Questões Comentadas: Neoliberalismo

Leia o resumo “O que é Neoliberalismo?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (UERJ 2011.1)

A crise financeira que se intensificou no mundo a partir do mês de outubro de 2008 colocou em xeque as políticas neoliberais, adotadas por muitos países a partir da década de 1980.

A principal crítica ao neoliberalismo, como causador dessa crise, está relacionada com:

a) diminuição das garantias trabalhistas
b) estímulo à competição entre as empresas
c) reforço da livre circulação de mercadorias
d) redução da regulação estatal da economia

2. (UERJ 2011.1)

A história em quadrinhos apresenta uma característica fundamental do modo de produção capitalista na atualidade e uma política estatal em curso em muitos países desenvolvidos.
Essa característica e essa política estão indicadas em:

a) liberdade de comércio – ações afirmativas para grupos sociais menos favorecidos
b) sociedade de classe – sistemas de garantias trabalhistas para a mão de obra sindicalizada
c) economia de mercado – programas de apoio aos setores econômicos pouco competitivos
d) trabalho assalariado – campanhas de estímulo à responsabilidade social do empresariado

3. (UFC) A partir de 1989, a América Latina incorpora o neoliberalismo. Este modelo, contestado por diferentes grupos e movimentos sociais, caracterizou-se, neste continente, por

a) atenuar as diferenças sociais e a dependência em relação ao capital internacional, ofertando o pleno emprego.
b) estimular o desenvolvimento do campo social e político e implementar uma sociedade mais justa e igualitária.
c) diminuir o poder da iniciativa privada transnacional, mediante a intervenção do Estado a favor da burguesia nacional.
d) ter uma base econômica formada por empresas públicas que regularam a oferta e a demanda, assim como o mercado de trabalho.
e) instaurar um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defendeu a diminuição da ingerência do Estado na economia.

GABARITO

1. D

Resolução passo-a-passo:

Embora as outras alternativas sejam também características do neoliberalismo, foi a pouca regulação do Estado por sobre a economia uma das principais causas da crise econômica de 2008. O mercado financeiro, com pouco controle do Estado, acabou por não conseguir se autorregular, como acreditavam diversos teóricos, inclusive o ex-presidente do Banco Central americano.

2. C

Resolução passo-a-passo

Calvin, ao mencionar a lei da oferta e procura, se refere a economia de mercado., uma característica fundamental do modo de produção capitalista na atualidade. Ao mesmo tempo, ao pedir subsídio a mãe, lembra-nos das proteções fiscais que diversos países desenvolvidos concedem a setores específicos de sua economia, dificultando a competição de produtos estrangeiros (lembrar aqui da laranja nos Estados Unidos e na agricultura familiar européia).

3. E

Resolução passo-a-passo

A alternativa “A” está errada, pois o neoliberalismo não estimula o pleno emprego, nem visa medidas diretas para atenuar as diferenças sociais (por isso, a “B” está errada também). A “C” é incorreta, pois o neoliberalismo quer aumentar o poder da iniciativa privada, não diminuí-lo. Por fim, a “D” está errada, pois não há uma regulação de oferta e demanda por parte do Estado ou de empresas públicas.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Globalização

Leia o resumo “O que é  Globalização?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

O que é Globalização?

Apostamos que você já ouviu falar de globalização muitas e muitas vezes, já que é um assunto super atual, tudo a ver com os dias de hoje, além de ser bem importante em Geografia. Não é de se espantar que ele caia todo ano no Enem – é um daqueles assuntos que a gente te diz logo de cara que vai-cair-com-certeza!