Questões Comentadas: Dinâmicas de População

1. (UERJ) Em uma experiência de laboratório, células de uma bactéria de crescimento rápido foram inoculadas em um frasco contendo um meio de cultura adequado. Ao longo de um período de 20 horas, foram medidas, a intervalos regulares, entre outras variáveis, a densidade populacional e a velocidade de crescimento. Os gráficos abaixo representam os valores medidos.

a) Sabendo que o gráfico 3 representa a densidade populacional, indique o gráfico que representa a velocidade de crescimento da bactéria, que é definida como o número de novas bactérias formadas por minuto.

b) Explique como a velocidade de crescimento varia em função da concentração de nutrientes, nas condições experimentais citadas.

2. (UERJ) Traíras são predadoras naturais dos lambaris. Acompanhou-se, em uma pequena lagoa, a evolução da densidade populacional dessas duas espécies de peixes. Tais populações, inicialmente em equilíbrio, sofreram notáveis alterações após o início da pesca predatória da traíra, na mesma lagoa. Esse fato pode ser observado no gráfico abaixo, em que a curva 1 representa a variação da densidade populacional da traíra.

A curva que representa a variação da densidade populacional de lambaris é a de número:

a) 2
b) 3
c) 4
d) 5

3. Leia os itens a seguir, que contêm informações sobre a dinâmica de três populações.

I) Uma população humana com taxa de natalidade de 150 nascimentos/ano, taxa de mortalidade de 80 mortes/ ano e iguais taxas de imigração e emigração.

II) Uma população de insetos com iguais taxas de natalidade e mortalidade, taxa de emigração de 45 indivíduos/ano e taxa de imigração de 15 indivíduos/ano.

III) Uma população de roedores com taxa de natalidade de 50 nascimentos/ano, taxa de mortalidade de 27 mortes/ano e taxas de imigração e emigração iguais a zero.

Quais das populações mencionadas estariam mais sujeitas ao desaparecimento?

a) Somente a dos humanos.
b) Somente a dos insetos.
c) Somente a dos roedores.
d) Somente a dos humanos e a dos roedores.
e) Somente a dos humanos e a dos insetos.

GABARITO

1.

Resolvendo a questão passo-a-passo:

a) Como o gráfico 3 demonstra, o crescimento populacional se estabiliza, ou seja, o crescimento cresce inicialmente, se mantém constante e depois, tende a zero, devido a resistência ambiental e consequente competição intraespecífica por recursos. O único gráfico que exemplifica isso é o Gráfico 1.

b) Conforme a cultura de bactérias vai crescendo, mais recursos são necessários para que se mantenha esta taxa de crescimento. Se fossem disponibilizados resursos proporcionais às taxas de crescimento populacional, esta também cresceria. Entretanto, o recipiente e a quantidade de recursos, ou seja, de nutrientes, é limitada. Com isso, a partir de uma quantidade máxima de organismos que este ambiente pode suportar, conhecida como capacidade suporte, há competição entre os organismos da mesma espécie e a velocidade com que esta população cresce diminui até que tende a zero.

2. D

Resolvendo a questão passo-a-passo:

Como dito na questão, as traíras passaram a sofrer pesca predatória, acarretando na diminuição da sua densidade populacional, como é demonstrado na curva 3 do gráfico. Como a traíra é predadora do lambari, no momento em que há diminuição da sua população, há um consequente aumento da população de lambaris, já que menos indivíduos são predados, ou seja, há mais indivíduos que sobrevivem. Isso pode ser observado na curva 5 do gráfico, sendo a opção D a correta.

3. B

Dentre os três casos observados na questão acima, no I há crescimento populacional, pois as taxas dos fatores que influenciam no seu crescimento são maiores que as taxas dos fatores que influenciam na sua diminuição. Isso também é observado no item III. Os fatores que influenciam no crescimento da população são natalidade e imigração. Os fatores que inluenciam na diminuição da pupulação são mortalidade e emigração. Quando estes são maiores que mortalidade e emigração, a população cresce. Entretanto, quando a mortalidade e emigração são maiores que a natalidade e imigração, a população decresce, podendo chegar ao seu desaparecimento. Este último caso pode ser observado somente no item II, ou seja, somente na população de insetos, sendo B a resposta correta.

Continue estudando
Post do blog

Ecologia: aprenda os principais termos e conceitos sobre o tema

Ecologia

artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Cadeia Alimentar e Níveis Tróficos

Leia o resumo sobre Quais são os possíveis níveis tróficos dentro das relações alimentares?
artigo