos para sua tese. O ideal é que se apresente de dois a três argumentos consistentes e os estruture de forma coerente e coesa. O uso de conectivos e da técnica de tópico-frasal e ampliação são bons conselhos para deixar essa parte mais clara e estruturada para a banca.
Por fim, a conclusão do texto deve retomar a tese e apresentar intervenções para o problema inicial. É importante lembrar que a proposta de intervenção não precisa ser uma solução, mas deve ser uma maneira consistente de abrandar o problema. O aluno ganha mais pontos se conseguir propor ideias para curto e longo prazo e pontuar instituições para agir sobre elas, como governo, família, escolas, ONGs, etc.
Quais as razões para se atribuir nota 0 (zero) a uma redação?
Segundo o Guia de Redação do ENEM do Inep, a redação recebe nota zero se apresentar pelo menos uma das características a seguir:
- fuga total ao tema;
- não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- texto com até 7 (sete) linhas;
- impropérios,
- desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
- desrespeito aos direitos humanos;
- e folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
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