Questões Comentadas: Água

Leia o resumo “Quais as principais características da água?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (UFMG) Os vegetais apresentam uma série de fatores combinados para transportar água e sais minerais das raízes até as partes mais altas da planta. O mecanismo de ascensão da seiva bruta pode ter como contribuição os seguintes fatores relacionados abaixo, exceto:

a) pressão de absorção de água e sais minerais pelas raízes.
b) efeito de capilaridade entre a água e as paredes dos vasos.
c) força de sucção provocada pelas folhas.
d) eliminação de água via transpiração pelos estômatos.
e) transporte ativo pelas células vivas dos vasos lenhosos.

2. (UFJF) Você já deve ter observado um inseto caminhando pela superfície da água de uma lagoa. A propriedade da água que permite que a pata do inseto não rompa a camada de água é:

a) adesão.
b) calor específico.
c) tensão superficial.
d) calor de vaporização.
e) capilaridade.

GABARITO

1. E

Resolvendo passo-a-passo: para resolvermos essa questão, precisamos lembrar dos processos que ocorrem na planta e que são responsáveis pela subida da seiva bruta da raiz até as folhas.  Lá na raiz ocorre primeiramente uma absorção ativa de sais, a raiz fica hipertônica e a água entra nas células por osmose (um processo passivo, sem gasto de energia). A entrada de água com os sais gera a pressão de raiz, que empurra a seiva para cima pelos vasos lenhosos. Portanto, a alternativa A é correta. Os vasos lenhosos são células mortas e ocas que se comunicam entre si, permitindo a passagem da seiva bruta. Portanto, a alternativa incorreta é a letra E. A subida da água pelo corpo da planta ocorre graças ao fenômeno da capilaridade. Assim, as moléculas polares da água aderem à superfície interna dos vasos lenhosos. Ao mesmo tempo, as moléculas de água realizam pontes de hidrogênio entre si, formando um “fio” de água coeso no interior da planta. Portanto, a alternativa B está correta. Quando os estômatos se abrem lá nas folhas, ocorre perda de água, fenômeno conhecido como evapotranspiração. Essa perda de água estimula que o “fio” de água suba. Neste momento a adesão somada à coesão da água favorecem que mais moléculas de água sejam puxadas, umas pelas outras, para cima. Isso constitui a pressão de sucção pelas folhas e faz das alternativas C e D corretas. Como devemos encontrar a alternativa incorreta, essa só poderia ser a letra E.

2. C

Resolvendo passo-a-passo: as ligações do tipo pontes de hidrogênio realizadas pelas moléculas da água as mantêm unidas umas às outras, fenômeno conhecido como coesão. Graças à coesão, a superfície de uma massa de água pode formar uma película relativamente resistente, o que chamamos de tensão superficial. É graças a essa propriedade que os insetos conseguem caminhar sobre a superfície da água, sem romper sua camada. Portanto, a alternativa correta é a letra C. As outras propriedades abordadas na questão não possuem relação com o fenômeno observado: a adesão diz respeito à capacidade que as moléculas polares da água têm de aderir a superfícies também polares. O calor específico diz respeito à capacidade que a água possui de absorver e perder grandes quantidades de calor sem esquentar nem esfriar muito. O calor de vaporização se refere à quantidade de calor necessária para provocar a vaporização da água e a capilaridade ao fenômeno que possibilita a subida de água através de tubos de pequeno diâmetro (como os vasos lenhosos das plantas).

Continue estudando
Post do blog

Tudo sobre Água, Sais Minerais e Carboidratos para seu vestibular!

Aprenda tudo sobre Água, Carboidratos e Sais Minerais para arrasar na sua prova de biologia da escola e do vestibular!
artigo
Post do blog

#SomosTodosÁgua: 4 Funções da Água nos Seres Vivos

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
artigo