Um resumão sobre a América Latina que vai te ajudar a estudar os principais tópicos desse assunto

Nosso resumo de hoje é sobre a América Latina. Minha intenção é fazer um panorama geral, o famoso resumão, dos principais pontos do tema.

A América Latina compreende todas as ex-colônias europeias (com exceção de EUA e Canadá) que falam idiomas derivados do Latim (português, espanhol e italiano). De uma maneira bem geral: todos os países americanos ao sul dos EUA.

Além destas características históricas bem similares, a América Latina durante muito tempo possuiu uma economia bem parecida e marcada pelo baixo grau de desenvolvimento e a industrialização tardia.

Com a chegada dos colonos europeus aqui, o território latino-americano limitou-se a ser um exportador do que seria consumido na Europa e vendido por eles.

A América Latina durante muito tempo limitou-se a ser uma exportadora de generos primários (principalmente de produtos agrícolas) e industrializou-se tardiamente, o que favoreceu o desenvolvimento lento dos países.

A chegada de máquinas, novas tecnologias, uso de herbicidas e fertilizantes quimicos tem transformado profundamente o espaço agrário latino-americano e a economia destes países. Houve um aumento da produção e da lucratividade.

A indústria latina também tem passado por grandes transformações. Além da atuação na indústria de base, a produção de matéria-prima para outros setores industriais também tem contribuído fortemente para a geração de lucros. Os países que merecem destaque por sua alta diversidade produtiva são: Brasil e Argentina (esta última um pouco menos, devido ao cenário de crise que tem se configurado no país).

Muitas empresas multinacionais passaram a ingressar na América Latina, depois da segunda metade do século XX principalmente, devido aos clássicos fatores locacionais da indústria que você, aluno Descomplica, lembra bem! Caso não lembre, vamos refrescar a memória.

Fatores Locacionais Importantes para a Indústria: Mão de obra barata, incentivos fiscais, proximidade com as fontes de matérias primas, capacidade de consumo. Muitos países, ao entrarem durante o processo industrial, acabaram contraindo uma série de dívidas que até hoje não foram pagas.

As altas taxa de juros e aumento dos produtos, principalmente nos anos 1980, que desencadeou uma série de problemas socioeconomicos nesses países, um deles os famosos empréstimos cedidos pelo FMI que estão rolando por aí ainda…

Curtiu o resumo? Não esqueça de deixar aquele comentário esperto sugerindo outros temas! 😀

Continue estudando
artigo
Post do blog

Como foi criada a União Européia e quais os seus objetivos?

/Você já ouviu falar na União Européia? É aquela organização econômica de países situados principalmente na Europa. É, também, um prato cheio para as provas de vestibular cobrarem seu conhecimento. Vamos dar uma olhada mais aprofundada sobre essa União e tirar as suas dúvidas sobre o assunto para o vestibular?
artigo
Post do blog

Tigres Asiáticos

Fala ai, Pessoal!! Poucas Porvas restam, logo outros temas vou trazer para aumentar a carga de conteúdo de vocês.