Você sabe como se deu a conquista da América?

Você sabe tudo sobre a conquista da América? Vem descobrir nesse resumo maneiro e garanta sua vaga no vestibular!

A conquista da América se deu no contexto da expansão marítima europeia, também chamada de Grandes Navegações. O expansionismo marítimo dos séculos XIV e XV marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Alguns historiadores consideram as grandes navegações como o começo de um processo de globalização, devido ao crescimento das relações estabelecidas entre diversos continentes.

Por que expandir?

Dentre os fatores que motivaram e possibilitaram a expansão marítima estão: o lucrativo comércio de especiarias e o surgimento dos Estados Modernos. As especiarias, como noz moscada, canela e pimenta do reino, possuiam um alto valor no mercado europeu. No entanto, sua comercialização era dominada pelos árabes, que controlavam as rotas do mar mediterrâneo. Além disso, havia a busca de metais preciosos, visto que países europeus, como Portugal, tinham déficit de metais.

A formação dos Estados Nacionais Modernos, ou seja, o fortalecimento do rei criando alianças com a burguesia e a nobreza, possibilitou a centralização política e os investimentos necessários para a expansão marítima.

Especiarias orientais como cravo, canela, noz moscada e gengibre.
Especiarias orientais como cravo, canela, noz moscada e gengibre.

Causas da Expansão Marítima

  • Crise do século XIV (culminando na queda de Roma)
  • Economia de subsistência (base agrícola)
  • Crescimento demográfico
  • Fome (1315)
  • Esgotamento do solo
  • Maior volume de desmatamento
  • Desestruturação da produção
  • Diminuição da mão de obra
  • Peste (1348) – originária do Oriente (China 1346) matou 1/3 da população europeia, chegou através do movimento de expansão da fé
  • Guerras – Reconquista (séculos XI/XV) / Guerra dos 100 anos

Quais foram os pioneiros nas Grandes Navegações?

O pioneiro na consolidação de um Estado Nacional foi Portugal, por meio da Revolução de Avis, que consequentemente acabou sendo o primeiro a iniciar sua expansão marítima.  A estratégia adotada pelos portugueses para chegar às Índias, almejando o lucrativo comércio de especiarias, foi o périplo africano, ou seja, contorno da costa da África para chegar ao Oriente.

Logo após a centralização de Portugal, ocorreu a centralização da Espanha, possibilitada pelo casamento dos reis católicos, Fernando e Isabel, e a expulsão dos mouros da Península Ibérica. Os espanhóis, no entanto, adotaram uma nova estratégia para alcançar o Oriente, a chamada circum-navegação, realizada por Cristóvão Colombo, e que culminou na conquista de novas terras, a América.

Com a conquista do novo mundo e o crescimento do domínio marítimo da Península Ibérica, Portugal e Espanha assinaram diversos tratados visando proteger suas rotas marítimas. O principal deles foi o Tratado de Tordesilhas (1494), que dividia o novo mundo entre portugueses e espanhóis.

Mapa apontado as rotas marítimas portuguesa e espanhola, com marcação do Tratado de Tordesilhas.
Mapa apontado as rotas marítimas portuguesa e espanhola, com marcação do Tratado de Tordesilhas.

Etapas da Expansão

  • Périplo Africano

Conquista e exploração da costa africana

1415 – Conquista de Ceuta: entreposto comercial árabe e facilitador do acesso ao ouro e marfim

1434 – Cabo bojador: acesso ao Rio do Ouro

1439 – Ilhas Atlânticas: primeiro estabelecimento de feitorias

1441 – Sistematizações do tráfico negreiro

1460/1474 – Conquista da Costa da Mina: grande volume do ouro

1488 – Cabo das Tormentas: Bartolomeu Dias contorna o cabo que passa a se chamar “Cabo da Boa Esperança”

1498 – Chegada às Índias: Vasco da Gama

1500: “Descoberta” do Brasil: Pedro Álvares Cabral

Quais foram as consequências da Expansão?

Dentre as principais consequências da Expansão Marítima estão: a conquista da América e a descoberta de minas de ouro, inicialmente na América Espanhola; o crescimento do comércio que assumiu proporções continentais, deslocando o eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; a dizimação de povos indígenas; e o colonialismo estabelecido na América

Representação de contatos entre europeus e indígenas.
Representação de contatos entre europeus e indígenas.

Exercícios:

1. (Pucmg) Sobre o expansionismo ultramarino europeu, entre os séculos XV-XVII, é correto afirmar que, EXCETO:

a) a tomada de Constantinopla pelos turcos e a segunda conquista de Ceuta pelos portugueses são os marcos iniciais da expansão.

b) os descobrimentos e a colonização das terras do Novo Mundo constituíram-se num desdobramento da expansão comercial.

c) o afluxo de metais preciosos das áreas coloniais, principalmente ouro e prata, contribuiu para a superação da crise econômica europeia.

d) o deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico contribuiu para a ampliação das fronteiras geográficas.

e) a consolidação dos Estados Nacionais e a absolutização dos regimes europeus têm relação também com os efeitos das viagens ultramarinas

2. (Fuvest) Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então,

a) os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento.

b) a Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas.

c) as forças e atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas.

d) os franceses, aliados dos espanhóis, controlavam as tribos indígenas ao longo do litoral bem como as feitorias da costa sul-atlântica.

e) a população de Portugal era pouco numerosa, impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos.

GABARITO

  1. A
  2. C
Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: América Portuguesa e Espanhola

Quer saber mais sobre América Portuguesa e Espanhola? Este mapa mental vai salvar sua prova de história na escola e no vestibular!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: História da Escravidão

Já pensou em aprender quais as consequências e desdobramentos da História da Escravidão no Brasil? Veja um Mapa Mental sobre as Raízes do Brasil: Escravidão  e estude para o seu vestibular e para a vida! 😀