Leia o resumo “Como aplicar os métodos de raciocínio de dedução e indução em uma redação?” e resolva os exercícios abaixo.
1. (UERJ/2003 – exame de qualificação)
“Médias, normalmente, mais escondem do que revelam. Não podemos supor, por exemplo, que todas as áreas pobres da cidade têm as mesmas condições de saneamento e acesso à água.”
O trecho transcrito acima critica um uso específico do seguinte método de raciocínio:
a) Dedutivo
b) Indutivo
c) Dialético
d) Silogístico
2. (UERJ/2013 – exame de qualificação)
“Eu não sou literato, detesto com toda a paixão essa espécie de animal. O que observei neles, no tempo em que estive na redação do O Globo, foi o bastante para não os amar, nem os imitar. São em geral de uma lastimável limitação de ideias, cheios de fórmulas, de receitas, só capazes de colher fatos detalhados e impotentes para generalizar, curvados aos fortes e às ideias vencedoras, e antigas, adstritos a um infantil fetichismo do estilo e guiados por conceitos obsoletos e um pueril e errôneo critério de beleza.”
LIMA BARRETO Recordações do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2010.
“só capazes de colher fatos detalhados e impotentes para generalizar, (l. 3-4)”
Esse trecho se refere à utilização do seguinte método de argumentação:
a) indutivo
b) dedutivo
c) dialético
d) silogístico
3. (Upe 2013)
A validade de nossos conhecimentos é garantida pela correção do raciocínio. São dois os modos de raciocínio: o indutivo e o dedutivo. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
a) O raciocínio indutivo é amplamente utilizado pelas ciências experimentais.
b) O raciocínio indutivo parte de uma lei universal, considerada válida para um determinado conjunto, aplicando-a aos casos particulares desse conjunto.
c) O raciocínio dedutivo parte de uma lei particular, considerada válida para um determinado conjunto, aplicando-a aos casos universais desse conjunto.
d) O raciocínio dedutivo é uma argumentação na qual, a partir de dados singulares suficientemente enumerados, inferimos uma verdade universal.
e) O raciocínio indutivo é o argumento cuja conclusão é inferida necessariamente de duas premissas.
4. (UERJ/2014 – exame de qualificação)
ler nos faz mais felizes. É um caminho para o autoconhecimento, e o exercício constante de autoconhecimento é um caminho para a felicidade.
Neste argumento, Rodrigo Lacerda formula uma premissa geral e uma premissa particular, para relacioná-las na conclusão.
Essa estrutura caracteriza o argumento como:
a) indutivo
b) dialético
c) dedutivo
d) comparativo
5. (UERJ/2013 – exame de qualificação)
No desenvolvimento da argumentação, o autor enumera razões específicas, facilmente constatadas no cotidiano, para sustentar sua opinião, anunciada no título, de que todos nós seríamos ainda escravocratas.
Esse método argumentativo, que apresenta elementos específicos da experiência social cotidiana, para deles extrair uma conclusão geral, é conhecido como:
a) direto
b) dialético
c) dedutivo
d) indutivo
Gabarito
1. B
Comentário: Já descobrimos, no resumo e nas aulas ao vivo, que a indução é um tipo de raciocínio que parte do caso particular e chega a uma regra geral. No trecho, a média é levada em consideração como um caso específico. Se a média mostra algum resultado positivo sobre a questão do saneamento na maioria das casas, pela indução, todas as outras também têm saneamento e acesso à água. A crítica, então, é em relação à generalização. Generalizar é uma suposição falha.
2. A
Comentário: Assim como na questão anterior, o trecho é uma crítica aos que utilizam o método indutivo como forma de generalizar questões. Aqui, a ideia é que, os que seguem esse tipo de raciocínio, só colhem “fatos detalhados e impotentes” com o objetivo de generalizar a situação. O método de raciocínio que usa fatos e chega a uma conclusão geral é o indutivo.
3. A
Comentário: É fácil perceber essa aplicação do método indutivo. Quando Darwin, por exemplo, começou a escrever sobre a Seleção Natural, é óbvio que a sua conclusão veio de diversos experimentos, muitas evidências encontradas em anos de pesquisa. Alguns dizem que o cientista foi a algumas ilhas verificar mudanças na vida dos animais que viviam por ali. Da mesma forma, a fim de alcançarmos uma fórmula em uma ciência exata, precisamos experimentá-la em diferentes casos, não é mesmo? O raciocínio indutivo, então, é fundamental nessas ciências.
4. C
Comentário: Já sabemos que, na dedução, partimos de uma ideia geral para uma particular. Por isso, no silogismo, uma espécie de dedução, partimos de duas premissas, uma geral e uma particular, e chegamos a uma conclusão. Na questão, podemos perceber que a premissa geral é a ideia de que “ler nos faz mais felizes”. A particular, então, diz que “ler é um caminho para o autoconhecimento”. Dessas duas premissas, podemos chegar a uma conclusão: “o autoconhecimento é um caminho para a felicidade”. O método utilizado, então, é, essencialmente, dedutivo.
5. D
Comentário: Mais uma vez, considerando a ideia de que o método indutivo parte de evidências, fatores específicos para chegar a uma ideia geral, percebemos que a resposta é a letra D. A prova da UERJ, em algumas questões, costuma ser bem direta. Neste caso, entrega a resposta já no enunciado, o que mostra a importância de conhecermos cada uma das etapas desses métodos.