Mapa Mental: Revolução Verde

Já sabe tudo sobre Revolução Verde? Então, confira esse mapa mental que vai resumir todo esse assunto para você! 🙂

A revolução verde é o nome convencionado para o aumento da produtividade agrícola nas décadas de 60 e 70 por meio da utilização de agrotóxicos, máquinas, pesquisa e manipulação genética de sementes. Apesar de ter iniciado nos espaços rurais dos Estados Unidos, logo foi adotada nos países semi-periféricos, dentre eles o Brasil.

O Agronegócio

A revolução verde como conjunto de insumos agrícolas só foi possível graças a um intenso e novo modelo de administração que relaciona o campo com a indústria e o mercado consumidor. O agronegócio é o modelo de gestão da agricultura moderna pós-revolução verde, assumindo papel de destaque e conectando o campo com os setores necessários para a sua mecanização, modernização e aumento de produtividade, tendo como o modelo produtivo característico o da agricultura moderna.

Agricultura moderna

  • Intensa utilização de insumos: Na agricultura moderna, as práticas envolvendo agrotóxicos, sementes geneticamente modificadas e processos de pesquisa e desenvolvimento são comuns, por isso a larga utilização de insumos é uma característica deste modelo produtivo;

  • Intensiva: Como a quantidade de insumos utilizados é alta, o aproveitamento do solo e a utilização do espaço é feito de maneira intensiva;

QUER SABER MAIS? LEIA ESTE RESUMO COMPLETO!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Geografia Agrária: Entenda mais sobre o tema- Parte 1

O tema de hoje é a Geografia Agrária. Na primeira parte, falaremos sobre a agricultura tradicional e moderna. Já na segunda parte, falaremos sobre os diferentes tipos de pecuária no Brasil.
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Agricultura e seus modelos produtivos

Leia o resumo “A agricultura e seus modelos produtivos” e resolva os exercícios abaixo.