Blog Descomplica

O que foi o Século das Luzes e o Iluminismo?

Atualizado em

Compartilhe

O século XVIII ou Século das Luzes foi o século de surgimento do chamado Iluminismo. O Iluminismo foi um movimento de cunho cultural baseado no racionalismo feito pela elite europeia. Esse movimento tentou buscar um rompimento com a mentalidade medieval e acreditava na ideologia do progresso. A França é considerada o berço do iluminismo possuindo inúmeros pensadores que contribuíram intelectualmente para toda a Europa. Sua influência ultrapassou os mares, sendo até mesmo um dos pilares para a Revolução Americana.

Características do Iluminismo (ou “CARINHO”)

Cientificismo: é um postulado que afirma que o melhor modo de conhecer tudo que é natural ou mesmo artificial é pelo método científico.

Antropocentrismo: é uma corrente que acredita que o homem ou a humanidade deve ser o centro de todo o conhecimento.

Racionalismo: é uma corrente da filosofia que acredita que o uso da lógica e do raciocínio deve ser a única metodologia de conhecimento, apenas a razão pode ser utilizada para se chegar a verdade.

Individualismo: é por a liberdade e a valorização individual a frente da sociedade.

Naturalismo: é uma corrente, que se deu principalmente nas artes, que buscava o realismo ao extremo, influenciou em muito em ver a natureza como pilar da ciência.

Hedonismo: é uma corrente que acredita que o homem deve viver a vida ao máximo em busca do prazer.

Otimismo: o significado, ao pé da letra, é ver o mundo e a vida de uma forma mais positiva.

Influência e Impacto do Iluminismo

O Iluminismo mudou toda a mentalidade do mundo ocidental, principalmente Europa (com enfoque na França) e Estados Unidos. Os ideais do Iluminismo atravessaram oceanos e ajudaram na consolidação e unificação de Estados-nação. Até mesmo a crítica veemente ao mercantilismo influenciou inúmeras rebeliões coloniais, inclusive no Brasil.

Ideais iluministas estavam por trás da Inconfidência Mineira.Ideais iluministas estavam por trás da Inconfidência Mineira.

Exercícios

1. (Fuvest) Sobre o chamado despotismo esclarecido é correto afirmar que

a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios do Iluminismo.
b) foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.
c) foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada, das monarquias europeias reformarem estruturalmente seus Estados.
d) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas.
e) foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.

Veja como resolver passo-a-passo esta questão!

2. (Ufv) O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I (1750-1777), foi o responsável por uma série de reformas na economia, educação e administração do Estado e do império português, inspiradas na filosofia iluminista e na política econômica do mercantilismo, cabendo a ele a expulsão dos padres jesuítas da Companhia de Jesus dos domínios de Portugal.

O Marquês de Pombal foi um dos representantes do chamado:

a) Despotismo Esclarecido.
b) Socialismo Utópico.
c) Socialismo Científico.
d) Liberalismo.
e) Parlamentarismo Monárquico.

Veja como resolver passo-a-passo esta questão!

GABARITO

1. A

2. A

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você