Pós Guerra Fria: A Nova Ordem Mundial

Olá, boa noite, meus nerds queridos! 🙂

A sexta feira finalmente chegou! Nada como um final de semana para se divertir e recuperar as energias, não é? Mas como o Descomplica não para, deixamos mais um resuminho para dar uma lida no final de semana.

O tema de hoje é a Nova Ordem Mundial. Falaremos sobre o período pós Guerra Fria, analisando o que a derrota da União Soviética e do socialismo geraram de consequências para o mundo.

E aí, preparados? Então, vamos lá! 🙂

– A Nova Ordem Mundial:

Com a fragmentação da União Soviética e o consequente fim do bloco socialista, instaurou-se uma Nova Ordem Mundial com completa hegemonia do capitalismo. Se iniciou uma nova etapa produtiva e econômica liderada por conglomerados empresariais que detinham grandes volumes de capitais.

Começou, também, um processo de globalização do mercado, com o desenvolvimento de negócios a nível mundial, estimulando a criação de blocos econômicos, que eram associações de livre mercado que acabaram com as barreiras protecionistas a partir da década de 1990. Podemos citar como exemplo a NAFTA (Acordo Norte-Americano de Livre Comércio), liderada pelos Estados Unidos e envolvendo o Canadá e o México, a União Européia, reunindo as principais potências da Europa, a APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), liderada pelo Japão e o Mercosul (Mercado Comum do Sul), que foi formado em 1991 por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Entretanto, apesar de todas essas associações, a principal força do modelo capitalista era o G7, representado por Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Japão, ou seja, os países ricos.

Nessa Nova Ordem Mundial ocorreu também a limitação dos gastos do governo, ou seja, dos gastos públicos. Se consolidou uma economia neoliberal, com baixa intervenção do estado, que passou a ser mínimo, o que ocasionou na redução dos gastos públicos com saúde, educação e outras políticas sociais. A partir dessa nova lógica capitalista as privatizações começaram a ganhar muito força e muitas empresas estatais de vários países foram vendidas.

Entretanto, essa nova estrutura mundial passou a gerar mais desigualdades socioeconômicas no mundo. De um lado, estavam os países capitalistas desenvolvidos dos três principais blocos econômicos (NAFTA, União Européia e APEC). Do outro, estavam os países subdesenvolvidos, em sua maioria localizados no hemisfério sul, e que apresentavam graves crises socioeconômicas.

E aí, descomplicou? Espero que tenham curtido! 🙂

Bons estudos e até a próxima! 🙂

Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Conflitos no Oriente Médio

Quer saber tudo sobre os Conflitos no Oriente Médio? Dê uma olhada neste mapa mental e mande ver na sua prova de história!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Imperialismo e Descolonização Afro-Asiática

Acabe com todas as suas dúvidas sobre Imperialismo e Descolonização Afro-Asiática com este mapa mental que vai salvar sua prova de história <3