A floresta tropical amazônica cobre boa parte do território das regiões norte e nordeste do Brasil.
Para que seu desenvolvimento ocorra de forma organizada, as autoridades dividiram a região em Amazônia Legal e Amazônia Internacional.
Essa diferença deve ser compreendida, sobretudo, por quem vai ingressar no ensino superior através de vestibular ou do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Nesse texto você vai conferir:
- O que é Amazônia Legal?
- O que é Amazônia Internacional?
- Quais são as diferenças entre a Amazônia Legal e a Amazônia Internacional?
O que é Amazônia Legal?
A Amazônia Legal, que também é conhecida como Amazônia Brasileira, foi instituída por uma Lei em 1953, durante o governo de Getúlio Vargas.
Desde então, os estados do Mato Grosso, do Tocantins — que, na época, ainda era considerado parte integrante do estado de Goiás — e parte do Maranhão foram incorporados à região amazônica.
O principal objetivo da incorporação dos territórios era, de acordo com o governo, promover o desenvolvimento de toda a área.
Segundo a legislação, alguns critérios foram considerados para que os territórios fossem integrados à Amazônia Legal, especialmente no que se refere às características naturais dos espaços.
Além de promover o desenvolvimento da região ocupada pela floresta tropical amazônica — a maior do mundo —, o conceito da Amazônia Legal permitiu a disseminação de conhecimento a respeito do relevo, da fauna e da flora do local.
O que é Amazônia Internacional?
A Amazônia Internacional, como o próprio nome sugere, engloba todo o território da floresta amazônica, inclusive os locais encontrados fora dos limites das fronteiras brasileiras.
Desta forma, o conceito engloba nove países da América do Sul, que, juntos, somam mais de sete milhões de quilômetros quadrados dedicados ao bioma.
Uma curiosidade importante sobre a Amazônia Internacional se refere à participação do Brasil no território: mais de 60% de toda a floresta tropical amazônica se encontra no País.
Quais países fazem parte da Amazônia Internacional?
Nove os países englobam a Amazônia Internacional:
- Brasil;
- Bolívia;
- Colômbia;
- Equador;
- Guiana;
- Guiana Francesa;
- Peru;
- Suriname;
- Venezuela.
Qual a diferença entre a Amazônia Legal e a Amazônia Internacional?
É possível apontar algumas diferenças básicas entre os conceitos de Amazônia Legal e de Amazônia Internacional.
Enquanto o primeiro termo compreende apenas o território de estados brasileiros, o segundo engloba espaços da floresta tropical amazônica presentes em outros oito países da América do Sul.
Exemplos de questões de vestibular e/ou de Enem sobre o tema
Vamos colocar seus conhecimentos em prática? Na sequência, você vai conferir alguns exemplos de questões sobre o tema que já estiveram presentes em processos seletivos diversos. Se quiser saber mais sobre sua futura carreira, acesse nosso blog.
- (Enem)
Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso.
– SANTOS, M.; SILVEIRA; M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).
A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a:
- A) reforma e ampliação de aeroportos nas capitais dos estados.
- B) ampliação de estádios de futebol para a realização de eventos esportivos.
- C) construção de usinas hidrelétricas sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira.
- D) instalação de cabos para a formação de uma rede informatizada de comunicação.
- E) formação de uma infraestrutura de torres que permitem a comunicação móvel na região.
Gabarito: C
- (UEA) Considerando as macrounidades analíticas “Região Norte” e “Amazônia Legal”, é correto afirmar que:
- A) reproduzem a pluralidade das classificações regionais sobre um mesmo bioma e processos socioeconômicos.
- B) possuem divergências restritas aos campos de gestão ou intervenção jurídica e ambiental.
- C) utilizam um mesmo recorte natural, empregando denominações diferentes para a política internacional.
- D) promovem distintos recortes de análise em resposta aos interesses didáticos político-administrativos ou ambientais.
- E) apresentam biomas, processos socioeconômicos e divisão político-administrativa diferentes.
Gabarito: E
- (UFPB) O Brasil, por suas dimensões continentais, possui uma diversidade de domínios naturais. Dentre os principais, destaca-se o domínio Amazônico. Nesse sentido, é correto afirmar que são características físico-ambientais e econômicas do domínio Amazônico:
- A) Maior domínio natural brasileiro / Solos pobres e de baixa fertilidade / Extração de essências medicinais
- B) Vegetação com folhas grossas e pequenas / Relevo pouco ondulado / Matas de restingas
- C) Clima tropical e umidade alta / Maior domínio natural brasileiro / Relevo extremamente ondulado
- D) Florestas de galerias / Cultivos de monoculturas / Controle de pesca e do ecoturismo
- E) Queimadas sem controle / Cultivo de monoculturas / Clima seco e baixa umidade
Gabarito: A
- (Fuvest) Considere as afirmativas abaixo para responder à questão:
I – A Amazônia é o pulmão do mundo, tendo em vista a intensa atividade biológica da floresta que recobre a região.
II – A Amazônia concentra grande quantidade de calor, contribuindo para ativar a circulação atmosférica.
III – A crescente poluição das águas fluviais da Amazônia, sobretudo nas áreas de garimpo de ouro, contribui para a diminuição da piscosidade dos rios. Sobre a questão ambiental da Amazônia somente:
- A) I está correta.
- B) I e II estão corretas.
- C) II está correta.
- D) III está correta.
- E) II e III estão corretas.
Gabarito: E
- (Fuvest)
O desmatamento atual na Amazônia cresceu em relação a 2015. Metade da área devastada fica no estado do Pará, atingindo áreas privadas ou de posse, sendo ainda registrados focos em unidades de conservação, assentamentos de reforma agrária e terras indígenas.
Imazon. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal, 2016. Adaptado.
Tal situação coloca em risco o compromisso firmado pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP21), ocorrida em 2015. O desmatamento na Amazônia tem raízes históricas ligadas a processos que ocorrem desde 1970.
Com base nos dados e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta.
- A) O desmatamento, apesar de atingir áreas de unidades de conservação, que incluem florestas, parques nacionais e terras indígenas, viabiliza a ampliação do número de assentamentos da reforma agrária.
- B) As grandes obras privadas implantadas na Amazônia valorizam as terras, atraindo enorme contingente populacional, que por sua vez origina regiões metropolitanas que degradam a floresta.
- C) A grilagem de terras em regiões de grandes projetos de infraestrutura, a extração ilegal de madeira e a construção de rodovias estão entre as causas do desmatamento na Amazônia.
- D) A extração ilegal de madeira na Amazônia vem sendo monitorada por países estrangeiros devido às exigências na COP 21, pois eles são os maiores beneficiários dos acordos da Conferência.
- E) Os grandes projetos de infraestrutura causam degradação da floresta amazônica, com intensidade moderada e temporária, auxiliando a regularização fundiária.
Gabarito: C
Quer mais? Tem curso específico na Descomplica pra passar no Enem, com aprofundamento em matérias específicas.