Use os neurônios para resolver essa questão sobre Tecido Nervoso!

Continuidade ao estudo de histologia que começamos semana passada com a monitoria de epitelial e conjuntivo, essa semana trabalharemos os tecidos nervoso e muscular.

Para começar a aquecer nossos neurônios, nada melhor do que resolvermos uma questão, não? A questão da vez será do vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR), questão 22 do vestibular de 2008. Aviso de antemão, caros, que existe uma “pegadinha”, motivo pelo qual escolhi essa questão. Aí vai!

(UFRR- 2008) “O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente. Conhecida como “pílula-do-amor” possui uma substância chamada MDMA – metilenodioximetanfetamina – que atua sobre três  neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativa do cérebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar; porém a serotonina também é reguladora da temperatura do corpo, podendo causar hipertemia ou superaquecimento do organismo, sendo este a principal causa de morte dos usuários.”

Adaptado: Superinteressante, set/2000.

Em relação aos neurotransmissores, analise as afirmativas abaixo:

I – Os neurotransmissores são transportados através dos neurônios e liberados na fenda sináptica onde dão origem ao impulso nervoso da célula.
II – Nos neurônios o impulso nervoso tem sentido unilateral e invariável – dendrito > corpo celular > axônio – não ocorrendo nunca em sentido contrário.
III – Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados órgãos-alvo.

Marque a opção que julgar verdadeira:

a) I está correta
b) I e III estão corretas
c) III está correta
d) I e II estão corretas
e) I, II e III estão corretas

GABARITO

Leu? Respondeu? Ficou confuso em que opção marcar? Vamos descomplicar isso aí! Bom, essa é uma questão de classificar as afirmativas feitas como verdadeiras ou falsas.
A primeira afirmativa está correta, mas gera muita confusão e discussão. Alguns neurotransmissores são sintetizados no axônio terminal como, por exemplo, a Acetilcolina (ACh), outros neurotransmissores são produzidos no corpo celular neuronal e transportados em vesículas ao longo axônio até as regiões terminais desse.

Muita gente costuma confundir aqui e classificar a afirmativa como errada com a seguinte justificativa: “neurotransmissores não são transportados ao longo dos neurônios, e sim secretados nas terminações dos axônios”. Espero que você tenha entendido que os neurotransmissores são sim transportados ao longo do axiônio quando são produzidos. Não se confundir estudando com outros materiais por aí, hein!

A segunda e a terceira afirmativas estão corretas, também. Sobre a terceira, especificamente, vale lembrar brevemente alguns dos principais neurotransmissores que atuam no organismo. O texto falou de três a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Serotonina foi explicada na questão. Dopamina está relacionada aos níveis de controlo motor e em pessoas que apresentam Mal de Parkinson pode  apresentar níveis baixos. Noradrenalina é um importante controlador fisiológico, relacionado, por exemplo, ao controle do ritmo cardíaco.

Que opção marcar então? Opção (E). A pegadinha a qual me referi no começo é essa confusão que leva muita gente a classificar a afirmativa I como falsa.

Bons estudos pra vocês, espero vê-los em nossa monitoria esse sábado!

Essa questão foi respondida pelo monitor de Biologia Pedro Moreno.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Tecido e Sistema Nervoso

Que tal se preparar para o vestibular? Confira esse mapa mental sobre Tecido e Sistema Nervoso:
artigo
Post do blog

Quais as principais características do tecido nervoso?

Além de conhecer as funções do Sistema Nervoso, é importante conhecer o tecido nervoso, que o compõe. Aprenda tudo sobre o assunto com este resumo completo!
artigo