Tema de Redação: Os efeitos da concentração de renda no mundo contemporâneo

Tema de Redação: Os efeitos da concentração de renda no mundo contemporâneo

O Tema de Redação da Semana 6 já está liberado! Quer saber qual é? Confira abaixo o tema e a proposta de redação, com a coletânea de textos, para você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota do vestibular!

Vai ficar de fora? Confira o tema Os efeitos da concentração de renda no mundo contemporâneo

Confira, abaixo, a proposta de redação.


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Os efeitos da concentração de renda no mundo contemporâneo, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Concentração de renda é uma expressão que descreve um processo de acumulação de renda por parte de uma coletividade, país ou mesmo conjunto de países, em detrimento do restante do grupo. É geralmente utilizada para descrever as desigualdades encontradas no Brasil ou mesmo no mundo inteiro, com referência à disparidade entre países ricos e pobres.

A concentração de renda pode ser mensurada de diversas formas. Geralmente, ela é deduzida somando-se a riqueza captada pelos países mais ricos. O número é então comparado com a soma da riqueza acumulada pelos países mais pobres. Assim, os números obtidos pelos 10% mais ricos e 10% mais pobres são confrontados, e quanto maior o contraste entre os resultados, diremos que maior será a concentração de renda por parte dos mais ricos. Esta é uma forma bem simples de estabelecer este conceito. Na verdade, existem métodos bastante conhecidos para aferir a concentração de renda: os dois mais conhecidos são o Coeficiente de Gini e o Índice de Theil.

Disponível em: http://www.infoescola.com/economia/concentracao-de-renda/)

TEXTO II

Fonte: http://jornalggn.com.br/sites/default/files/u16/entenda1.jpg

TEXTO III

Mais da metade da fortuna do mundo ficará nas mãos de apenas 1% da população mundial no ano que vem. É o que sugere um levantamento da organização não-governamental britânica Oxfam.

De acordo com o estudo, os recursos dessa pequena parcela da população mais rica vêm crescendo nos últimos anos. Em 2009, ela detinha 44% da riqueza do planeta. Em 2014, 48%. Se o ritmo for mantido, no ano que vem, serão 50% e em 2020, 54%.

O estudo da ONG foi divulgado aproveitando o timing do encontro em Davos, na Suíça, que reúne líderes políticos e econômicos do mundo.

A entidade sugere medidas para frear essa tendência de concentração da renda, como a diminuição da evasão fiscal por grandes empresas. Segundo a Oxfam, a explosão da desigualdade prejudica a luta contra a pobreza. Uma em cada nove pessoas não tem o que comer e mais de um bilhão ainda vivem com menos de US$ 1,25 por dia.

Disponível em: http://g1.globo.com/globo-news/contacorrente/noticia/2015/01/em-2016-1-da-
populacao-vai-deter-mais-da-metade-da-riqueza-do-mundo.html

TEXTO IV

Continue estudando
Post do blog

Tema de Redação: A questão do lixo na sociedade brasileira

Tema de Redação: A questão do lixo na sociedade brasileira
artigo
Post do blog

Tema de Redação: Juventude e participação política em questão no mundo contemporâneo

Tema de Redação: Juventude e participação política em questão no mundo contemporâneo
artigo