Tema de Redação: O valor dos animais de estimação na sociedade contemporânea

O Tema de Redação do Plano de Estudos da Semana 29 já está liberado! Quer saber qual é? Confira abaixo o tema e a proposta de redação, com a coletânea de textos, para você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota do vestibular!

Toda terça-feira, às 17h30, nossos professores e monitores vão discutir o tema de redação postado aqui no blog e te ajudar a construir o melhor texto do vestibular sobre o tema! Vai ficar de fora? Nesta terça, discutiremos o tema O valor dos animais de estimação na sociedade contemporânea. Terça-feira, 18 de agosto, às 17h30!

Confira, abaixo, a proposta de redação.


Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O valor dos animais de estimação na sociedade contemporânea, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Maioria nos lares brasileiros: preocupação com animais de estimação é maior do que com membros da família

Brasileiros têm 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos

Brasileiros têm 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos, 44,3% dos lares têm pelo menos um cão e 17,7% têm ao menos um gato, esses dados foram revelados por pesquisa do IBGE, divulgada ontem. O dado mostra que, no Brasil, existem mais cachorros de estimação do que crianças.

De acordo com outra pesquisa do IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2013, havia 44,9 milhões de crianças de até 14 anos. A pesquisa indica ainda que 75,4% dos lares que têm cão ou gato deram a vacina no período de um ano antes da data da pesquisa.

Uma preocupação, muitas vezes, maior do que pais têm com os filhos, visto que a cada campanha de vacinação, é preciso prolongar prazos e reforçar o pedido para que se leve as crianças até os postos de vacina. A atual campanha de vacinação contra a gripe teve que ser prorrogada, por falta de atingir a meta de 46 mil pessoas, que fazem parte dos grupos prioritários.

Disponível em: http://www.rduirapuru.com.br/meio+ambiente/29754/maioria+nos+lares+brasileiros+preocupacao+ com+animais+de+estimacao+e+maior+do+que+com+membros+da+familia

TEXTO II

É isso que acontece quando você leva seu cachorro ao trabalho

29/06/2015    Por: Nathalia Henderson

Na última sexta-feira, 26, foi comemorado nos Estados Unidos o Dia Nacional de Levar os Cães ao Trabalho. Além de tornar o dia dos trabalhadores mais divertido e leve, essa data também tem a missão de incentivar a adoção e arrecadar doações para abrigos de animais.

Segundo alguns pesquisadores da Universidade da Comunidade de Virgínia, nos Estados Unidos, levar os cachorros para o trabalho diminui o estresse e aumenta a produtividade e a sensação de bem-estar.

Em alguns países, a presença dos cães no ambiente de trabalho (permitida apenas em determinados dias) já é uma realidade. Inclusive no Brasil, um número pequeno de empresas já permite a entrada dos bichinhos com seus funcionários.

Disponível em: http://www.tudointeressante.com.br/2015/06/e-isso-que-acontece-quando-voceleva-seu-cachorro-ao-trabalho.html

TEXTO III

Disponível em: Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1413731-5606,00- CAES+FANTASIADOS+PARTICIPAM+DE+CONCURSO+EM+CLIMA+DE+NATAL.html

TEXTO IV

Rock da Cachorra (Eduardo Dussek)

Uauuu, Uauuu, Uauuu… Ahhh…
Uauuu, Uauuu, Uauuu… Uhhh…

Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uau uau uau uau uau

Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uau uau uau uau uau

Troque seu cachorro por uma criança pobre
(Baptuba, uap baptuba)
Sem parente, sem carinho, sem rango, sem cobre
(Baptuba, uap baptuba)
Deixe na história de sua vida uma notícia nobre

Troque seu cachorro (uauuu)
Troque seu cachorro (uauuu)
Troque seu cachorro (uauuu)
Troque seu cachorro (uauuu)
Troque seu cachorro por uma criança pobre

Tem muita gente por aí que está querendo
Levar uma vida de cão
Eu conheço um garotinho que queria ter
Nascido pastor-alemão
Esse é o rock de despedida pra minha cachorrinha
Chamada “sua-mãe”

É pra Sua-mãe (é pra Sua-mãe)
É pra Sua-mãe (é pra Sua-mãe)
É pra Sua-mãe (é pra Sua-mãe)
É pra Sua-mãe

Esse é o rock de despedida pra cachorra “Sua-mãe”

Seja mais humano, seja menos canino
Dê guarita pro cachorro, mas também dê pro menino
Se não um dia desse você vai amanhecer latindo, uau, uau, uau

Disponível em: http://www.vagalume.com.br/eduardo-dussek/rock-dacachorra.html#ixzz3eU1rVmRa

Continue estudando
Post do blog

Tema de Redação: A questão do lixo na sociedade brasileira

Tema de Redação: A questão do lixo na sociedade brasileira
artigo
Post do blog

Tema de Redação: Juventude e participação política em questão no mundo contemporâneo

Tema de Redação: Juventude e participação política em questão no mundo contemporâneo
artigo