Tabela Periódica: Organização e Propriedades

Ainda fica perdido na Tabela Periódica? A gente te ajuda! Vem cá e garanta sua nota 10 na sua prova de química!

Segundo o Wikipédia, calendário é um sistema para contagem e agrupamento de dias. Temos os dias juntos de sete em sete, o que indica uma semana. Temos colunas assinalando todos os números de uma mesma terça feira, por exemplo. Um dado dia há algum tempo atrás, alguns cientistas propuseram que os elementos químicos fossem também organizados em colunas e linhas. Criou-se então a Tabela Periódica dos Elementos. Nesta tabela, encontram-se informações fundamentais para os elementos, bem como Propriedades fixas. Estudaremos aqui nesse resumo a organização da tabela e suas propriedades.

Para você entender tudo sobre Tabela Periódica, a gente desenhou (literalmente!) a matéria, vem ver:

Baixe aqui o mapa mental lindão do vídeo!

Agora confira um resumo completo sobre Tabela Periódica e aprofunde seus conhecimentos da matéria!

Resumo

As descobertas das leis periódicas

Na tabela de Mendeleyev (imagem acima) os elementos eram distribuídos em linhas e os semelhantes permaneciam nas mesmas colunas verticais: a tabela era distribuída de acordo com a massa atômica em ordem crescente. Mais tarde, o físico inglês Moseley entendeu que os elementos variavam periodicamente em função dos seus números atômicos.

A estrutura da tabela atual

A tabela periódica atual está dividida da seguinte maneira:

  • Períodos: Linhas horizontais da tabela, no total são sete. Em termos de distribuição eletrônica, o período refere-se às camadas de um átomo eletricamente neutro (estado fundamental).
  • Famílias ou Grupos: Linhas verticais da tabela, no total são dezoito. Atualmente os grupos são identificados pelos números de 1 a 18, contudo, há a maneira mais antiga e ainda usual: divisão em sub-grupos ou famílias.

Famílias mais importantes

  • Família 1A (Grupo 1): Metais alcalinos.
  • Família 2A (Grupo 2): Metais alcalino-terrosos.
  • Família 3A (Grupo 13): Família do Boro
  • Família 4A (Grupo 14): Família do Carbono
  • Família 5A (Grupo 15): Família do Nitrogênio
  • Família 6A (Grupo 16): Calcogênios
  • Família 7A (Grupo 17): Halogênios
  • Família 8A ou 0 (Grupo 18): Gases nobres

A tabela e os subníveis energéticos

Como visto no último resumo, existem quatro subníveis de energia, cada um com uma quantidade máxima de elétrons, são eles: s, p, d, f. Cada um comportando respectivamente 2, 6, 10 e 14 elétrons. Na figura acima, veja como os subníveis se distribuem ao longo da tabela periódica. Também podemos classificar os elementos em: representativos (s e p) e de transicão externa (d) e transição interna (f).

Propriedades Periódicas

Periódico é uma publicação eletrônica ou impressa que tem edições periódicas. Em termos acadêmicos, periódico pode ser compreendido como uma revista acadêmica e científica. Uma periodicidade também ocorre na tabela dos elementos, não é a toa que ela possui “periódica” em seu nome, isso indica que essa tal periodicidade ocorre, com algumas propriedades, quando os elementos químicos são organizados em ordem crescente de número atômico. As principais propriedades periódicas são: raio atômico, potencial de ionização, afinidade eletrônica e eletronegatividade.

  • Raio Atômico: É a metade da distância entre núcleos de dois átomos neutros, no estado gasoso, sem estarem ligados quimicamente. Em família cresce de cima para baixo, pois há um aumento de camada. Nos períodos cresce da direita para a esquerda pois há uma diminuição no número de prótons (elétrons).
  • Potencial de Ionização: é a energia mínima necessária para se arrancar um elétron de um átomo que se encontra no estado fundamental, gasoso e isolado. Esta, inclui os gases nobres.
  • Afinidade Eletrônica: de um átomo é a quantidade de energia liberada quando um átomo gasoso, isolado e no seu estado fundamental, recebe 1 elétron. Exclui os gases nobres.
  • Eletronegatividade: Mede a tendência que um átomo possui de atrair elétrons numa ligação química. Exclui os gases nobres.

Exercícios

1 – (Cesgranrio-RJ) Considerando um grupo ou família na tabela periódica, podemos afirmar em relação ao raio atômico:

a) Aumenta com o aumento do número atômico, devido ao aumento do número de camadas.

b) Aumenta à medida que aumenta o número de elétrons do nível L.

c) Não sofre influência da variação do número atômico.

d) Diminui à medida que aumenta o número atômico, devido ao aumento da força de atração do núcleo.

e) Diminui com o aumento atômico, devido ao aumento do número de elétrons.

2 – (UFF 2004 – 1ª Etapa) Os elementos químicos prestam-se a inúmeras aplicações relacionadas ao nosso cotidiano. Para se montar, por exemplo, uma célula fotoelétrica – dispositivo capaz de gerar uma corrente ou tensão elétrica, quando excitado por luz – são utilizados para constituir o anodo, metais como o Rubídio (Rb) e o Césio (Cs), sobre os quais a luz incidirá. A utilização desses elementos está no fato de apresentarem:

a) pequenos raios atômicos.

b) elevados potenciais de ionização.

c) elevada eletroafinidade.

d) elevada eletronegatividade.

e) baixos potenciais de ionização.

3 – (UERJ 2013 – 2º Exame) Em uma das primeiras classificações periódicas, os elementos químicos eram organizados em grupos de três, denominados tríades. Os elementos de cada tríade apresentam propriedades químicas semelhantes, e a massa atômica do elemento central equivale aproximadamente à média aritmética das massas atômicas dos outros dois. Observe as tríades a seguir:

Com base nos critérios desta classificação, a letra X corresponde ao seguinte elemento químico:

a) O

b) As

c) Se

d) Po

Gabarito

1 – A

2 – E

3 – C

Continue estudando
artigo
Post do blog

Quais são as principais relações numéricas que usamos na Química?

Massa atômica, massa molecular, massa e volume molar: você sabe como calcular essas relações numéricas e químicas? A gente te ensina tudo nesse resumo!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Tabela Periódica

Quer saber tudo sobre a Tabela Periódica? Vem cá dar uma olhada neste mapa mental que vai salvar a sua prova de química!