Questão Comentada: Introdução

Leia o resumo “Quais as funções da introdução de uma redação? e resolva o exercício abaixo.

Exercício

  1. O tema da Redação do ENEM de 2012 foi: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Comente como a autora do trecho abaixo introduziu o tema:

Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. Na chamada década perdida, inúmeros brasileiros deixaram o país em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos. No entanto, as condições precárias de vida dessas pessoas são desafios ao governo e à sociedade brasileira para a plena adaptação de todos os cidadãos à nova realidade.

Autora: Gabriela Araújo Attie

Resolução passo-a-passo:

A aluna iniciou a sua redação falando sobre a década de 1980, quando o Brasil registrou a ocorrência de fluxos de emigração para o estrangeiro. A década perdida é uma referência à estagnação econômica vivida pela América Latina durante a década de 1980, quando se verificou uma forte retração da produção industrial e um menor crescimento da economia como um todo. Neste período, no Brasil, o ciclo denominado milagre econômico, vivido nos anos 70, chegava ao fim. Houve então, na década seguinte, estagnação da economia, índices de inflação demasiadamente elevados e perda do poder de consumo da população. Em razão disso, muitos saíram do país em busca de uma vida melhor. Já no segundo período, ela revela uma nova realidade experimentada pelo Brasil: agora são os estrangeiros que para cá vêm, destacando entre eles os cidadãos latino-americanos. No último período, ela apresenta a sua tese, alertando para os desafios que são impostos ao governo e à sociedade brasileira, para que possam acolher os imigrantes de forma humanitária.

Comentário:

Note que a aluna utilizou a contextualização histórica, estabelecendo comparações entre o que já aconteceu e a situação atual do Brasil – neste caso, houve uma comparação com a década de 80. Esta pode ser uma estratégia interessantíssima na produção de parágrafos de introdução: utilizar comparações para deixar evidente se a situação mudou (para melhor ou pior) ou se continuou a mesma. Na produção da tese, a autora utilizou a estratégia analítica. É fácil perceber que “desafios ao governo e à sociedade brasileira” introduz todo um desenvolvimento que explorará obstáculos, na ação do governo e na vida da população, que a migração para o Brasil cria. Com uma contextualização histórica – a queridinha do ENEM – e uma tese bem clara e organizada, fica difícil não fazer uma introdução nota 1000, não é mesmo?

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Coesão Textual

Leia o resumo O que é Coesão Textual e Coerência Textual?” e resolva o exercício abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

Aprenda a Estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! 😀